O que posso esperar de uma faculdade de Humanas?

A escolha do curso superior é um dos momentos mais desafiadores para os alunos que estão chegando ao final do ensino médio. É hora de decidir com qual área do conhecimento você mais se identifica e qual profissão deseja exercer no futuro. E se você está pensando em ingressar em uma faculdade de Humanas, este post foi feito para você!

Nele, vamos apresentar os principais cursos da área, falar um pouco mais sobre as principais características que o profissional precisa ter para conquistar o sucesso na mesma, além de mostrar por que investir no segmento de humanidades pode ser uma excelente opção para a sua carreira. Continue a leitura e confira!

Por que escolher a área de Humanas?

De modo geral, como o próprio nome indica, o principal foco de estudo das Ciências Humanas é o ser humano e suas relações com outros seres e, também, com o meio ambiente.

Uma vez que esse é um assunto bastante amplo e pode ser discutido a partir de diferentes pontos de vista, você terá diversas possibilidades de atuação à sua escolha. Além disso, existe uma gama de conhecimentos que, certamente, contribuirão para a sua formação não só no lado profissional, mas também no cultural e no social.

Quais são os principais cursos da área?

Como destacamos no tópico anterior, o campo de possibilidades oferecidas pelo segmento de Humanas é bastante vasto e diversificado. Para que você tenha uma breve noção desse volume, vamos listar, abaixo, algumas das principais opções de graduação:

  • Administração e demais cursos ligados à área de gestão;
  • Artes Visuais e Design;
  • Artes Cênicas, Música e Dança;
  • Direito;
  • Comunicação Social, que engloba habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, e Relações Públicas;
  • Geografia, História, Filosofia e Ciências Sociais;
  • Letras e Pedagogia;
  • Serviço Social;
  • Turismo.
Leia também:  Quais são as áreas de atuação do engenheiro de produção? Confira

Qual o perfil do aluno de uma faculdade de Humanas?

Para se sair bem na profissão, o aluno deve ter um grande apreço pela leitura e pela escrita. Também é importante ter uma visão mais analítica das situações, além de uma capacidade elevada de elaborar reflexões mais críticas e profundas.

Nesse aspecto, aqueles que têm uma maior afinidade com disciplinas como Língua Portuguesa e História, assim como facilidade para o aprendizado de outros idiomas, tendem a se sair melhor nos cursos superiores dessa área do conhecimento.

No entanto, muitos estudantes acabam optando pela área de Humanas para fugir dos temidos e complexos conhecimentos em cálculo exigidos dos cursos de Exatas, ou mesmo das fórmulas químicas tão presentes nas Ciências da Saúde. E isso é um grande engano!

Muitos dos cursos exigem familiaridade com planilhas, gráficos, e contam até mesmo com disciplinas voltadas à área de estatística. É o caso de Ciências Sociais e Geografia, para estudos demográficos, por exemplo; ou Administração, para análise de dados mercadológicos.

E aí, gostou do nosso post e acha que fazer uma faculdade de Humanas é o caminho perfeito para você? Ou gostaria de conferir mais informações sobre carreiras para descobrir qual é a profissão que mais se encaixa no seu perfil? Então, aproveite para baixar o e-book Guia definitivo da orientação vocacional!

Leia também:  Descubra quais são as profissões em alta para e planeje sua carreira

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas