Profissão UX Design: o que você precisa saber sobre ela

A profissão UX Design é uma das mais procuradas atualmente, e a alta demanda não é por acaso: todos nós estamos frequentemente utilizando produtos e serviços que precisam, obrigatoriamente, apresentar uma boa “usabilidade”.

Afinal, qual foi a última vez que você fez uma compra em um site confuso? Ou utilizou algum aplicativo que não conseguiu compreender logo de início? Bem, a razão para você dominar quase que instantaneamente essas novas ferramentas digitais é o bom trabalho de um “UX Designer”.

Para quem não conhece o termo, saiba que “UX” significa “User Experience”, ou seja, “Experiência de Usuário”. Com a adesão do termo “design” ou “designer”, temos a denominação do profissional que é totalmente responsável por produzir essa experiência agradável que vivenciamos todos os dias na internet e, em alguns casos, no “mundo físico”.

Para que você conheça mais sobre a profissão, falaremos mais sobre ela neste artigo. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

UX Designer não é responsável pelas “imagens” 

Apesar do termo “designer”, saiba que esse profissional não é dedicado à parte gráfica dos produtos ou serviços que utilizamos diariamente. O UX Designer pode até ter alguma parte no envolvimento de uma identidade visual, mas saiba que seu papel não é esse.

A função principal de quem atua com o UX Design é a criação de uma experiência de alguma ferramenta. Na maioria esmagadora dos casos, estamos falando da experiência de uso de aplicativos, sites, dispositivos e uma série de outros equipamentos mais tecnológicos.

Leia também:  Como o Enem para Medicina pode ajudar você a entrar na faculdade?

Isso faz com que o UX Designer seja muito mais relacionado à área da tecnologia da informação do que à área visual — e é exatamente sobre isso que falaremos em seguida.

O UX Design é uma área correlacionada a TI

Quase todos os profissionais de UX Design precisam dominar alguns conteúdos da área de TI. É fundamental que esses colaboradores entendam e saibam como sites, aplicativos, plataformas e ferramentas digitais funcionam de dentro pra fora.

Isso significa dizer que o domínio da tecnologia é imprescindível, especialmente de algumas linguagens de programação. Além dessa necessidade básica no portfólio de “hard skills”, esses profissionais também devem dominar outros softwares que ajudem e construir e facilitar a produção dessa experiência de usuário em formato reduzido.

Por conta disso, é sempre importante explicar para os interessados na área que o curso exige um domínio técnico de vários assuntos diferentes. Se você gosta de tecnologia e da “parte comercial”, certamente essa pode ser uma área para você.

A importância do UX Designer no mundo atual

O UX Designer é cada vez mais importante no mundo atual. Seu trabalho está intimamente relacionado à retenção e fidelização de clientes e, obviamente, todas as empresas precisam ter números sólidos nessas áreas para conseguir grandes resultados financeiros.

Atualmente há uma demanda cada vez maior para esses profissionais. Curiosamente, essa é uma área razoavelmente mal explorada e que pode render bons frutos para aqueles que desejam se aventurar em uma área criativa, técnica e com boa remuneração.

Leia também:  Faculdade de Engenharia de Produção: conheça o curso

Para quem tem interesse nessa parte corporativa e está sempre de olho nas últimas tecnologias, certamente a carreira em UX Design é recomendada. Contudo, não se esqueça que será necessário muito empenho e dedicação para conseguir se destacar e conseguir os melhores trabalhos na área.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre nosso curso de UX Design? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas! 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas