Redes sociais e estudos: é possível conciliar?

Com o avanço dos smartphones surgiram vários debates sobre as redes sociais e estudos. Muitos professores afirmam (com certa razão) que as redes sociais são nocivas e prejudicam significativamente o aprendizado dos alunos, especialmente os mais jovens.

Apesar desse ponto não estar totalmente equivocado, devemos sempre partir do princípio que as redes sociais, assim como qualquer outro hobby ou atividade de lazer, deve ser utilizada com moderação.

Pensando nisso, criamos este post para mostrar como é possível conciliar esses dois mundos com dicas práticas e eficazes. Elas facilitam a concentração nos estudos, ajudando a obter bons resultados. Quer saber como? Continue a leitura!

Utilize as redes sociais em horários específicos

O primeiro passo para evitar a falta de atenção ou até mesmo o uso desregrado das redes sociais é o controle do horário. Utilize as redes sociais em horários confortáveis e cômodos da sua rotina.

O ideal é que você encontre um equilíbrio pessoal e que seja totalmente saudável. Utilize os horários livres para aproveitar e, quando estiver próximo de compromissos, evite pegar no celular para responder mensagens ou visualizar novas postagens que você recebe no seu feed.

Pode parecer básico, mas boa parte do descontrole vem do uso totalmente indiscriminado durante o dia. E como as redes sociais sempre chamam nossa atenção, com o passar do tempo fica cada vez mais difícil resistir às notificações que recebemos ao longo do dia.