Curso de Nutrição do UniFOA trabalha na política de segurança alimentar de Volta Redonda

nutrição

A qualidade e segurança dos alimentos são fundamentais na garantia da saúde pública e da satisfação dos consumidores. Artigos acadêmicos sobre nutrição de diversas partes do mundo observaram que houve o crescimento no consumo de ultraprocessados, diminuição na ingestão de frutas e verduras, inatividade física e ganho de peso, numa clara ameaça à vida saudável.

O curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA tem atuação ativa nos planos de controle social da política de segurança alimentar e nutricional do município. Os alunos participam do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda – Comsea/VR, tendo assento na instituição desde a sua criação, efetivada em 2011.

Essa conquista se deu através de alunos-membros da Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional-LASAN – a primeira liga do curso e a mais antiga do Brasil sobre o tema, desde 2007. O Comsea/VR, é comporto por 20 titulares da sociedade civil e seis representantes governamentais.

Entre os principais avanços na política pública de segurança alimentar em Volta Redonda, e que contam com a inclusão dos alunos do UniFOA, estão: elaboração do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar-Palmsan; participação no Programa de Aquisição Alimentar-PAA, além do Banco de Alimentos, Restaurante Popular, Centro de Educação e Produção Alimentar, e criação de projetos como a ‘Comida de Verdade’.

“A relação do Curso de Nutrição com o Comsea é antiga e muito produtiva. O curso fez parte da organização das seis conferências municipais de Segurança Alimentar e Nutricional realizadas até hoje, sendo que, em 2023, os alunos constituíram a comissão de conteúdo, que foi responsável por produzir o material utilizado nas discussões em grupo, e por conduzir os grupos temáticos.

Leia também:  Inscrições para o Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente seguem até dia 26

Essa participação recebeu elogios e destaque na plenária final do evento”, enalteceu o coordenador do curso de Nutrição, professor Alden dos Santos.

Ainda de acordo com Alden, a participação no Comsea é extremamente importante para os estudantes, por desenvolver uma visão e postura crítica e humanista do profissional nutricionista, preparando-os para ocupar um lugar na sociedade que cabe ao nutricionista: combate à fome e outras formas de insegurança alimentar.

O Curso de Nutrição do UniFOA vai expandir ainda mais seus serviços com o lançamento do ônibus adaptado como ‘food truck’, que conta com uma unidade de produção de refeições móvel, que levará refeições saudáveis para locais em risco social e começará a atuar este ano – revelou o professor.

“O UniFOA está desde o princípio com o Comsea e é ferramenta fundamental, pois através do conhecimento que a universidade tem trazido, através de professores e alunos, conseguimos avançar no desenvolvimento dos nossos trabalhos. Não temos como dizer o que seria do Comsea sem a participação da renomada UniFOA”, salientou o presidente do Conselho, Willian Ferreira de Carvalho.

“A participação na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em 2023, foi enriquecedora e marcada pela honra de representar o curso de Nutrição do UniFOA. O evento proporcionou uma visão mais clara do papel do nutricionista na linha de frente ao combate à insegurança alimentar, bem como uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos, insights e inspirar mudanças positivas no cenário da segurança alimentar em nossa região”, resumiu Wadrian Antônio Oliveira Silva, que cursa o 6º período.

Leia também:  Professor de Engenharia do UniFOA comenta sobre planejamento urbano no Brasil

 

Saiba como se inscrever para o vestibular do curso de Nutrição do UniFOA

O curso de Nutrição está com as inscrições abertas para o vestibular do UniFOA. Os interessados devem acessar o Portal do Candidato através do site unifoa.edu.br, se inscrever gratuitamente, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de uma das edições entre 2015 e 2022, ou podendo fazer uma redação on-line.

Quem optar pela redação on-line como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro.

Todas as informações referentes às etapas do vestibular estão disponíveis nos editais também no Portal do Candidato.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas