Redes sociais e estudos: é possível conciliar?

Com o avanço dos smartphones surgiram vários debates sobre as redes sociais e estudos. Muitos professores afirmam (com certa razão) que as redes sociais são nocivas e prejudicam significativamente o aprendizado dos alunos, especialmente os mais jovens.

Apesar desse ponto não estar totalmente equivocado, devemos sempre partir do princípio que as redes sociais, assim como qualquer outro hobby ou atividade de lazer, deve ser utilizada com moderação.

Pensando nisso, criamos este post para mostrar como é possível conciliar esses dois mundos com dicas práticas e eficazes. Elas facilitam a concentração nos estudos, ajudando a obter bons resultados. Quer saber como? Continue a leitura!

Utilize as redes sociais em horários específicos

O primeiro passo para evitar a falta de atenção ou até mesmo o uso desregrado das redes sociais é o controle do horário. Utilize as redes sociais em horários confortáveis e cômodos da sua rotina.

O ideal é que você encontre um equilíbrio pessoal e que seja totalmente saudável. Utilize os horários livres para aproveitar e, quando estiver próximo de compromissos, evite pegar no celular para responder mensagens ou visualizar novas postagens que você recebe no seu feed.

Pode parecer básico, mas boa parte do descontrole vem do uso totalmente indiscriminado durante o dia. E como as redes sociais sempre chamam nossa atenção, com o passar do tempo fica cada vez mais difícil resistir às notificações que recebemos ao longo do dia.

Leia também:  Quer saber como passar em Medicina de primeira? Veja 12 dicas!

Remova as notificações durante seus estudos

Ainda falando sobre as notificações, é muito importante que você as desligue quando for estudar. Essa é a melhor forma de evitar que alguma coisa tire sua atenção durante o estudo. Você pode reativá-las após seu aprendizado, mas, o ideal é que você também desenvolva essa disciplina.

Como mencionamos acima, o objetivo principal desses novos apps e redes sociais é roubar nossa atenção. A cada dia eles se tornam mais eficazes nessa tarefa e mais eficientes na maneira de dominar o nosso foco. Por isso, utilize essa importante ferramenta para conseguir “bloquear” as interrupções indesejadas e totalmente aleatórias.

Note que essa dica também se estende para mensagens e outras notificações dos seus seguidores ou amigos. Obviamente, você pode responder a todos no momento apropriado, desde que ele não atrapalhe seus objetivos. 

Pratique o hábito de estudar sem celular

Para quem realmente tem dificuldade para se “soltar”do celular e das redes sociais, a melhor alternativa é estudar sem o celular. Separe um tempo do seu dia (por uma ou duas horas) para simplesmente estudar.

Não importa se você pretende estudar sozinho ou com amigos. O ideal é ter um planejamento e seguir sua rotina de maneira eficaz. Após ter concluído sua meta diária, você pode religar o aparelho e aproveitar todos os benefícios.

Mas se considerar que desligar o equipamento seja algo radical, você pode apenas tirar o sinal da internet (seja por Wi-Fi ou dados móveis) e ainda aproveitar o aparelho para receber chamadas importantes.

Leia também:  8 dicas para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade

Cada uma dessas dicas são flexíveis e devem se adequar ao seu conforto e rotina pessoal. Essas são algumas das maneiras mais eficazes de conseguir conciliar as redes sociais e estudos sem ter que abandonar totalmente seu lazer na internet.

Se gostou dessas dicas compartilhe em suas redes sociais!

redes sociais e estudos

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas