Como o Enem para Medicina pode ajudar você a entrar na faculdade?

Olá futuro aluno de Medicina! Seja muito bem-vindo! Neste post, você vai encontrar informações rápidas e objetivas sobre como usar o Enem para Medicina.

O curso de Medicina forma um profissional entre os mais respeitados e bem pagos do país, por isso é muito concorrido. E, sim, é possível ter acesso a uma excelente faculdade pública ou até mesmo particular por meio de cotas do Enem.

Continue a leitura do post e confira agora algumas das principais formas de ingresso pelo Enem, além de outras dicas para conquistar esse objetivo!

Como usar sua nota do Enem nos programas do governo

O governo federal tem algumas iniciativas para facilitar o acesso dos estudantes brasileiros ao Ensino Superior. Confira as características de cada um dos programas, lembrando que a participação no Enem é um critério determinante para todos eles.

SISU

O sistema de seleção Unificada (SISU) é um programa focado no ingresso em instituições públicas. Pode ser reservado uma parte ou até mesmo a totalidade das vagas para este sistema.

Porém, fique ciente que esse é certamente é uma seleção muito concorrida, e talvez seja um dos processos mais difíceis de todo o Brasil se for pensar no acesso para Medicina. Ou seja, Considere estudar muito para esse sistema e saiba que uma nota alta deve ser exigida para conquistar sua vaga na faculdade.

É preciso ter feito a edição mais recente da prova do Enem, ter uma nota acima de zero na redação e, nesse caso, não há requisitos de renda. Os candidatos fazem a inscrição pela internet e aguardam a classificação, que depende da média dos resultados de todos os participantes. A nota de corte nesse programa geralmente fica acima dos 800 pontos na média geral.

Leia também:  O que são e como usar as citações para redação Enem?

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) privilegia pessoas reconhecidamente com baixa renda, concedendo bolsas parciais (50% de desconto) ou até mesmo integrais (100% de isenção da mensalidade) em instituições particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesse programa, o desempenho deve ter sido de no mínimo 450 pontos na média geral do Enem e não é permitido zerar a redação. Já a renda familiar bruta mensal deve ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

[eBook] Guia da Graduação em Medicina

O ProUni também não deixa de ser bastante concorrido. A nota de corte gira entre 720 e 830 pontos tanto na ampla concorrência quanto nas cotas.

FIES

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma forma de pagar sua graduação de forma financiada e somente após a conclusão do curso e da sua formatura.

Apesar de não permitir o acesso gratuito à graduação de Medicina ou oferecer descontos no pagamento das mensalidades do curso, o estudante é beneficiado por poder pagar de forma facilitada ao longo do tempo e com taxas de juros atrativas.

Os juros baixos é um dos fatores que mais despertam o interesse do público e, naturalmente, aumentam a concorrência do programa. Para concorrer, é necessário possuir classificação no Enem de, no mínimo, 450 pontos na média geral em alguma edição a partir de 2010 e não zerar a redação.

Nessa modalidade, a renda familiar bruta mensal deve ser de, no máximo, dois salários mínimos e meio por pessoa, e a nota de corte tem ficado entre 660 e 790 pontos nos últimos anos.

Leia também:  UniFOA é convidado pelo prefeito de Volta Redonda para pesquisar pacientes em tratamento à base de canabinoides

A novidade desse financiamento é que ele tem recebido prioridade com reserva de até 70% das vagas para as áreas de Saúde, Formação de Professores e Engenharias.

Outras formas de ingresso em universidades particulares

Se a questão financeira não é um problema, saiba que também é possível entrar na faculdade com uma boa nota no Enem e sem os benefícios dos programas do governo. Faculdades altamente renomadas e reconhecidas no mercado (como o UniFOA) reservam de forma exclusiva 100% das vagas para acesso ao curso por meio do exame.

São realizados anualmente dois processos seletivos, um para o primeiro e outro para o segundo semestre. Fique ligado nas datas para ter acesso aos editais e usar a sua nota do Enem para Medicina!

Porém, você também tem a oportunidade de uma nova tentativa pelo vestibular tradicional em algumas instituições de ensino. Essa é uma chance de iniciar a graduação caso não tenha tido um resultado tão bom no exame nacional.

No ensino privado, a média das notas de corte giram em torno de 700 pontos. Aqui no UniFOA, o Enem é a única e principal forma de ingresso para o curso de Medicina, que tem mais de 50 anos de história e uma excelente infraestrutura.

Como se preparar para esse desafio

Depois de conhecer as principais alternativas para iniciar o seu curso de Medicina, não há dúvidas de que todas elas representam um grande desafio. Esse é um momento da vida que deve ser destinado aos estudos para conseguir a tão sonhada aprovação. Além do mais, não deixa de ser uma espécie de treino para a vida universitária, que também é bastante exigente para quem faz Medicina.

Leia também:  7 dicas para se preparar bem para simulados de vestibular

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar a turbinar sua preparação e aumentar as chances de atingir seu grande objetivo. Confira:

  • leia o edital de todos os processos seletivos que participar;
  • refaça edições anteriores da prova;
  • monte um cronograma de estudos de acordo com o seu tempo disponível;
  • procure estudar em um local adequado, silencioso e confortável;
  • evite distrações;
  • defina suas prioridades de estudo para focar no que é mais relevante ou difícil para você;
  • adquira o hábito de conferir as notícias diariamente para ficar por dentro do que está acontecendo no mundo;
  • treine sua habilidade de escrita para a redação, que é um critério importante para conseguir uma aprovação;
  • inclua na sua rotina um tempo para cuidar da sua saúde física e mental.

O mais importante é conseguir se organizar para manter um bom ritmo de estudos e ter disciplina para dar conta de todo o cronograma até o dia da prova. Essa combinação será sua maior aliada na missão de usar o Enem para Medicina e realizar o seu sonho!

Gostou do conteúdo? Se você está se preparando para conquistar sua vaga na faculdade, aproveite para conferir o e-book “Guia da Graduação em Medicina” com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Não deixe de baixar o material gratuito e acompanhar toda a leitura!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas