Quais são as principais matérias do curso de Medicina?

A Medicina é o curso universitário com maior concorrência nas faculdades públicas e particulares de todo o país. É a carreira dos sonhos de muitos estudantes que almejam trabalhar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de diversas especialidades, levando saúde e qualidade de vida para a população.

Contudo, uma dúvida muito comum entre os candidatos é em relação à faculdade. Sabemos que o conteúdo é puxado e, portanto, exige muita dedicação, mas quais são as principais matérias do curso de Medicina?

Se você também busca essa resposta, veio no lugar certo. Continue a leitura e descubra as disciplinas que são destaques nessa formação!

Como é o curso de Medicina?

graduação em Medicina é do tipo bacharelado e tem duração de 6 anos. O curso apresenta um conteúdo extenso, que une teoria e muita prática, por isso é realizado em período integral.

Nos primeiros anos, as disciplinas servem como base para entender o funcionamento do corpo humano. Assim, as aulas são voltadas para práticas laboratoriais de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica. O aluno participa ainda de simulação em laboratório de habilidades (propedêutica) e já começa a ter uma vivência clínica em unidades básicas de saúde.

Ao longo do curso, ele também tem a experiência da rotina profissional, participando de ambientes hospitalares e policlínicas. Faz o acompanhamento de pacientes de todas as faixas etárias, aprendendo as especificidades de cada um. Essa vivência é fundamental também para que ele descubra qual especialidade quer seguir depois de concluir o ensino superior.

Leia também:  Dia Mundial do Câncer: a importância da conscientização e da prevenção  

Nos anos finais do curso de Medicina é realizado o chamado internato, etapa de prática clínica para aprimorar as habilidades exigidas por essa carreira tão cheia de desafios. Os estudantes fazem consultas, plantões, visitas a pacientes e podem também estagiar em ambulatórios.

Quais são as principais matérias estudadas?

Veja a seguir algumas das principais matérias do curso de Medicina e entenda por que essa carreira fascina tanta gente.

Bioética

Estuda os aspectos morais e consequências que envolvem situações delicadas, como o aborto, eutanásia, testes e pesquisas em seres humanos. Direciona seus estudos, portanto, para o comportamento humano em questões relacionadas à vida e à ciência.

Clínica Médica

É a disciplina básica da Medicina, que habilita o aluno a fazer diagnósticos a partir da observação clínica completa, o que pode incluir exame físico e exames complementares, como os de imagens.

Emergências Médicas

Ensina o conhecimento e habilidades para atendimento em enfermaria, pronto-socorro, UTI, cirurgias de urgência e trauma. O aluno é apresentado às principais situações clínicas e cirúrgicas da área de emergência.

Epidemiologia

Estuda os fatores relacionados na difusão e propagação de doenças e como ocorre sua distribuição, evolução e frequência. É a área que se dedica também à prevenção e controle dessas patologias.

Oncologia

Estudo dos principais tipos de câncer, formas de diagnóstico e tratamento, bem como maneiras para lidar com o paciente.

Saúde Mental

Disciplina voltada para o atendimento do paciente psiquiátrico, com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças mentais.

Leia também:  Como funciona o curso gestão de recursos humanos?

Qual é a importância desse profissional para a sociedade?

A graduação em Medicina encanta muitos estudantes, e não é para menos, pois é uma carreira com uma função de grande importância na sociedade: cuidar da saúde das pessoas e salvar vidas.

Por meio do trabalho dos médicos, a população vive mais e melhor. Desse modo, é importante que mais pessoas se formem nessa área, principalmente para atender cidades fora dos grandes centros, em que há carência desse profissional.

Gostou de conhecer as principais matérias do curso de Medicina? Então comece a se preparar para ingressar nessa graduação e acompanhar uma matriz curricular bem completa e, o melhor, que valoriza bastante a parte prática.

Quer conhecer outros detalhes dessa graduação? Então fique por dentro do curso de Medicina oferecido pelo UniFOA!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas