Projeto Solidário do UniFOA Impacta Positivamente a Vida de Idosos em Barra Mansa

Projeto Solidário do UniFOA Impacta Positivamente a Vida dos Idosos em Barra Mansa

A oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula para beneficiar a comunidade local foi o centro do projeto desenvolvido pelo professor Marcelo Mendes e seus alunos do curso de Nutrição. O impacto positivo reverberou nos idosos residentes em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Barra Mansa: o Lar dos Velhinhos e o ILPI Vila Vicentina. 

O projeto teve origem em uma solicitação do Ministério Público ao UniFOA para auxiliar as ILPIs na região. Uma comitiva de professores, liderada pelo professor Marcelo Mendes, visitou os asilos para identificar necessidades e desafios específicos. 

Ao todo, 25 alunos e 6 professores participaram dessa iniciativa multidisciplinar, envolvendo cursos como Nutrição, Odontologia, e o curso Técnico em Enfermagem. Os alunos de Nutrição desempenharam um papel crucial ao realizar avaliações nutricionais detalhadas em 73 idosos, utilizando planilhas de Excel desenvolvidas para facilitar o trabalho da nutricionista local. 

O curso Técnico em Enfermagem se dedicou ativamente à prestação de cuidados diários aos idosos, incluindo troca de roupas e auxílio durante as refeições. Paralelamente, o curso de Odontologia realizou triagem e tratamentos emergenciais. 

O professor Marcelo Mendes destacou que essa experiência prática permitiu que os estudantes aplicassem conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo empatia e compreendendo os desafios do ambiente profissional. “Essa vivência contribui significativamente para a formação integral dos futuros profissionais”, ressaltou. 

Leia também:  Santander divulga edital de R$ 20 mil em bolsas para apoio a estudantes do UniFOA

Depoimentos Impactantes

Cristiane Pedrosa, aluna do 7º período de Nutrição, expressou sua gratidão pela oportunidade, destacando o aprendizado prático com os idosos e a consolidação dos conhecimentos teóricos. Para ela, a iniciativa fortaleceu sua confiança para aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade, proporcionando crescimento tanto profissional quanto pessoal.  

“O projeto solidário do UniFOA demonstra o comprometimento da instituição em unir conhecimento acadêmico com ação social, gerando impacto positivo na comunidade local. A expectativa é que iniciativas como essa se perpetuem, beneficiando tanto os alunos quanto aqueles que recebem o apoio necessário”, falou Cristiane.  

Millaine Fernandes, do 8º período de Nutrição, também compartilhou sua experiência positiva. Para ela, a prática, aliada à teoria, foi fundamental para compreender as prescrições e os cuidados nutricionais necessários para atender aos idosos. 

Nas ILPIs que visitamos foram feitas avaliações físicas com o intuito de agregar ao acompanhamento nutricional dado pelas nutricionistas das instituições e com isso podemos conversar e entender melhor como são feitas as prescrições e os cuidados que rodeiam a nutrição para tal público”, comentou Millaine. 

Ambas as estudantes afirmaram que saíram do projeto não apenas como melhores profissionais, mas como pessoas mais empáticas e conscientes da importância da profissão para um grupo tão específico quanto os idosos. O comprometimento do UniFOA em integrar conhecimento acadêmico com ação social destaca-se como um exemplo inspirador de responsabilidade social universitária.

Leia também:  Liderança e Protagonismo: UniFOA reúne representantes de turma para encontro inspirador

A expectativa é que iniciativas como essa continuem beneficiando tanto os alunos quanto a comunidade que recebe esse apoio valioso, inclusive com a renovação do projeto para o próximo ano com a participação de mais cursos. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas