Técnica Kanban: por que usar para turbinar seus estudos?

Em tempos de ENEM, o aluno deve ter atenção não somente ao conteúdo que precisa ser assimilado, mas também às metodologias de estudo que podem fazer com que ele absorva da melhor maneira possível o conhecimento necessário. Isso pode ser o diferencial para dar a alguém a aprovação tão desejada.

Pensando assim, nada melhor do que conhecer uma técnica que já foi colocada em prática por outras pessoas e deu resultado. Estamos falando da técnica Kanban, uma das mais populares do mundo.

Ficou interessado? Então é melhor acompanhar o artigo até o final para saber como esse recurso pode ajudar você. Boa leitura.

Como a metodologia surgiu

A ideia original surgiu no Japão. Kanban, em japonês, quer dizer “cartão” ou “sinalização”. Trata-se de um método criado para que empresas melhorassem o desempenho de suas equipes utilizando um passo a passo simples e objetivo. Na essência, é o planejamento e o cumprimento dos objetivos estabelecidos que determina o sucesso das ações, por isso a criação do modelo.

Pense em um quadro. Agora divida-o em 3 colunas, sendo a primeira com o espaço reservado para as atividades que precisam ser feitas, a segunda com as atividades que estão em andamento e a terceira, com as atividades concluídas. A ideia era fazer com que as equipes organizassem os compromissos de maneira simples, dando visualidade ao cronograma e, o mais importante, motivação para que os funcionários cumprissem com suas tarefas.

Leia também:  26ª Conferência sobre Mudanças Climáticas na ONU

Como ela pode ser útil na preparação para o ENEM

O método é tão intuitivo que você já deve estar entendendo como ele pode ser aplicado no seu dia a dia de preparação para o ENEM ou outro vestibular. Para adaptar a ideia que surgiu do chão da fábrica para a sua escrivaninha, basta trabalhar com o conceito do cartão e passar a anotar as tarefas de acordo como elas se encaixam no quadro.

O mais importante é ter diante dos seus olhos um quadro capaz de te orientar em relação ao seu progresso nos estudos: isso pode ser feito simplesmente com papel e caneta e criatividade no uso das cores. Uma dica é usar o vermelho para o que estiver pendente, o amarelo para tarefas em andamento e o verde para as concluídas.

Ainda assim, você pode sofisticar o processo. Acredite: isso pode dar uma motivação a mais e até facilitar a sua vida. Use post-its e ferramentas online, como o Trello, um aplicativo capaz de automatizar essa sua organização, dando agilidade e modernidade ao seu trabalho.

Como a técnica Kanban pode otimizar os seus estudos

Para tornar o método ainda mais preciso em relação às suas necessidades atuais, experimente segmentar esse quadro, ou seja, criar diferentes quadros de acordo com atividades semanais, a necessidade de fazer a revisão de conteúdos, entre outras circunstâncias.

Você também pode criar quadros em função das matérias. Assim, é possível estudar o necessário para cada disciplina e aumentar suas chances no ENEM.

Leia também:  Revalida: o que é e como estudar para esse teste?

Gostou das dicas? Então siga acompanhando o nosso blog para ter acesso a outras informações. O objetivo aqui é ajudar você a encontrar o melhor método de estudo para ir bem na sua prova. Continue navegando e confira outras técnicas, como a Pomodoro.

Para saber mais sobre a técnica Kanban e as demais, siga também o nosso perfil nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Twitter e no Instagram.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas