O que faz um administrador de empresas? Descubra agora mesmo!

Está pensando em cursar a faculdade de Administração, mas ainda não sabe ao certo o que faz um administrador? Não se preocupe! Afinal, essa é uma carreira que possibilita atuar em diferentes setores dentro de uma empresa.

Neste post, vamos dar exemplos de áreas nas quais é possível trabalhar após se graduar no curso de Administração. Portanto, se você precisa de ajuda para descobrir a sua profissão, continue a leitura e conheça algumas das possibilidades!

Recursos humanos

O setor de recursos humanos conta cada vez mais com administradores. Por exercer uma posição estratégica dentro da empresa, essa área necessita de profissionais preparados para cuidar do relacionamento entre a organização e os funcionários.

Dessa forma, o administrador será responsável por cuidar dos processos de admissão e demissão, desenvolver planos de carreira e de benefícios, atrair e captar talentos, cuidar do treinamento de novos funcionários, realizar pesquisas organizacionais e, ainda, diminuir a rotatividade e motivar os colaboradores.

Logística e compras

O administrador que deseja trabalhar no setor de logística deverá cuidar da otimização dos processos de produção, assim como do recebimento e da armazenagem dos suprimentos. Para isso, é importante ter conhecimento sobre gestão de materiais, além de controle de estoque e de inventário.

Já ao trabalhar na área de compras, o administrador ficará responsável pelas aquisições da empresa, tanto de bens materiais como de serviços. Assim, deverá fazer cotação de preços, gerenciar a aquisição de insumos, negociar com fornecedores e controlar o estoque.

Leia também:  Clínica universitária: por que é um diferencial essencial para a sua formação em Odontologia?

Marketing

Atualmente, o marketing é fundamental para qualquer empresa, pois promove o engajamento com o público-alvo, a satisfação do cliente e os lucros para o empreendimento.

O administrador responsável por esse setor deverá entender a relação do marketing com o funcionamento da empresa. Para isso, ele precisa criar estratégias para fortalecer a organização no mercado, identificar novos nichos, além de conquistar e fidelizar os consumidores, oferecendo sempre soluções que atendam às suas necessidades.

Consultoria e vendas

A área de consultoria visa estabelecer estratégias para melhorar o funcionamento da empresa e aumentar o seu lucro. Dessa forma, o administrador deverá auxiliar no investimento de recursos para favorecer o desenvolvimento dos projetos, tornando o negócio mais rentável.

Já o profissional responsável pelo setor de vendas ficará encarregado de prospectar novos clientes para a carteira e cultivar um bom relacionamento com todos, além de gerenciar o processo comercial da empresa, negociando preços, pagamentos e prazos de entrega.

Financeiro

O administrador financeiro ficará encarregado de preparar relatórios mensais esclarecendo as finanças da empresa, além de detalhar entradas e saídas do caixa, manter toda a documentação — como recibos e faturas — e cuidar da captação e dos recursos do negócio.

Nesse departamento, o profissional também deverá lidar com pagamentos, recebimentos, impostos e cobranças de clientes.

Como vimos, a área de Administração de Empresas oferece um mercado de trabalho amplo e muito versátil, possibilitando que você atue em diversos setores, de acordo com o seu perfil profissional. Portanto, encontre o campo que melhor se alinhe às suas expectativas e invista em sua carreira.