HomeNotícias
Estudantes e professor do UniFOA participam do Congresso Brasileiro de Automática com pesquisa inovadora 

Estudantes e professor do UniFOA participam do Congresso Brasileiro de Automática com pesquisa inovadora 

Automática

O professor Italo Pinto Rodrigues e os estudantes Gabriel Alberto Rodrigues e Bruno Lima dos Santos, do curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), participaram de um dos eventos mais prestigiados da América Latina na área de automação, o Congresso Brasileiro de Automática. Na ocasião, eles apresentaram um trabalho inédito que propõe um avanço relevante no controle de equipamentos industriais. 

A pesquisa destacou o uso de um algoritmo de otimização denominado Otimização Extrema Generalizada (GEO), que simula, em software, o comportamento de uma pilha de areia, onde os melhores resultados são alcançados quando a pilha se mantém estável. "Os algoritmos de otimização, em geral, nos ajudam a testar milhares de soluções possíveis para resolver um mesmo problema, e o GEO se mostrou eficaz nessa aplicação", explicou o professor Ítalo. 

Preparar o trabalho para um congresso de alto nível foi um desafio. "Como o Congresso é um dos maiores da América Latina, a apresentação teve que atender a um padrão muito elevado de exigência. Isso nos motivou a alcançar um nível ainda maior de excelência", destacou Gabriel Rodrigues. 

Além de apresentarem o trabalho, a equipe aproveitou para expandir seus conhecimentos. "As sessões relacionadas ao uso de inteligência artificial na área de controle de sistemas foram bastante inspiradoras, mostrando diversas novas possibilidades de aplicação da IA” apontou Bruno Lima. 

Outro destaque apontado pelos participantes foi a área de predição de falhas, que traz inúmeros benefícios para setores como o industrial e o de geração de energia, mitigando ou eliminando os efeitos de falhas em sistemas críticos. 

Os aprendizados adquiridos no congresso já estão sendo incorporados às pesquisas do grupo. "Durante o trabalho, aplicamos uma rede neural artificial (RNA) otimizada com o GEO. Contudo, percebemos que é possível tornar a RNA ainda mais enxuta, atendendo às especificações de custo computacional dos computadores industriais", explicou Italo. 

A participação no Congresso Brasileiro de Automática não apenas contribuiu para o fortalecimento da pesquisa apresentada, mas também abriu caminhos para novos insights e possibilidades de inovação. "Ser assistido por especialistas é muito valioso, pois sempre há quem ofereça insights que ampliam as oportunidades de continuar pesquisando e descobrindo novos resultados", concluiu o professor. 

A experiência reafirma o compromisso do UniFOA com o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a formação de profissionais que se destacam no cenário acadêmico e industrial. 

[elementor-template id="11211"]

Informações da publicação
Publicado em 28/11/2024
Atualizado em 17/09/2025
Compartilhar em

As últimas notícias

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha

Política de Privacidade | Compliance

crossmenu
Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?