Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Tire essa e outras dúvidas!

O Enem é a principal forma de acesso às universidades brasileiras. Afinal, a maior parte dos programas de ingresso utiliza essa nota para seleção. Por esse motivo, é comum que surja a dúvida de qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade.

Para entender essa questão, é importante saber como o exame funciona e conhecer alguns dos principais processos seletivos. Isso porque a forma de avaliar é diferente, além da área de interesse influenciar a média para aprovação.

Neste post, você verá como funciona o Enem e como usá-lo para ingressar no Ensino Superior. Confira nas próximas linhas.

Como funciona o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem avalia os conhecimentos do currículo básico do Ensino Médio e é aplicado em todo o país de forma padronizada.

O exame tem 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Por ser extenso, é dividido em dois finais de semana. Qualquer pessoa a partir do primeiro ano do Ensino Médio pode participar. Porém, para aqueles que ainda não se formaram nessa etapa da educação, a inscrição é como treineiro.

Como usar a nota no exame para ingressar na faculdade?

A nota do Enem pode ser usada para ingressar na faculdade de diferentes maneiras. Algumas alternativas frequentes são:

• Prouni — é um programa que oferece bolsas integrais e parciais e tem como única forma de avaliação a nota do Enem. As inscrições acontecem duas vezes ao ano e é preciso atender aos pré-requisitos para participar;
  • SiSU — é o sistema unificado que concede ingresso às instituições públicas e tem o Enem como único critério de avaliação;
  • vestibular — muitas faculdades privadas também adotaram o Enem para a seleção, seja como parte integrante ou em substituição ao vestibular.