4 técnicas de redação para você melhorar a sua nota na prova

Uma boa escrita e a clareza para organizar as ideias é essencial para ter destaque em avaliações. Para isso, é possível usar algumas técnicas de redação, que ajudam a se sair bem com as produções de texto. Elas são ótimas para quem tem dificuldades com esse tipo de atividade, mas também são indicadas para aqueles que gostam de escrever e querem se aprimorar.

A redação é, sobretudo, uma questão de prática, portanto, se o desejo é dominar essa habilidade, o melhor caminho é exercitando a escrita frequentemente. Porém, o ideal é que isso seja feito a partir de boas estratégias, que ajudam a evoluir sempre.

Quer aprender mais sobre as ferramentas para produzir ótimos textos? Continue a leitura e confira 4 exemplos.

1. Elaborar um projeto do texto

Elaborar um projeto é uma ótima técnica de redação, pois faz com que ela fique bem organizada e que transmita a mensagem desejada. Com isso, você não perde tempo de escrita com coisas que não são relevantes, além de evitar fugir do tema.

Antes de começar, pense no tamanho do texto que construirá e o que pretende abordar nesse espaço. Atente à estrutura pedida e siga as orientações na elaboração do esboço. Essa técnica torna a escrita muito mais concisa e facilita bastante a construção, o que ajuda a ganhar tempo.

2. Observar as características da redação

Cada redação tem suas características e os processos seletivos têm exigências diferentes quanto a isso. Na maioria das vezes, o gênero textual pedido é o dissertativo-argumentativo. Esse é o caso de grandes exames, como o Enem.