7 dicas para se preparar bem para simulados de vestibular

Os simulados de vestibular são uma alternativa que as escolas e cursinhos oferecem para os alunos se prepararem melhor antes de apostarem suas fichas na prova do vestibular.

Em geral, trata-se de uma avaliação que — como o próprio nome sugere — simula as questões que serão apresentadas nas principais provas. Dessa maneira, os simulados permitem ao candidato usar seus resultados como parâmetro para medir seu desempenho.

Na maioria das vezes, um bom desempenho nos simulados ao longo do ano resulta na aprovação. Sendo assim, nada como saber se preparar para essa prova e aumentar suas chances no vestibular. Confira nossas 7 dicas para acertar nessa preparação!

1. Prepare-se com foco na sua nota de corte

Pesquise sobre a nota de corte do curso do seu interesse e utilize esse valor como referência na hora de fazer os simulados de vestibular. Por exemplo: se você precisa acertar 80% da prova, estabeleça essa meta nos simulados que fizer daqui em diante. De preferência, determine esse corte para todas as questões que realizar, mesmo nas tarefas diárias.

A ideia aqui é treinar para sempre atingir o desempenho necessário para conseguir sua aprovação, mesmo nas atividades que ainda não valem nota. Se até o fim do ano alcançar essa porcentagem se tornar algo recorrente em sua preparação, naturalmente você terá maiores condições para passar na prova e realizar o sonho de começar uma faculdade.

2. Simule o dia da prova

O simulado é uma simulação da avaliação mais importante: o vestibular. Sendo assim, vivencie essa experiência como se realmente estivesse no dia da prova, evitando pensar que se trata somente de um teste de treinamento.

Leia também:  Como funcionam as provas online em aulas remotas?

Prepare-se para dar o máximo durante as horas de avaliação e tenha atenção total a aspectos como o horário de entrada, a sala de prova, o preenchimento correto do gabarito e até a pausa para água e lanche.

Ao se acostumar a essa rotina dos simulados de vestibular, a tendência é que, já nos últimos que fizer no ano, você se sinta mais à vontade e sem nervosismo, tendo um rendimento cada vez melhor.

3. Use provas anteriores como referência

Para ter bons resultados nos simulados de vestibular, você pode pegar provas anteriores e tentar estudá-las ou até fazê-las, pois as questões costumam seguir o mesmo estilo. Isso permite que você se acostume com esse tipo de pergunta, evitando surpresas.

Lembre-se de que é importante você ir bem nos simulados, pois isso dá uma dimensão de como está seu rendimento em relação aos estudos e indica um caminho a ser mantido até o vestibular.

Mas, caso isso não aconteça, não se apavore. Após o resultado, procure reler as questões, identificar seus erros e estudar as matérias que considerou mais difíceis. Reforçar a revisão desses tópicos será um diferencial para o dia do vestibular.

4. Mantenha uma frequência

Você pode fazer um ou dois simulados por mês. O ideal é que exista uma frequência e que você se acostume com o tipo de prova que fará no fim do ano. A dica é aproveitar os simulados online e tentar resolvê-los da sua casa mesmo.

Assim, tanto a sua mente quanto o seu corpo não estranharão quando você se sentar para fazer a prova da sua vida. Isso permite diminuir a ansiedade e tensão e, caso seus resultados tenham sido satisfatórios ao longo do ano, terá uma dose extra de confiança para conseguir a aprovação.