Confira as 4 principais matérias de Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica é uma formação que visa capacitar os profissionais a desenvolver, instalar, manter e gerenciar sistemas elétricos e eletrônicos em empresas, indústrias e outros setores da sociedade.

Os estudantes aprendem sobre eletricidade, eletrônica, automação, geração e distribuição de energia, sistemas de controle e telecomunicações.

Vale lembrar que é uma carreira com grande demanda no mercado de trabalho, já que a tecnologia está presente em quase todos os setores da sociedade, e a necessidade de profissionais capacitados para gerenciar sistemas elétricos e eletrônicos é cada vez maior, destacando-se entre as engenharias.

Ficou interessado no curso? Então, acompanhe o post e confira quais são as 4 principais matérias de Engenharia Elétrica.

1. Cálculo Diferencial e Integral

Cálculo Diferencial e Integral é uma matéria fundamental no curso de Engenharia Elétrica, pois fornece a base matemática necessária para entender e resolver problemas relacionados à eletricidade e à eletrônica.

Essa matéria estuda a variação de funções e como calcular taxas de mudanças, o que é fundamental para o estudo de sistemas elétricos e eletrônicos.

Podendo ir do cálculo I ao cálculo IV, tendo ainda o cálculo numérico, os estudantes aprendem conceitos como derivadas, integrais, equações diferenciais, entre outros, além de como aplicá-los na resolução de problemas reais.

Eles também aprendem a utilizar ferramentas matemáticas para modelar e analisar sistemas elétricos e eletrônicos, o que é essencial para a resolução de problemas relacionados à geração, distribuição e uso da energia elétrica.

Leia também:  Tudo sobre engenharia de produção: solucione suas dúvidas sobre o curso

2. Circuitos Elétricos

Essa é uma disciplina fundamental porque trata da análise e projeto de circuitos elétricos e eletrônicos. Os estudantes aprendem conceitos como Leis de Ohm e Kirchhoff, Teorema de Thevenin e Norton, entre outros, e como utilizá-los na análise e resolução de circuitos elétricos simples e complexos.

Também é ensinado sobre elementos básicos de circuitos, como resistores, capacitores, indutores e diodos, bem como sobre suas características e como utilizá-los na construção de circuitos.

Além disso, são apresentados conceitos avançados, como análise de circuitos no domínio do tempo e da frequência, amplificadores operacionais etc.

3. Automação de Processos Industriais

Nessa disciplina, os estudantes aprendem sobre tecnologias e técnicas de automação, como controladores programáveis (PLCs), supervisórios e sistemas de aquisição de dados.

Além disso, verão conceitos de controle de processos, como regulação de temperatura, controle de nível, controle de pressão, entre outros, bem como as técnicas utilizadas na implementação desses controles, como PID e malhas abertas e fechadas.

A disciplina de Automação de Processos Industriais é importante para o desenvolvimento de habilidades práticas, como a capacidade de programar sistemas de automação e de projetá-los e implementá-los para aplicações industriais.

4. Eletrônica e Circuito de Potência

Aborda projetos e análises de circuitos elétricos de potência e de eletrônica de potência. Nessa disciplina, os estudantes aprendem sobre a teoria de conversão de energia elétrica, envolvendo, por exemplo, conversores, bem como sobre o projeto de inversores, retificadores, fontes de alimentação e outros tipos.