O que esperar da faculdade de Medicina?

O que esperar da faculdade de Medicina? Exercer a Medicina e poder atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento e cura de doenças é o sonho de muita gente que está terminando ou já terminou o Ensino Médio. Mas será que todos os alunos estão preparados para essa carreira?

Pode-se dizer que essa é uma formação bem complexa; afinal, os médicos são profissionais que lidam diretamente com a saúde da população. Por isso, o futuro estudante pode se preparar para vivenciar muita prática e estudar bastante, o que será fundamental para entender a complexa máquina que é o corpo humano.

Caso você tenha interesse na carreira médica e ainda esteja com dúvidas sobre o assunto, não deixe de acompanhar este post para conhecer pontos importantes do curso e ficar por dentro de como funciona a rotina do aluno de Medicina. Confira!

Muitas horas de estudo

Se você acha que a dedicação aos estudos termina depois da aprovação no concorrido vestibular, se engana. O curso de Medicina exige muito esforço em toda a sua duração, com aulas em período integral. Assim, é preciso que os alunos tenham bastante disposição para estudar e participar de todas as atividades programadas.

A graduação dura, em média, 6 anos. Nos 2 primeiros anos, o foco fica nas disciplinas básicas que vão ajudar a formar o pensamento clínico do aprendiz. Após essa fase, começa o contato com os pacientes e, mais tarde, o treinamento para a prática clínica.

A diferença com os outros cursos superiores é a obrigatoriedade de ter que passar pelo período de residência após concluir o tempo de faculdade, caso pretenda atuar em alguma especialidade.

Essa nova etapa dura cerca de 2 anos, é desenvolvida dentro dos hospitais e tem uma função semelhante à de uma pós-graduação, apesar de ter suas particularidades. Para tanto, o médico já formado precisa passar por mais um processo seletivo.

Teste de resiliência

Se você quer saber o que esperar da faculdade de Medicina, precisa entender o termo resiliência. Dizemos isso porque acompanhar esse curso é um verdadeiro teste para treinar a resiliência dos alunos, já que é preciso:

• ter preparo para enfrentar situações difíceis;
  • ter determinação para superar obstáculos;
  • saber enfrentar a pressão e o estresse.

A carreira médica exige muita responsabilidade, e é possível perceber isso desde a graduação. O objeto de trabalho do médico é a vida das pessoas, ou seja, um erro pode ter consequências muito graves. Logo, as competências comportamentais são tão relevantes quanto o conhecimento técnico para o sucesso de um profissional.

Por isso, é importante que as pessoas interessadas na área estejam preparadas para os desafios do curso, mas também tenham em mente que é uma profissão gratificante, em que é possível ajudar os outros.

Leia também:  Os motivos para investir em uma pós-graduação

Estômago forte

Conhecer as características de cada profissão é imprescindível antes de escolher um caminho para seguir, não é mesmo? Além da grade curricular, outra informação importante para tomar essa decisão é relativa ao dia a dia do profissional.

Nesse caso, o futuro médico deve considerar a sua resistência para lidar com sangue, cirurgias, traumas e afins — o que é chamado popularmente de “ter estômago forte”. Por exemplo, já nas aulas iniciais de Anatomia há o contato com um cadáver.

Sendo assim, essa é uma questão que deve ser considerada, lembrando que tal habilidade pode ser construída ou melhorada ao longo do curso. Muitos dos estudantes se acostumam com o passar do tempo com essas situações e ficam mais resistentes.

Nesse sentido, todo contato e aprendizado sobre o corpo humano é contextualizado com ensinamentos éticos e científicos. Mais importante do que ver o sangue é compreender quais são as implicações que aquele problema tem na saúde e como oferecer o melhor cuidado.

Teoria e muita prática

A matriz curricular do curso de Medicina é formada por disciplinas teóricas e práticas desde o primeiro período para que o aluno aprenda sobre o corpo humano e seu funcionamento.

No início, ele participa de práticas laboratoriais (Anatomia, Fisiologia, Bioquímica), simulação em laboratório de habilidades (Propedêutica) e de experiências clínicas em unidades básicas de saúde e Programas de Saúde da Família.

O estudante também vivencia a rotina do médico com atividades em ambiente hospitalar, policlínicas e na Vigilância Sanitária. Ele acompanha ainda disciplinas direcionadas aos aspectos de processo-doença, voltados para o acompanhamento da saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso.

No internato, será a chance de aperfeiçoar as habilidades exigidas pela profissão. Fazem parte dessa etapa: consultas, visitas a pacientes, plantões e a possibilidade de estágio em ambulatórios e hospitais-escola. Em paralelo a tudo isso, o aluno de Medicina pode ainda ingressar em diferentes projetos de extensão e de iniciação científica.

Internato e residência

Uma dúvida bastante comum para quem não conhece bem a área é distinguir os períodos de internato e residência. O primeiro é uma espécie de estágio que o aluno faz no final do curso como exigência para sua conclusão; normalmente isso acontece nos últimos 2 anos.

O objetivo é passar por várias áreas para adquirir experiência, como Pediatria, Cirurgia, Oftalmologia, Psiquiatria, Clínica e outras. Esse primeiro contato com as especialidades ainda pode ser aproveitado para ajudar na escolha de uma delas.