Quais são as principais matérias do curso de Medicina?

A Medicina é o curso universitário com maior concorrência nas faculdades públicas e particulares de todo o país. É a carreira dos sonhos de muitos estudantes que almejam trabalhar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de diversas especialidades, levando saúde e qualidade de vida para a população.

Contudo, uma dúvida muito comum entre os candidatos é em relação à faculdade. Sabemos que o conteúdo é puxado e, portanto, exige muita dedicação, mas quais são as principais matérias do curso de Medicina?

Se você também busca essa resposta, veio no lugar certo. Continue a leitura e descubra as disciplinas que são destaques nessa formação!

Como é o curso de Medicina?

graduação em Medicina é do tipo bacharelado e tem duração de 6 anos. O curso apresenta um conteúdo extenso, que une teoria e muita prática, por isso é realizado em período integral.

Nos primeiros anos, as disciplinas servem como base para entender o funcionamento do corpo humano. Assim, as aulas são voltadas para práticas laboratoriais de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica. O aluno participa ainda de simulação em laboratório de habilidades (propedêutica) e já começa a ter uma vivência clínica em unidades básicas de saúde.

Ao longo do curso, ele também tem a experiência da rotina profissional, participando de ambientes hospitalares e policlínicas. Faz o acompanhamento de pacientes de todas as faixas etárias, aprendendo as especificidades de cada um. Essa vivência é fundamental também para que ele descubra qual especialidade quer seguir depois de concluir o ensino superior.

Leia também:  Qual a nota de corte para Jornalismo? Confira!

Nos anos finais do curso de Medicina é realizado o chamado internato, etapa de prática clínica para aprimorar as habilidades exigidas por essa carreira tão cheia de desafios. Os estudantes fazem consultas, plantões, visitas a pacientes e podem também estagiar em ambulatórios.

Quais são as principais matérias estudadas?

Veja a seguir algumas das principais matérias do curso de Medicina e entenda por que essa carreira fascina tanta gente.

Bioética

Estuda os aspectos morais e consequências que envolvem situações delicadas, como o aborto, eutanásia, testes e pesquisas em seres humanos. Direciona seus estudos, portanto, para o comportamento humano em questões relacionadas à vida e à ciência.

Clínica Médica

É a disciplina básica da Medicina, que habilita o aluno a fazer diagnósticos a partir da observação clínica completa, o que pode incluir exame físico e exames complementares, como os de imagens.

Emergências Médicas

Ensina o conhecimento e habilidades para atendimento em enfermaria, pronto-socorro, UTI, cirurgias de urgência e trauma. O aluno é apresentado às principais situações clínicas e cirúrgicas da área de emergência.

Epidemiologia

Estuda os fatores relacionados na difusão e propagação de doenças e como ocorre sua distribuição, evolução e frequência. É a área que se dedica também à prevenção e controle dessas patologias.

Oncologia

Estudo dos principais tipos de câncer, formas de diagnóstico e tratamento, bem como maneiras para lidar com o paciente.

Saúde Mental

Disciplina voltada para o atendimento do paciente psiquiátrico, com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças mentais.