5 principais assuntos que caem na prova de Química no Enem

Uma das matérias mais importantes para quem vai entrar na faculdade é a Química. Parte da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ela está interligada a várias disciplinas e é essencial para quem quer seguir uma carreira científica. Além disso, garantir uns pontos extras nessa matéria ajuda você a ranquear mais alto, mesmo se for para a área de Humanidades. Por isso, vale a pena aprender como aparece a Química no Enem.

Neste post, veja 5 temas principais dessa área, que separamos para você conhecer melhor e poder ir bem na prova. Boa leitura!

Química no Enem: 5 temas que caem e você precisa saber

A Química é cheia de detalhes e conversa com outras disciplinas, como Biologia, Física e Matemática, aparecendo de diferentes jeitos no nosso dia a dia. Por isso, é uma área que pode trazer vantagens para o seu desempenho no Enem, se você dominar seus assuntos principais. A seguir, veja alguns deles.

1. Tabela Periódica

Parte da Química Geral, a famosa Tabela Periódica é bastante importante, pois dá uma das bases para outras áreas da Química. Por isso, seus diferentes grupos e famílias sempre aparecem nas questões do Enem.

Além disso, as propriedades dos elementos, como seu número atômico, bem como a existência dos gases nobres também são assuntos recorrentes.

2. Polaridade e forças intermoleculares

É na polaridade que entendemos como os átomos se ligam uns aos outros, formando os elementos químicos. Por isso, além das propriedades dos elementos, é essencial entender a dinâmica das forças intermoleculares e seus tipos, como ligação de hidrogênio, dipolo-dipolo e dipolo induzido.

Leia também:  Como saber se sou de Exatas?

Aqui, você também pode focar nas forças intramoleculares, que correspondem às ligações covalente, metálica e iônica.

3. Eletroquímica

Outro tema importante da Química no Enem é a Eletroquímica, que estuda o funcionamento de pilhas e baterias. Isso é importante porque elas geram energia elétrica para desencadear reações químicas, que criam substâncias não encontradas na natureza ou não em grande quantidade, no processo chamado eletrólise, que envolve a oxirredução.

4. Química orgânica

A Química orgânica é outro ramo essencial da Química. Ela é basicamente dividida em duas partes: as funções orgânicas e as reações orgânicas. Na primeira, você precisa se familiarizar com categorias como:

  • hidrocarbonetos;
  • funções oxigenadas;
  • funções nitrogenadas.

Além disso, é importante entender como acontece reações como saponificação, transesterificação e combustão, tanto completa quanto incompleta.

5. Química Ambiental

Uma grande área que vem ganhando cada vez mais importância na Química no Enem é a Ambiental. Isso porque diante de tantas mudanças climáticas, o tema é recorrente na prova e aparece de diferentes formas. Por exemplo, você pode encontrar:

  • como se forma a camada de ozônio;
  • quais são os impactos dos gases que criam o efeito estufa;
  • como ocorre a chuva ácida, poluição;
  • o que são combustíveis fósseis e biocombustíveis;
  • quais são os 3R’s e por que são importantes;
  • novas formas de energia.

Em geral, esta é uma das partes de Química no Enem mais interdisciplinares, com questões ligadas à sociedade. Por isso, é uma ótima oportunidade para você atingir mais pontos nesta prova.

Leia também:  Como o Enem para Medicina pode ajudar você a entrar na faculdade?

A prova passa por diferentes áreas. No segundo dia, você vai encontrar a avaliação de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com matérias de Biologia, Física e Química. No caso da Química no Enem, são diversos temas que precisam da sua atenção. Por isso, vale a pena estudar os principais assuntos, como os que comentamos neste texto. Assim, você conseguirá ir para a prova com uma preparação mais completa, que te ajudará a tirar uma nota ainda mais alta!

Além de estudar os temas mais recorrentes do Enem, também é fundamental evitar erros que podem prejudicar sua rotina e atrapalhar na época da prova. Confira 5 deles!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas