Quer trabalhar com redes sociais? Leia este post e saiba como!

Dificilmente encontramos alguém que não tenha um perfil em uma rede social. Seja para conversar, acompanhar notícias, descontrair, postar fotos e até para conhecer e comprar as novidades de uma marca, o fato é que essas plataformas conquistaram o público.

Se você adora ficar conectado, já deve ter pensado: será que dá para trabalhar com redes sociais? Claro que sim! E saiba que é um mercado em crescimento, então, quem se dedica e estuda bastante pode fazer uma carreira de sucesso.

Quer entender o que faz o profissional que trabalha com esses canais? Confira nosso post e veja também as perspectivas profissionais desse segmento e quais faculdades são as mais indicadas para atuar na área!

O que faz um profissional de redes sociais?

Qualquer pessoa, marca ou empresa pode criar, facilmente, um perfil nas redes sociais. Contudo, para conquistar os consumidores, vender produtos e até para ter uma boa reputação, é preciso administrar essas páginas.

Desse modo, entra em cena o social media, profissional que vai trabalhar com redes sociais. Ele é responsável por:

• elaborar estratégias de presença de marca;
  • gerenciar as plataformas;
  • criar campanhas;
  • redigir e revisar conteúdos;
  • produzir imagens, vídeos e animações;
  • interagir com seguidores;
  • monitorar e analisar métricas.

São ações de marketing digital, que visam fortalecer uma marca e estreitar o relacionamento com os consumidores.

Leia também:  11ª Semana da Comunicação do UniFOA

Perfil do social media

O profissional pode trabalhar em agências ou por conta própria, como freelancer. Além de ser heavy user das redes sociais, para se destacar é preciso:

• estar antenado com as novas funcionalidades das plataformas;
  • ter um conhecimento de inglês, pelo menos para leitura, para acompanhar as tendências que vêm de fora;
  • escrever corretamente, seguindo as regras gramaticais e de ortografia, para ter credibilidade;
  • ser organizado e conseguir fazer um bom planejamento;
  • conhecer os assuntos em alta nas redes para explorar nas páginas de seus clientes.

Como é o mercado de trabalho para essa área?

Mas será que vale a pena trabalhar com redes sociais? Saiba que o brasileiro vive conectado, o que demonstra o potencial desse mercado: um estudo de 2017 da agência We Are Social apontou que a gente fica, em média, 3 horas e 39 minutos, todos os dias nas redes sociais.

Mas você deve estar pensando: não adianta somente o público estar conectado, mas e as empresas? Outra boa notícia: não são só as grandes marcas que estão presente nessas plataformas. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nas MPE” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) os pequenos negócios também investem nessas ferramentas, sendo que 40% deles têm uma página no Facebook.

Como se vê, as perspectivas para quem quer atuar nessas mídias são promissoras mesmo para quem está começando.