Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

Para cuidar da saúde e viver bem, não tem segredo: é importante ter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, que incluam a prática de exercícios físicos. Mas você sabia que mexer o corpo pode dar aquela forcinha também para os estudos?

Se você está se preparando para o Enem ou vestibular, deixe o sedentarismo de lado. Uma pesquisa de 2014 da Universidade Autônoma de Madri mostrou que o exercício físico na infância e na adolescência pode ajudar no rendimento escolar.

Quer entender melhor como a atividade física pode ser benéfica para o seu cérebro e ajudar nos estudos? Confira nosso post!

Melhora a capacidade cognitiva e raciocínio

A prática de exercícios físicos aumenta a produção de neurotransmissores, que atuam na comunicação entre as células neurais. Assim, o cérebro melhora o desempenho e fica mais preparado para armazenar informações.

O resultado é a melhora da capacidade cognitiva, raciocínio e também memória. Tudo o que você precisa para se sair bem no vestibular.

Acelera o metabolismo

Mexer o corpo vai acelerar o metabolismo, melhorando as funções do organismo, principalmente os sistemas circulatório e respiratório. Com isso, o transporte de oxigênio e de nutrientes que fornecem energia é facilitado, trazendo mais disposição para os estudos.

Alivia o estresse

Pressão para entrar logo na faculdade, vários conteúdos para revisar, dúvidas quanto ao futuro profissional — são vários fatores que deixam o estudante ansioso e estressado. Só que estar com a cabeça cheia não ajuda em nada na hora de se preparar para o vestibular, certo?