Programa HOLOS é Lançado no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão

holos

Desvendando as Conexões entre a Ciência e a Espiritualidade. Este é o Programa HOLOS que visa integrar, pesquisar e capacitar, correlacionando os estudos científicos com a espiritualidade, independentemente de religião, e alinhando-os com a fé e a saúde global das pessoas.

Idealizado pelos professores Alessandro Orofino e Max Damas, da assessoria da presidência da FOA, o projeto HOLOS, após um estudo aprofundado das práticas e estudos entre Ciência e Espiritualidade no Brasil e no mundo, contará com as práticas mais avançadas nos estudos sobre o assunto. Isso posiciona a instituição entre as poucas que aplicam esse tipo de metodologias.

Os professores Walter Fonseca, Marcilene Fonseca e Sônia Moreira, foram convidados para compor o grupo e concretizar o projeto que se desdobrará em uma série de programas futuros.

A abertura do evento foi marcada pela fala do professor Walter, que destacou a importância de entender e mudar o paradigma científico. “Precisamos adotar uma visão mais integral e holística do ser humano, que inclua a dimensão sagrada e a espiritualidade não-dogmática para a melhoria da saúde”, afirmou Walter, ressaltando a necessidade de um novo olhar sobre a relação entre ciência e espiritualidade.

Em seguida, a professora Marcilene abordou os aspectos do projeto, enfatizando as possibilidades e impactos através de ações de pesquisa, aplicações de técnicas e futuros workshops sobre a conexão entre Ciência e Espiritualidade. “Ainda há um vasto campo a ser explorado nas universidades brasileiras para o desenvolvimento pleno desses estudos”, destacou Marcilene, sinalizando o potencial de crescimento e inovação acadêmica.

Leia também:  FOA assina convênios com Fundação Sérgio Loureiro e Transporte Excelsior

Já a professora e psicóloga Sônia Moreira, demonstrou as correlações entre ciência, cura e espiritualidade em prol do bem-estar e qualidade de vida, tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes. “Um novo tempo se aproxima, onde essas conexões serão cada vez mais sinérgicas no pleno desenvolvimento do ser humano”, afirmou Sônia, apontando para um futuro onde a espiritualidade será reconhecida como uma dimensão crucial na saúde integral.

Orofino conduziu uma reflexão e uma dinâmica, integrando neurociência, saúde emocional e espiritualidade. “Este momento é crucial para o mercado de saúde, para o mundo atual e seus desafios, e também para as relações dentro da FOA e UniFOA“, ressaltou Orofino. “Não existe mais uma divisão entre Ciência e Espiritualidade; elas devem caminhar juntas cada vez mais”, concluiu, reforçando a importância da integração dessas áreas.

O evento contou com a presença da reitora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), professora Ivanete Oliveira, além de pró-reitores, colaboradores, professores e alunos dos cursos da área da Saúde. Todos prestigiaram o início do projeto, que busca alinhar o ecossistema de saúde da FOA

O Programa HOLOS representa um avanço significativo na abordagem holística da saúde, promovendo uma visão integrada e harmônica do ser humano em suas múltiplas dimensões, e posicionando o UniFOA na vanguarda desses estudos.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas