Técnica Kanban: por que usar para turbinar seus estudos?

Em tempos de ENEM, o aluno deve ter atenção não somente ao conteúdo que precisa ser assimilado, mas também às metodologias de estudo que podem fazer com que ele absorva da melhor maneira possível o conhecimento necessário. Isso pode ser o diferencial para dar a alguém a aprovação tão desejada.

Pensando assim, nada melhor do que conhecer uma técnica que já foi colocada em prática por outras pessoas e deu resultado. Estamos falando da técnica Kanban, uma das mais populares do mundo.

Ficou interessado? Então é melhor acompanhar o artigo até o final para saber como esse recurso pode ajudar você. Boa leitura.

Como a metodologia surgiu

A ideia original surgiu no Japão. Kanban, em japonês, quer dizer “cartão” ou “sinalização”. Trata-se de um método criado para que empresas melhorassem o desempenho de suas equipes utilizando um passo a passo simples e objetivo. Na essência, é o planejamento e o cumprimento dos objetivos estabelecidos que determina o sucesso das ações, por isso a criação do modelo.

Pense em um quadro. Agora divida-o em 3 colunas, sendo a primeira com o espaço reservado para as atividades que precisam ser feitas, a segunda com as atividades que estão em andamento e a terceira, com as atividades concluídas. A ideia era fazer com que as equipes organizassem os compromissos de maneira simples, dando visualidade ao cronograma e, o mais importante, motivação para que os funcionários cumprissem com suas tarefas.