Tenho perfil para fazer faculdade na área de Biológicas?

Na sala de aula, você é aquele aluno fera em Biologia, que compreende todos os truques e fórmulas da Química Orgânica e ainda se preocupa com a saúde dos amigos, da família, dos bichinhos de estimação, além de adorar o contato com a natureza? Então uma faculdade na área de Biológicas pode ser a escolha ideal para você!

Neste post, você vai conhecer as principais opções de curso nesse segmento, os diversos tipos de titulação disponíveis — bacharelado ou licenciatura —, além de descobrir as características para se tornar um profissional de sucesso. Confira!

Quais as principais opções de graduação na área?

Em algumas instituições de ensino, os cursos que fazem parte do segmento de Biológicas também são conhecidos como área da Saúde ou, ainda, Ciências da Vida. E, abaixo, vamos listar algumas das principais opções de graduação:

  • ciências biológicas e educação física, que possuem as opções de bacharelado ou licenciatura;
  • biomedicina;
  • enfermagem;
  • farmácia;
  • fisioterapia;
  • fonoaudiologia;
  • medicina;
  • medicina veterinária;
  • nutrição;
  • odontologia;
  • psicologia;
  • terapia ocupacional;
  • zootecnia.

É possível perceber que os cursos se dividem entre os cuidados humanos, com os animais e com o meio ambiente. Por isso, vale a pena conferir as grades curriculares e ementas para descobrir qual das opções se enquadra melhor nos seus objetivos e combina mais com o seu perfil.

Leia também:  Engenharia Elétrica: mercado de trabalho, salários e oportunidades

Devo escolher bacharelado ou licenciatura?

Além da formação em bacharelado, alguns cursos da área como Ciências Biológicas e Educação Física, como você pôde ver no tópico anterior, também possuem a opção de licenciatura. E para que você não fique com nenhuma dúvida na hora de fazer a sua escolha, vamos falar mais detalhes sobre cada um neste tópico.

Bacharelado

Ao optar pelo bacharelado, você poderá atuar em empresas privadas em diversos cargos, de acordo com a sua formação, ou ingressar em órgãos governamentais por meio de concursos públicos.

Licenciatura

Caso decida seguir a carreira acadêmica, você estará apto a dar aulas em escolas para turmas da educação básica, do ensino fundamental e médio, em cursos técnicos ou pré-vestibulares, dependendo da sua formação superior.

No entanto, para quem quer dar aulas na universidade ou seguir uma carreira de pesquisa nessas instituições de ensino, é necessário ingressar em um mestrado ou doutorado após o período da graduação.

Qual o perfil dos alunos da área de Biológicas?

Para construir uma carreira de sucesso no segmento de Biológicas, é essencial que o candidato seja curioso e esteja sempre interessado em descobrir coisas novas, além de uma paixão especial pela natureza, os seres vivos e suas relações no meio ambiente.

Além disso, é interessante que o aluno desenvolva habilidades tanto de leitura e interpretação de dados quanto raciocínio lógico para trabalhar com cálculos e fórmulas. Afinal, essas competências estarão presentes em disciplinas independentemente do curso que você escolher.

Leia também:  O que é o estudo intercalado e quais os benefícios dessa técnica?

E aí, gostou das informações que trouxemos neste post sobre a faculdade na área de Biológicas e descobriu se ela combina com o seu perfil? Ou gostaria de saber mais sobre carreiras, além de conferir informações bacanas que podem ajudar na sua escolha? Então aproveite para baixar o nosso Guia definitivo da orientação vocacional!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas