HomeNotícias
Com criatividade e inovação, estudantes de Design fazem exposição sobre marcas

Com criatividade e inovação, estudantes de Design fazem exposição sobre marcas

Design

Design

Uma proposta criativa tomou conta do hall do prédio de Design do UniFOA, na última quinta-feira, dia 02. Estudantes do terceiro período fizeram uma exposição de marcas de biscoito com embalagens desenvolvidas por eles. A atividade foi proposta na disciplina de Produção Gráfica, cujo foco foi trabalhar a extensão de marca.

Além da mostra das embalagens desenvolvidas, houve avaliação técnica feita por professores do curso que foram convidados como júri, além de votação popular feita por outros alunos.

Segundo a professora da disciplina, Patrícia Rocha, o objetivo da atividade é colocar em prática os conhecimentos de produção gráfica adquiridos na disciplina. Sendo assim, o aluno desenvolve a criatividade e aplica em um produto real.

A docente explica que procura incentivar os alunos a realizarem projetos aplicando os conceitos da disciplina, visando estimular a criatividade. “Sendo, assim, uma aula inovadora e diferente. A atividade estimula as competências de criatividade, originalidade, iniciativa e inovação. Trabalha também a liderança, comunicação, pensamento crítico”, detalhou.

Extensão de Marca

Um dos conceitos a serem absorvidos dentro da disciplina é o de Extensão de Marca, que pode ser horizontal ou vertical. No caso do trabalho da disciplina, foi solicitado ao aluno que criasse uma Extensão de Linha Horizontal - quando a marca existente é aplicada à introdução de um  novo  produto, tanto em  uma classe de produtos relacionados, quanto em uma categoria totalmente nova para a organização.

 

Realidade do mercado de trabalho

A prática faz parte de uma realidade do mercado de trabalho, conforme explica Patrícia. De acordo com ela, em vez de lançar um produto totalmente novo, muitas marcas aproveitam a fidelidade do público e lançam extensões da marca, aplicadas em categorias de produtos e seguimentos diferentes.

Ela afirma que a vantagem dessa alternativa é  o poder de reduzir os custos de marketing relacionados à introdução de novos produtos, sem contar no aumento das chances de sucesso, levando em consideração o público já existente fiel a marca.

“O projeto é bem complexo e desenvolvido em equipes. Além da criação da marca, esta tem que ser aplicada na embalagem, mantendo a padronização visual da marca mãe.  Além disso, os alunos confeccionam uma arte de outdoor, com aplicação, e escolhem uma mídia alternativa para divulgação do produto. Eles também montam o stand e confeccionam um display de mesa para expor o produto”, contextualizou a professora.

Confira mais registros da exposição

Informações da publicação
Atualizado em 17/09/2025
Publicado em 03/06/2022
Compartilhar em

As últimas notícias

23/09/25
UniFOA lança curso inédito de Instrumentação em Cirurgia Robótica com treinamento prático no H.FOA
Saiba mais
23/09/25
Pesquisa e Satisfação e Opinião 2025.2
Saiba mais
SIPAT 2025 promove reflexão sobre cuidado, ética e bem-estar no ambiente de trabalho 
Saiba mais
Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?