Como o Enem para Medicina pode ajudar você a entrar na faculdade?

Olá futuro aluno de Medicina! Seja muito bem-vindo! Neste post, você vai encontrar informações rápidas e objetivas sobre como usar o Enem para Medicina.

O curso de Medicina forma um profissional entre os mais respeitados e bem pagos do país, por isso é muito concorrido. E, sim, é possível ter acesso a uma excelente faculdade pública ou até mesmo particular por meio de cotas do Enem.

Continue a leitura do post e confira agora algumas das principais formas de ingresso pelo Enem, além de outras dicas para conquistar esse objetivo!

Como usar sua nota do Enem nos programas do governo

O governo federal tem algumas iniciativas para facilitar o acesso dos estudantes brasileiros ao Ensino Superior. Confira as características de cada um dos programas, lembrando que a participação no Enem é um critério determinante para todos eles.

SISU

O sistema de seleção Unificada (SISU) é um programa focado no ingresso em instituições públicas. Pode ser reservado uma parte ou até mesmo a totalidade das vagas para este sistema.

Porém, fique ciente que esse é certamente é uma seleção muito concorrida, e talvez seja um dos processos mais difíceis de todo o Brasil se for pensar no acesso para Medicina. Ou seja, Considere estudar muito para esse sistema e saiba que uma nota alta deve ser exigida para conquistar sua vaga na faculdade.

É preciso ter feito a edição mais recente da prova do Enem, ter uma nota acima de zero na redação e, nesse caso, não há requisitos de renda. Os candidatos fazem a inscrição pela internet e aguardam a classificação, que depende da média dos resultados de todos os participantes. A nota de corte nesse programa geralmente fica acima dos 800 pontos na média geral.

Leia também:  Entenda o que é mindset de crescimento e como impacta na sua carreira

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) privilegia pessoas reconhecidamente com baixa renda, concedendo bolsas parciais (50% de desconto) ou até mesmo integrais (100% de isenção da mensalidade) em instituições particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesse programa, o desempenho deve ter sido de no mínimo 450 pontos na média geral do Enem e não é permitido zerar a redação. Já a renda familiar bruta mensal deve ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

[eBook] Guia da Graduação em Medicina

O ProUni também não deixa de ser bastante concorrido. A nota de corte gira entre 720 e 830 pontos tanto na ampla concorrência quanto nas cotas.

FIES

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma forma de pagar sua graduação de forma financiada e somente após a conclusão do curso e da sua formatura.

Apesar de não permitir o acesso gratuito à graduação de Medicina ou oferecer descontos no pagamento das mensalidades do curso, o estudante é beneficiado por poder pagar de forma facilitada ao longo do tempo e com taxas de juros atrativas.

Os juros baixos é um dos fatores que mais despertam o interesse do público e, naturalmente, aumentam a concorrência do programa. Para concorrer, é necessário possuir classificação no Enem de, no mínimo, 450 pontos na média geral em alguma edição a partir de 2010 e não zerar a redação.

Nessa modalidade, a renda familiar bruta mensal deve ser de, no máximo, dois salários mínimos e meio por pessoa, e a nota de corte tem ficado entre 660 e 790 pontos nos últimos anos.

Leia também:  Enem: saiba como planejar o seu ano de estudos!

A novidade desse financiamento é que ele tem recebido prioridade com reserva de até 70% das vagas para as áreas de Saúde, Formação de Professores e Engenharias.

Outras formas de ingresso em universidades particulares

Se a questão financeira não é um problema, saiba que também é possível entrar na faculdade com uma boa nota no Enem e sem os benefícios dos programas do governo. Faculdades altamente renomadas e reconhecidas no mercado (como o UniFOA) reservam de forma exclusiva 100% das vagas para acesso ao curso por meio do exame.

São realizados anualmente dois processos seletivos, um para o primeiro e outro para o segundo semestre. Fique ligado nas datas para ter acesso aos editais e usar a sua nota do Enem para Medicina!

Porém, você também tem a oportunidade de uma nova tentativa pelo vestibular tradicional em algumas instituições de ensino. Essa é uma chance de iniciar a graduação caso não tenha tido um resultado tão bom no exame nacional.

No ensino privado, a média das notas de corte giram em torno de 700 pontos. Aqui no UniFOA, o Enem é a única e principal forma de ingresso para o curso de Medicina, que tem mais de 50 anos de história e uma excelente infraestrutura.

Como se preparar para esse desafio

Depois de conhecer as principais alternativas para iniciar o seu curso de Medicina, não há dúvidas de que todas elas representam um grande desafio. Esse é um momento da vida que deve ser destinado aos estudos para conseguir a tão sonhada aprovação. Além do mais, não deixa de ser uma espécie de treino para a vida universitária, que também é bastante exigente para quem faz Medicina.