O que saber antes de se matricular em uma graduação de Enfermagem?

A graduação de Enfermagem tem enorme valor social. São os enfermeiros que realizam o cuidado ao paciente, complementando o trabalho de Médicos e outros profissionais da área da Saúde. Ainda, esse curso prepara futuros gestores de equipes e ambientes ambulatoriais.

Além de ser uma profissão com grande retorno emocional, já que contribui diretamente com o bem-estar das pessoas, a Enfermagem tem uma alta demanda no mercado. Portanto, há excelente empregabilidade. Você acha que essa área é para você? Então, continue a leitura e veja as principais informações sobre o curso!

Como está o mercado para Enfermagem?

O mercado de trabalho é muito promissor para os formados em Enfermagem. Para que você tenha uma ideia, o levantamento “Perfil da Enfermagem no Brasil”, feito pela parceria do Conselho Federal de Enfermagem com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que 90% dos enfermeiros do país são ativos.

O cenário da pandemia de Covid-19 também intensificou a demanda por profissionais da Saúde. Mesmo que haja estabilização da crise sanitária, a tendência é que o volume de contratações permaneça alto, já que os países estão cada vez mais preocupados com a construção de uma rede assistencial médica forte.

Não é à toa que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), por mais que existam quase 28 milhões de profissionais da Enfermagem no mundo, ainda é calculado um déficit de pelo menos 5,9 milhões de enfermeiros se for levada em conta a necessidade social dessa profissão.

Os dados da OMS apontam que a pandemia de Covid-19 ajudou os líderes políticos a reconhecerem o valor da força de trabalho na Enfermagem. Por isso, há fortes expectativas de que as nações comecem a investir cada vez mais na formação de profissionais da área.

Leia também:  Engenharias: qual escolher? Saiba como escolher entre as principais áreas

Quanto aos rendimentos, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) e do e-Social, compilados pelo Portal Salário, mostram que um enfermeiro ganha em média R$ 3,5 mil, com salário inicial de R$ 3,2 mil e teto de cerca de R$ 6,5 mil.

Como funciona a graduação de Enfermagem?

A graduação em Enfermagem dura 5 anos (10 semestres) e mescla disciplinas teóricas e práticas. Então, além de estudar bastante em sala de aula e com o apoio de livros, o aluno também tem muitas atividades em laboratório e contato direto com pacientes desde a formação, sobretudo nos últimos semestres do curso.

Veja só algumas das principais disciplinas da grade curricular:

• Anatomia Humana;
  • Doenças Infecciosas e Parasitárias;
  • Ética, Bioética e Legislação em Enfermagem;
  • Organização e Gestão em Enfermagem na Atenção Primária e Secundária;
  • Administração do Processo de Trabalho de Enfermagem e da Assistência de Enfermagem;
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem.