Vestibulares com entrevistas: como funcionam e quais as vantagens?

Ao lado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o vestibular é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. Por ser um processo seletivo institucional, cada universidade tem suas particularidades em relação ao conteúdo cobrado, às formas de avaliação etc. E, em muitas instituições brasileiras, são feitos vestibulares com entrevistas.

É isso mesmo! Apesar de ser mais comum em universidades estrangeiras, as entrevistas são uma etapa importante de análise do candidato. Por isso, têm se tornado mais populares em nosso país. É por meio delas que a universidade consegue observar se o aluno tem o perfil desejado e, sobretudo, identificar habilidades e competências que vão além de conhecimentos objetivos.

Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este post. Continue a leitura e confira as principais informações sobre a entrevista de vestibular!

Como funcionam os vestibulares com entrevistas?

Como dissemos, cada instituição de ensino tem diferentes processos seletivos de entrada. Em geral, os vestibulares tradicionais são compostos de questões objetivas (de múltipla-escolha) e dissertativas, além de uma redação.

As entrevistas podem ser apenas mais uma etapa da avaliação, destinada aos candidatos que passaram em uma primeira fase de avaliação escrita, por exemplo. Para ter certeza do funcionamento dessa avaliação, você precisa ficar de olho no edital específico da universidade desejada.

Porém, o objetivo é sempre o mesmo: ir além de um processo seletivo conteudista e avaliar o candidato de forma mais ampla. Por meio da conversa entre aluno e entrevistadores, é possível identificar habilidades, como empatia, comunicação e raciocínio crítico.

Quais são as vantagens dessa forma de seleção?

As entrevistas são bastante vantajosas para avaliação de candidatos. Não é à toa que são largamente utilizadas no mercado de trabalho e em outras etapas da trajetória acadêmica — os processos seletivos de mestrado e doutorado sempre contam com esse tipo de “teste”. Alguns dos pontos positivos são:

• o processo seletivo se torna mais humano, já que são avaliadas habilidades e competências socioemocionais, e não apenas o conteúdo formal;
  • são selecionados estudantes com mais certeza da escolha da carreira e que indicam ter compromisso com os estudos;
  • os entrevistadores conseguem identificar se o aluno tem o perfil desejado para a universidade em questão.
Leia também:  O que saber antes de se matricular em uma graduação de Enfermagem?

Quais erros você deve evitar em vestibulares com entrevistas?

Se você está se preparando para algum vestibular com entrevista, não há motivos para apreensão! Lembre-se de que a universidade também está interessada em causar uma boa impressão para os candidatos.

Além disso, essas entrevistas não costumam ser “traiçoeiras”, com perguntas confusas ou que coloquem o aluno em saias justas. Muito pelo contrário: trata-se de uma conversa bastante tranquila. Agora, veja os dois principais erros para evitar nesse momento!

Informalidade ou formalidade exageradas

Como dissemos, as entrevistas ocorrem em um tom de conversa. Por isso, você não precisa ser excessivamente formal. O ideal é justamente que o candidato se sinta à vontade e consiga demonstrar quem ele é.

Por outro lado, a informalidade exagerada também pode ser um problema. Gírias, palavrões e posturas inadequadas devem ser evitadas. Além disso, vale a pena cuidar da vestimenta: você tem total liberdade para se vestir como se sente melhor, mas é preciso um pouco de bom senso para não fugir muito do usual em um ambiente de ensino.

Frases decoradas ou informações mentirosas

Como você viu, os entrevistadores esperam ver quem você é. Por isso, evite decorar respostas que parecem mais ou menos adequadas, tentando ser um personagem. Isso deixará a conversa mecânica e artificial, podendo prejudicar seu desempenho.