Na última segunda-feira (17), o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) sediou mais uma edição do Capacita Coren-RJ, um evento dedicado à capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem do Médio Paraíba.  

O evento foi dividido em dois momentos, à tarde professores do UniFOA e coordenadores de unidades hospitalares locais participaram de um curso teórico-prático de sutura ministrado por Lilian Bhering, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e Deputada Estadual. O treinamento, pioneiro na região, teve o objetivo de capacitar os profissionais para realizarem o procedimento que foi recentemente regulamentado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da resolução de 2023, que exige a realização de suturas simples por técnicos e enfermeiros.  

“O curso de sutura contribui para a melhoria da saúde não só da população de Volta Redonda, mas de todo o Médio Paraíba. Com essa qualificação, os enfermeiros passam a contribuir de forma ainda mais efetiva na assistência à saúde da população”, explicou Miriam Salles, conselheira titular do Coren-RJ. Ela também destacou que, antes dessa regulamentação, muitas suturas eram realizadas apenas por prescritores medicamentosos ou ficavam pendentes devido à alta demanda nas unidades de pronto atendimento. 

No período da noite, cerca de 600 profissionais acompanharam uma capacitação sobre classificação de risco, também ministrada por Lilian Bhering. A palestra abordou a importância da identificação rápida de casos graves para garantir um atendimento eficiente nas emergências. “Profissionais qualificados nessa área asseguram um atendimento mais ágil e eficaz, beneficiando não só Volta Redonda, mas toda a região do Médio Paraíba”, ressaltou Lilian. 

A escolha do UniFOA como sede do evento reflete uma parceria de mais de 20 anos entre a instituição e o Coren-RJ. “Além de formar excelentes profissionais, o UniFOA está sempre aberto a iniciativas que fortaleçam a área da enfermagem”, afirmou Miriam Salles. A capacitação contou com a participação de egressos do UniFOA, enfermeiros formados por outras instituições, técnicos de enfermagem e estudantes de cursos técnicos da região. 

Com essa iniciativa o Coren-RJ junto ao UniFOA, reafirmam a importância de investir na atualização profissional para garantir uma assistência cada vez mais qualificada. Eventos como esse elevam o padrão do atendimento e fortalecem a enfermagem como pilar essencial do sistema de saúde. 

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A amamentação é uma das práticas mais recomendadas por especialistas em saúde para garantir o desenvolvimento saudável dos bebês. Ela oferece uma nutrição completa, fortalece o sistema imunológico do bebê e promove um vínculo afetivo entre mãe e filho. No entanto, muitos desafios ainda cercam a prática do aleitamento materno, especialmente em um mundo que, muitas vezes, não oferece o suporte adequado às mães. 

Pensando nisso, a Maternidade do Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa (HMPAGB) em Pinheiral, organizou uma roda de conversa sobre a promoção da amamentação onde reuniu profissionais da saúde, estudantes, professores e gestantes, teve como foco a promoção do aleitamento materno, abordando desde o parto até o período pós-parto, conhecido como puerpério. 

A Liga Acadêmica de Nutrição Materno Infantil (LANMI), pertencente ao curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e o curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA), puderam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nas atividades desenvolvidas, além de contribuir diretamente para a promoção da saúde e do bem-estar das mães e dos bebês atendidos na maternidade. 

Para a professora responsável pela LANMI, Margareth Saron, ver a liga envolvida em um evento de tamanha relevância é motivo de orgulho. “Estou extremamente orgulhosa de ver a Liga atuando ativamente nessa causa tão importante. Essa participação não só fortalece a atuação da liga, mas também contribui para a formação de profissionais mais conscientes e capacitados para enfrentar os desafios da nutrição na etapa vital da maternidade e infância,” destacou a professora.  

A roda de conversa abordou desde os primeiros momentos do pós-parto até as melhores práticas para garantir um aleitamento materno bem-sucedido, destacando a nutrição como um fator crucial para o desenvolvimento saudável dos bebês. 

Laryssa Marques, integrante da LANMI, compartilhou suas impressões sobre a participação no evento, destacando o impacto positivo que essa experiência teve em sua formação acadêmica. "Participar dessa experiência ainda durante a graduação é extremamente gratificante. Sentimos que estamos fazendo uma diferença real na vida dessas mulheres, oferecendo suporte e orientação em um período tão delicado e significativo. Essa vivência nos permite aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolvendo habilidades essenciais para nossa futura atuação profissional," afirmou Laryssa. 

A estudante também ressaltou a importância de ações como essa para a formação dos futuros profissionais de saúde. "A participação na LANMI nos proporciona uma oportunidade única de aprofundar nosso conhecimento em nutrição materno-infantil, uma área fundamental para o bem-estar das mães e dos bebês. Além disso, essas ações reforçam o compromisso social que temos como futuros profissionais da saúde, ajudando a promover hábitos alimentares saudáveis desde o início da vida," acrescentou. 

A integração de diferentes áreas da saúde no evento foi outro ponto destacado. O curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA) também esteve presente, contribuindo com a experiência e conhecimento de seus alunos. A coordenadora do curso, Ana Lúcia Devezas, enfatizou o valor dessa colaboração interdisciplinar.

"Dentre as atividades do técnico de enfermagem em uma UBSF, UBS, maternidades e ambulatórios, está o acolhimento e as orientações sobre a importância do aleitamento materno. Ao participar de uma roda de conversa, onde estavam presentes professores, estudantes do curso técnico, acadêmicos do curso de nutrição, funcionários e gestantes, proporcionou aos estudantes do curso técnico a oportunidade de vivenciar a integração entre ensino, serviço e comunidade, fortalecendo as aulas teóricas com a prática. Elas participaram efetivamente do evento, falando sobre suas vivências relacionadas ao aleitamento materno. Foi uma tarde extremamente enriquecedora," destacou Ana Lúcia. 

Ao vivenciar na prática o que estão aprendendo na teoria, os estudantes têm a oportunidade de consolidar seu aprendizado, além de desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe que serão essenciais em sua futura carreira profissional. Essa experiência prática é, sem dúvida, um diferencial na formação dos alunos, preparando-os de maneira mais completa para os desafios do mercado de trabalho. 

Margareth também falou sobre o impacto que essa participação tem não apenas para os alunos, mas também para a comunidade atendida. "Eventos como esse são essenciais para fortalecer o vínculo entre a universidade e a comunidade, permitindo que nossos alunos compartilhem seu conhecimento e contribuam para a promoção da saúde de maneira significativa. A interação direta com as gestantes nos possibilita entender melhor suas necessidades e desafios, o que enriquece ainda mais nosso trabalho acadêmico," concluiu a professora. 

Ao envolver-se ativamente em causas tão essenciais, o UniFOA continua a desempenhar um papel crucial na formação de profissionais conscientes e preparados para fazer a diferença em suas áreas de atuação. 

O evento também deixou claro que a colaboração entre diferentes cursos e áreas de conhecimento é fundamental para enfrentar os desafios da saúde pública de forma integrada e eficaz. Ao unir esforços em prol da promoção do aleitamento materno, os estudantes e profissionais envolvidos demonstraram que o trabalho em equipe é a chave para o sucesso na promoção de uma saúde mais equitativa e acessível para todos. 

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O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), foi um dos locais escolhidos para receber o 3º Simpósio de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro (Simpaterj). Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), o evento, trouxe à tona o tema “Enfermagem e a Transformação do Cuidado: Empoderamento profissional de auxiliares e técnicos de enfermagem para novos horizontes”. A iniciativa percorreu várias regiões do estado do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 26 de agosto, consolidando-se como um marco na valorização dos profissionais da enfermagem. 

Durante a semana, o Simpaterj focou em reconhecer e valorizar o papel crucial dos auxiliares e técnicos de enfermagem, que representam 63,8% dos recursos humanos da saúde, segundo dados do Ministério da Saúde. A coordenadora do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA), Ana Lúcia Devezas, destacou a importância de receber um evento dessa magnitude na instituição, sublinhando a valorização da equipe técnica em enfermagem e a parceria contínua com o Coren. “É um momento de valorização da equipe técnica, onde o Coren se faz presente, agregando outras instituições e aproximando para a qualificação do cuidado,” comentou Ana Lúcia. 

O evento contou com a presença de diversas autoridades e especialistas na área da saúde, incluindo a presidente do Coren-RJ, Dra. Lilian Behring, que enfatizou a relevância da formação técnica na prevenção de negligência, imprudência e imperícia no atendimento de saúde. Segundo Lilian, “a formação do técnico de enfermagem é crucial para salvaguardar a vida da sociedade, e o UniFOA tem sido um parceiro técnico e científico fundamental nessa missão”. 

Para Pedro Henrique Santos, técnico de enfermagem, participar de eventos como o Simpaterj é uma oportunidade única de crescimento profissional. “Além de demonstrar técnica, é uma chance de capacitação e de conhecer melhor a profissão,” afirmou. 

O diretor financeiro do Coren-RJ e coordenador do evento, Dr. Leilton Coelho, ressaltou a estratégia de descentralização do simpósio, visando aproximar o conhecimento das diversas regiões do estado. “Pensamos em uma forma descentralizada para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento completo, com deslocamento e gastos reduzidos,” explicou. 

A 3ª edição do Simpaterj reforça o compromisso do Coren-RJ e do UniFOA com a excelência na formação e na valorização dos técnicos de enfermagem, contribuindo para o fortalecimento da saúde pública no estado do Rio de Janeiro. 

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Estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) organizaram um aulão sobre Imunização da Criança para os alunos do curso técnico em Enfermagem da Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA). O encontro, realizado no laboratório de habilidades do campus Olezio Galotti, em Três Poços, foi uma iniciativa da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher, presidida pela estudante Bárbara Britto. 

A ideia de realizar a aula surgiu durante a Semana da Enfermagem, em maio de 2024, em uma conversa entre Bárbara Britto, a coordenadora do curso técnico, Ana Lúcia Devezas, e a professora Márcia Bastos. "Já queríamos realizar uma aula conjunta, mas na época não foi possível. Como técnica de enfermagem e agora concluindo a graduação, sei da importância de abordar esse tema com os alunos. A sala de vacina é um espaço crucial nas unidades básicas de saúde, e tanto os técnicos quanto os enfermeiros precisam estar bem-preparados para atuar nesse ambiente", explicou Bárbara. 

A reação dos alunos ao saberem dessa iniciativa foi extremamente positiva. "A diretoria da liga, composta por cinco alunas, apoiou a ideia imediatamente, e quando fizemos o convite aos estudantes, percebemos o entusiasmo deles em participar. Destacamos que a sala de vacina é um local de atuação fundamental para eles, e essa interação entre os cursos só fortalece a formação", acrescentou Bárbara. 

A integração entre os diferentes níveis de formação é vista como uma oportunidade de capacitação e fortalecimento do trabalho em equipe desde o início da trajetória profissional. "Acredito que, ao incentivar essa interação desde a formação, estamos preparando profissionais mais comunicativos, capacitados e dominantes da prática. A equipe de enfermagem é composta por técnicos e enfermeiros, e essa união deve ser estimulada desde a base", ressaltou Bárbara. 

A professora Márcia Bastos, que leciona tanto no curso de graduação quanto no curso técnico de Enfermagem, elogiou a iniciativa dos alunos. "É extremamente gratificante ver a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher tomar a iniciativa de promover um aulão sobre imunização para os futuros técnicos em Enfermagem. Essa integração é essencial para fortalecer o conhecimento e as práticas de enfermagem. Vi tanto os estudantes do técnico quanto os da graduação engajados e aproveitando ao máximo o conteúdo. Tenho muito orgulho de participar desses momentos, e acredito que essa interação desde a formação é crucial para construir uma equipe de enfermagem de excelência e qualidade", concluiu a professora. 

Essa ação reforça a importância de iniciativas que promovam a troca de experiências e o aprendizado contínuo, contribuindo para a formação de profissionais de enfermagem cada vez mais preparados e colaborativos. 

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No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.

No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:

“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.

A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).

Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:

“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.

Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.

Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.

Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:

“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.

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A primeira turma do curso Técnico em Enfermagem do UniFOA finalizou na tarde de hoje, 29, seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As apresentações da turma formada em sua maioria por mulheres começaram na segunda-feira, 27, e terminou na tarde de hoje, 29. As defesas ocorreram no AudiSmart do campus Olezio Galotti, em Três Poços.

Os futuros técnicos em enfermagem defenderam seus temas a partir de argumentos que enfatizavam a conscientização de cada assunto, explicados a partir de dados resgatados por meio de artigos sobre cada tema mostrado. Perguntada sobre as principais dificuldades enfrentadas na preparação do TCC, Maria Eduarda da Cunha, respondeu:

“Sem dúvida alguma foi conciliar nosso tempo com nossos outros compromissos, mesmo o Técnico em Enfermagem estando na reta final. Mas, ajudou muito o fato do TCC poder ser feito em grupo, e por sermos muito amigos. Por isso, apesar de tudo, conseguimos ser aprovados e estamos muito felizes mesmo”, comemorou.

O evento contou com a presença de familiares e de docentes do curso Técnico em Enfermagem, como a coordenadora Ana Lúcia Devezas, a professora Mônica Norris Ribeiro, responsável pela organização do evento, além da banca julgadora, que aprovaram todos os projetos apresentados. Frederico de Souza, muito satisfeito, se mostrou muito grato após finalmente conseguir a tão sonhada aprovação:

“Só agradecer a Deus, gratidão total. Toda a dificuldade que enfrentei durante todo esse processo, junto com meus amigos foi recompensada hoje, estou muito aliviado!”, comentou.

ALÉM DA APROVAÇÃO DO TÉCNICO

Todos os trabalhos já estão no formato exigido pelo Congresso “Tudo é Ciência”, de acordo com a professora Mônica Norris:

“Algumas alterações pedidas pela banca ainda deverão ser feitas, mas todos os TCC’s já estão na formatação exigida pelo Congresso, e serão enviados assim que essas pequenas modificações forem realizadas”.

Além disso, um dos projetos apresentados foi selecionado para ser publicado em Qualis A, sistema que classifica a produção científica brasileira. Perguntada sobre a importância da seleção do artigo, Geovanna Carreiro, professora do curso, declarou:

“Ter como sugestão periódico de publicação em Qualis A para a formação de nível técnico é de sumo impacto para a contribuição científica. Como professora, é gratificante ver o futuro da nossa classe profissional com embasamento científico, estando todos conscientes dos princípios éticos e humanos.”

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O curso de Enfermagem do UniFOA novamente se destacou, agora, sendo a única faculdade particular a participar do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem e o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem Gerontologia, realizados nos 12 a 15 de novembro, na UERJ Maracanã, Rio de Janeiro.   

A coordenadora do curso de Enfermagem, doutora Lucrécia Helena Loureiro, foi convidada a integrar o corpo de avaliadores presencial de diversos trabalhos premiados. “Eu avaliei mais de 50 trabalhos, foi uma participação muito enriquecedora pra nossa Instituição”, comemorou. Lucrécia somou a participação do UniFOA à sua vasta carreira acadêmica, de grande competência ao seu profissionalismo. “Conseguimos um acesso muito importante, levamos professores de Graduação e do Mestrado, assim como tivemos alunos participando também.” 

Os estudantes Fellipe Portugal e Luciana de Almeida Rondeli Souza, ambos do 4º período de Enfermagem consolidaram a ida como monitores no congresso, marcando presença em todos os dias de evento. “Pudemos auxiliar nas palestras e ter contato direto com os palestrantes. Conheci muitos profissionais, aprendi muito”, confirmou a aluna. Também fizeram parte do grupo que esteve no Congresso os professores Carlos Marcelo Balbino, docente do Mestrado e Enfermagem e o professor Douglas Markonne, de Enfermagem. Os alunos do Mestrado Profissional Carolina Baptista e Davi de Oliveira completaram o grupo que apresentou cinco trabalhos no evento. 

Segundo Fellipe, voltou com ótimas vivências. "Conheci muitas pessoas que possuem grande importância para a enfermagem brasileira e com isso aumentei meu repertório e network", que teve contato com várias presidentes das seções estaduais da ABEn e também de representação nacional. "Aprendi muito sobre gestão e liderança enquanto eu estava escalado como monitor da comissão científica". Nos cursos e nas reuniões temáticas, além de desempenhar a função de monitor, absorveu questões atuais sobre os desafios da enfermagem. "Fiquei muito feliz por ter encontrado professores meus lá, como a Lucrecia, Carlos Marcelo e Renata Martins. Foi uma grande oportunidade como acadêmico e futuro profissional".

Para o professor Carlos Marcelo Balbino, a ida ao congresso nos traz atualidades sobre a nossa profissão e novos conhecimentos.  "Tivemos várias contribuições, ditas por outros professores nos temas abordados dentro do evento. Como, por exemplo, uma professora do Rio Grande do Sul que sugeriu o desenvolvimento de um produto encima de um trabalhado apresentado pelo nosso aluno Davi. É fantástico participar de um evento desse porte".

Após a participação no evento, Lucréia retorna com uma grande parceria com a professora norte americana Karen Lucas Breda, da University of Hartford, que se colocou à disposição para bancas de Mestrado do UniFOA. “Uma grande conquista, haja vista que estamos falando de professores internacionais em nosso meio acadêmico”. 

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A oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula para beneficiar a comunidade local foi o centro do projeto desenvolvido pelo professor Marcelo Mendes e seus alunos do curso de Nutrição. O impacto positivo reverberou nos idosos residentes em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Barra Mansa: o Lar dos Velhinhos e o ILPI Vila Vicentina. 

O projeto teve origem em uma solicitação do Ministério Público ao UniFOA para auxiliar as ILPIs na região. Uma comitiva de professores, liderada pelo professor Marcelo Mendes, visitou os asilos para identificar necessidades e desafios específicos. 

Ao todo, 25 alunos e 6 professores participaram dessa iniciativa multidisciplinar, envolvendo cursos como Nutrição, Odontologia, e o curso Técnico em Enfermagem. Os alunos de Nutrição desempenharam um papel crucial ao realizar avaliações nutricionais detalhadas em 73 idosos, utilizando planilhas de Excel desenvolvidas para facilitar o trabalho da nutricionista local. 

O curso Técnico em Enfermagem se dedicou ativamente à prestação de cuidados diários aos idosos, incluindo troca de roupas e auxílio durante as refeições. Paralelamente, o curso de Odontologia realizou triagem e tratamentos emergenciais. 

O professor Marcelo Mendes destacou que essa experiência prática permitiu que os estudantes aplicassem conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo empatia e compreendendo os desafios do ambiente profissional. "Essa vivência contribui significativamente para a formação integral dos futuros profissionais", ressaltou. 

Depoimentos Impactantes

Cristiane Pedrosa, aluna do 7º período de Nutrição, expressou sua gratidão pela oportunidade, destacando o aprendizado prático com os idosos e a consolidação dos conhecimentos teóricos. Para ela, a iniciativa fortaleceu sua confiança para aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade, proporcionando crescimento tanto profissional quanto pessoal.  

“O projeto solidário do UniFOA demonstra o comprometimento da instituição em unir conhecimento acadêmico com ação social, gerando impacto positivo na comunidade local. A expectativa é que iniciativas como essa se perpetuem, beneficiando tanto os alunos quanto aqueles que recebem o apoio necessário”, falou Cristiane.  

Millaine Fernandes, do 8º período de Nutrição, também compartilhou sua experiência positiva. Para ela, a prática, aliada à teoria, foi fundamental para compreender as prescrições e os cuidados nutricionais necessários para atender aos idosos. 

Nas ILPIs que visitamos foram feitas avaliações físicas com o intuito de agregar ao acompanhamento nutricional dado pelas nutricionistas das instituições e com isso podemos conversar e entender melhor como são feitas as prescrições e os cuidados que rodeiam a nutrição para tal público”, comentou Millaine. 

Ambas as estudantes afirmaram que saíram do projeto não apenas como melhores profissionais, mas como pessoas mais empáticas e conscientes da importância da profissão para um grupo tão específico quanto os idosos. O comprometimento do UniFOA em integrar conhecimento acadêmico com ação social destaca-se como um exemplo inspirador de responsabilidade social universitária.

A expectativa é que iniciativas como essa continuem beneficiando tanto os alunos quanto a comunidade que recebe esse apoio valioso, inclusive com a renovação do projeto para o próximo ano com a participação de mais cursos. 

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Na última terça-feira (31), o curso técnico de Enfermagem do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA recebeu palestra sobre conteúdos e prática de exercícios que promovem melhoria do bem-estar, qualidade de vida e psicológico. No mesmo dia, também foi realizado o workshop “Saúde Mental no Trabalho: Conectando-se com o que existe de melhor em você”, como programação do Projeto Gente, destinado a funcionários da instituição.

As duas atividades foram organizadas pelo assessor da Presidência Alessandro Orofino. O objetivo dos encontros foi promover a conscientização sobre a importância da quebra de paradigmas relacionados ao assunto, que é muito discutido em ambientes de trabalho atualmente.

“A saúde mental deixou de ser um tabu. Reconhecer a importância do tema é de suma importância para o desenvolvimento pessoal e organizacional”, destacou Orofino.

Andressa, estudante de enfermagem, relatou que, apesar de não trabalhar com tópicos relacionados à saúde mental, sempre se interessou em saber mais acerca do assunto: “Sobre a humanização da saúde mental, é um tema que eu tenho muita curiosidade apesar de não ser minha área escolhida para trabalhar. Eu entendo que nós como profissionais da saúde, temos que entender um pouco e ter esse autocuidado, pois como vamos cuidar das outras pessoas se não estamos bem”, concluiu.

O incentivo e acolhimento realizados por essas ações mostram o compromisso e o cuidado da FOA e do UniFOA com cada um de seus profissionais e estudantes. O Centro Universitário de Volta Redonda sempre estará atento e alerta quanto ao estado mental de cada um de seus funcionários, professores e discentes, para que todos se sintam confortáveis e bem atendidos dentro da instituição.

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No último dia 14, começou a primeira fase do ano 2023 do projeto Coluna Reta, o programa de prevenção à escoliose em crianças, criado e liderado pelo ortopedista Dr. Juliano Coelho, egresso do UniFOA.  

Durante três dias, alunos de todos os cursos do UniFOA, estão realizando a primeira etapa do estudo, que requer avaliação de todas as crianças, encaminhamento ao raio-x e, posteriormente, consulta com o médico idealizador. O projeto começou o ano com a triagem no Colégio Getúlio Vargas, envolvendo mais de 60 alunos do UniFOA para executar o trabalho com contribuição de estágio. 

Os atendimentos, realizados em dois turnos (manhã e tarde) marcam o início da parceria do projeto Coluna Reta com o UniFOA, que também tem apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Foram formadas duas equipes de quatro alunos cada para otimizar as avaliações. Os estagiários são supervisionados pelo profissional da PMVR, o fisioterapeuta e professor Marcos Cunha.  Nesta primeira semana, Juliano também acompanhou as consultas ao lado do seu assessor Lennon Precioso. Na quinta-feira, o professor do curso de Medicina do UniFOA, neuro cirurgião, Dr. Julio Meyer também esteve acompanhando os atendimentos. O professor também é Diretor Técnico do Instituto Coluna Reta.

O programa visa atender até o final do ano, aproximadamente 26 mil crianças, de todas as escolas da rede pública de Volta Redonda. Para isso, foi formado um time de estagiários do UniFOA, capacitados em um treinamento ministrado pelo próprio dr. Juliano Coelho dentro do Centro Universitário de Volta Redonda, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.  

No decorrer das ações do projeto, alguns alunos da área de saúde poderão assistir a cirurgias que são realizadas mensalmente pelo ortopedista no Hospital São João Batista.  Para acompanhar o projeto, foi criado o Instagram para facilitar a transmissão de informações importantes. 

 

Campus UniFOA
Olezio Galotti
Av. Dauro Peixoto Aragão, 1325 Três Poços - Volta Redonda - RJ CEP 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400
Porfírio José de Almeida
Av. Lucas Evangelista, 862 Aterrado - Volta Redonda - RJ CEP 27215-630
Tel.: (24) 3344-1412
Colina | Anexo ao Hospital João Batista
Rua Nossa Senhora das Graças, 273 Colina - Volta Redonda - RJ CEP 27253-223
Tel.: (24) 3340-8437
Leonardo Mollica
Avenida Jaraguá, 1084 Retiro - Volta Redonda - RJ CEP 27277-130
Tel.: (24) 3344-1850

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