O curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA promoveu, na manhã desta quinta-feira (21), uma ação de ginástica laboral no Hospital Santa Cecília e no Plano LIVSAÚDE. O evento ocorreu das 8h30 às 11h30, contando com a participação ativa de 150 colaboradores dessas instituições.
A iniciativa teve como objetivo promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho, por meio de exercícios físicos e alongamentos específicos, visando reduzir o estresse e prevenir lesões relacionadas às atividades laborais.
A equipe responsável pela ação foi composta pelo professor Paulo Celso e pelos discentes Guilherme Maia e Eduarda Frauches. Juntos, eles proporcionaram momentos de atividade física e orientações sobre práticas saudáveis, que resultam em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
[elementor-template id="11211"]
A ginástica laboral é uma importante ferramenta para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, reduzindo a fadiga, o sedentarismo e promovendo a integração entre os colaboradores. O UniFOA reafirma seu compromisso com a comunidade local ao realizar ações como essa, que contribuem para o bem-estar da população e para a formação prática dos seus estudantes.
Essa iniciativa é mais um exemplo do comprometimento do UniFOA em promover a saúde e o bem-estar da comunidade e demonstra como a instituição busca ativamente sua missão de integrar o ensino, a pesquisa e a extensão em benefício da sociedade.

Em uma cerimônia marcante, em celebração aos 201 anos da Independência do Brasil, o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, teve a honra de participar do hasteamento das bandeiras que abriu o desfile cívico-militar de Volta Redonda, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, na manhã de quinta-feira (7). Mais de 30 mil pessoas compareceram ao evento, considerado o maior da região Sul Fluminense, e que contou com a presença do prefeito, Antonio Francisco Neto, e do deputado estadual Munir Neto.
A convite do prefeito, Eduardo Prado teve a distinta tarefa de hastear a bandeira do município, um gesto simbólico que ressalta a importância da Fundação Oswaldo Aranha na história e desenvolvimento da cidade. Esta foi a segunda vez consecutiva na história de Volta Redonda e da FOA em que seu presidente foi convidado para esse evento de grande significado.
Em suas palavras, Eduardo Prado manifestou sua satisfação em participar desse momento histórico: "É uma grande honra e júbilo por receber o convite do prefeito Neto para as festividades do 7 de setembro, representando todos os colaboradores e alunos da FOA e UniFOA. A História de Volta Redonda também passa pela FOA, orgulho e responsabilidade de todos nós. Gratidão pelo convite e reconhecimento da importância da FOA na educação e participação no desenvolvimento da região".
O Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA teve uma participação notável no desfile, com o curso de Educação Física sendo representado pelo coordenador, Silvio Vilela, alunos, diretório acadêmico, cheerleaders, e demais professores. Esta tradição de participação no desfile cívico-militar acontece desde 2005, reforçando o compromisso da instituição com a comunidade e a valorização das datas históricas que marcam a identidade nacional.
O evento foi marcado por aplausos calorosos e demonstrações de patriotismo, unindo a comunidade local em um momento de celebração da independência e de reconhecimento do papel fundamental das instituições educacionais, como a FOA e o UniFOA, no desenvolvimento da região de Volta Redonda.
[elementor-template id="11211"]
Fotos: Cris Oliveira/Secom PMVR
Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ

Com a proximidade do aguardado XV Congresso de Educação Física, promovido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, os interessados têm até domingo, dia 27, para garantir sua participação nos cursos oferecidos durante o evento. Com datas marcadas para os dias 31/08, 01/09 e 02/09, o congresso promete ser um espaço de aprendizado e troca de conhecimento para profissionais e estudantes da área.
Os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em diversos temas relevantes no campo da Educação Física. Os cursos, marcados para o dia 02 de setembro, ocorrerão das 08h às 17h. Dentro da abordagem, os participantes têm a liberdade de escolher uma entre as quatro opções disponíveis, adaptando-se assim à sua área de interesse. Para participar dos talk shows e cursos, é necessário se inscrever previamente no Congresso e, posteriormente, na atividade de interesse. Para participar dos cursos, há uma taxa de R$ 45.
Confira os cursos ofertados no XV Congresso de Educação Física do UniFOA:
Profa. Marcelle Pessanha
Iniciação à dança contemporânea através de exercícios e práticas voltadas para o fomento da autonomia e criatividade no processo de ensino – aprendizagem da dança; Jogos individuais e coletivos para experimentações corporais e posteriores aplicações artísticas em nosso cotidiano.
Local: Prédio e instalações do curso de Educação Física
Prof. Jeovani Caridade Gomes
Possibilidade de brincar educando e promovendo saúde!! A recreação no trabalho como tempo de descanso, auxiliando o esporte em busca da alta performance, na escola como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento, psicossocial, motor de um indivíduo. Na saúde como atividades que promovem saúde e qualidade de vida.
Local: Prédio e instalações do curso de Educação Física
Prof. Dr. Gleisson da Silva Araújo
Métodos avançados são estratégias de treinamento realizados para alunos experientes no intuito de aumentar a magnitude do estresse e variar os estímulos, aplicando grandes volumes em pouco tempo – densidade. Métodos que serão abordados: FST-7, ISS, 3/7, rest pause, GVT, SST, drop set, tri set, isometria funcional, pré exaustão.
Local: Prédio e instalações do curso de Educação Física
Prof. José Carlos Siciliano
Histórico das Tecnologias; Tecnologia como elemento facilitador do nosso cotidiano; Tecnologia aplicada a avaliação física (métodos de avaliação por bioimpedância, ultrassom...); Tecnologia aplicado ao treinamento físico-esportivo; Inovação tecnológica aplicada a Educação Física.
Local: Prédio e instalações do curso de Educação Física
Talk shows e apresentações:
31 de agosto / quinta-feira
18h30 – Apresentação de pôsteres
Ginásio do curso de Educação Física
19h30 – Apresentação oral de trabalhos
Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão
20h – Palestra
Atividade física para crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA
Prof. Me. Carlos Eduardo Lima Monteiro
Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão
01 de setembro / sexta-feira
19h – Abertura
Prof. Dr. Silvio Henrique Vilela
Auditório William Monachesi
19h15 – Apresentação Cultural
Auditório William Monachesi
19h20 – Talk Show (1º Bloco)
A interface do Treinamento Esportivo, saúde, aventura e ambiente no Pós-Pandemia
Prof. Dr. Anselmo José Perez, Prof. Dr. Helton de Sá Souza, Prof. Esp. Rodrigo Torres Machado
Auditório William Monachesi
20h20 – Apresentação Cultural
Auditório William Monachesi
20h30 – Talk Show (2º Bloco)
O Pós-Pandemia e seus impactos: na Educação Física Escolar, no Fitness e na iniciação desportiva
Prof. Samuel Sitta Suhett, Prof. Felipe Moura de Araújo e Prof. Samir Gomes Vilas Boas
Auditório William Monachesi
O congresso oferece uma seleção abrangente de cursos para atender às diferentes áreas de interesse dos participantes, além de serem ministrados por especialistas renomados no cenário da Educação Física, garantindo um aprendizado enriquecedor e atualizado com as últimas tendências da área.
Ambas as inscrições podem ser realizadas por meio do site oficial do evento. Outros detalhes sobre a programação, palestrantes e inscrições, também podem ser conferidos aqui.

Na última quarta-feira, dia 31, o Clube FOA realizou uma série de atividades em comemoração ao Dia do Desafio, destinadas aos funcionários FOA/UniFOA, no Campus Olezio Galotti. Foram oferecidas três propostas, sendo uma aberta a todos os participantes e as outras duas para os matriculados em atividades específicas.
A primeira atividade do dia foi um Alongamento Coletivo, ministrado pela professora Patrícia Cortêz, coordenadora do clube, e pelo professor Rodrigo Batista. Com foco em alongamento, a sessão teve como objetivo auxiliar na saúde e na postura dos participantes durante o expediente. Devido às condições climáticas, o alongamento aconteceu no Ginásio da Educação Física.
Para os adeptos da Hidroginástica, o Clube FOA preparou um desafio específico para a turma. Os participantes foram convidados a superar suas próprias metas e a se exercitarem de maneira divertida e estimulante na piscina.
Já os matriculados na academia puderam participar da dinâmica na musculação. Ao longo do dia, foram propostos desafios com séries e dinâmicas diferenciadas, proporcionando uma experiência motivadora e desafiadora para os praticantes de exercícios físicos.
O Dia do Desafio é uma iniciativa mundial que busca incentivar a prática regular de atividades físicas e a adoção de um estilo de vida saudável. Ao promover essas atividades, o Clube FOA contribuiu para conscientizar seus funcionários sobre a importância da atividade física e proporcionou momentos de interação e diversão.
As ações realizadas pelo Clube FOA no Campus Olezio Galotti demonstram o compromisso da instituição em promover o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores. Além disso, estimulam a adoção de hábitos saudáveis, beneficiando não apenas os participantes, mas também toda a comunidade acadêmica.
[elementor-template id="11211"]
Fotos: Hudson Ferreira

Das 40 vagas de estágio para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel), 33 foram preenchidas por estudantes de Educação Física do UniFOA. O resultado final do processo seletivo, organizado pela Secretaria Municipal de Administração (SMA), foi divulgado no dia 9 de dezembro e foi motivo de muito orgulho para o Centro Universitário de Volta Redonda.
O coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, acredita que essa conquista é fruto de um trabalho bem feito. “Esse é um resultado expressivo para as nossas avaliações de gestão do curso. Logicamente, nosso objetivo é preparar o discente para exercer a sua profissão e o resultado mostra que estamos no caminho certo”, destaca Silvio. No último resultado do Enade, inclusive, a Educação Física do UniFOA conquistou o melhor Conceito Enade no estado do Rio de Janeiro dessa graduação, entre as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.
Ele ainda comentou sobre a estudante que passou em primeiro lugar: “Se o discente está sendo testado e aprovado ainda durante sua fase de formação, significa que o trabalho está sendo bem feito. A discente que passou em primeiro lugar ainda está no quarto período do curso, o que potencializa ainda mais as informações desse resultado”.
Angélica Teixeira Pereira, aluna do quarto período, falou da importância desse estágio para a sua formação. “A Smel realiza vários tipos de atividades relacionadas a Educação Física: ginástica, dança, esportes, eventos. Então, eu acredito que terei a chance de vivenciar várias experiências que enriquecerão minha formação”, comemora.
Ela destaca ainda que não quer apenas cumprir as horas de estágio, “mas realmente aproveitar para aprender na prática.”
Esse resultado é fruto de muita dedicação e esforço, Angélica comentou que além de estudar de acordo com a bibliografia sugerida no edital, sua monitoria em Anatomia, e participação no grupo de estudos de Fisiologia do exercício também contribuíram para essa classificação honrosa.
A Smel possui muitos projetos esportivos e de lazer em Volta Redonda e os estagiários irão apoiar, auxiliar os professores durante as aulas, participar do planejamento das atividades, de eventos, entre outras ações. O coordenador do curso acredita que eles serão muito importantes no dia a dia da secretaria para poder oferecer mais esporte e saúde à população.
Confira os alunos da Educação Física do UniFOA aprovados para o estágio da Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda:
João Gabriel Barbosa Azevedo; Angelica Teixeira Pereira; Rafael Dias da Cunha Júnior; Vanessa Aparecida Trindade Hilário; Caio Henrique Lopes Dias; Matheus Martins de Souza; Lucas Siqueira Soares; Marcella Fonseca Costa Parreira; Pedro Lucas da Silva; Chayeny da Silva Leal; Fábio Fagundes de Almeida Filho; Yasmin de Souza Silva; Thiago Vinícius Juliano Berçot, Wallace Fabrício Pamplona; Guilherme Monachesi Tommaso; Julliana Araújo Buenos Frauches; Douglas Teixeira da Silva; Pedro Paulo Rodrigues Pereira; Leticia Eller Pereira; Victor Augusto Coelho Soares; Bianca Silva Pereira; Pedro Henrique Ramos Franco; Hudson Miranda dos Santos; Marcela Corrêa Dias Rodriguês; Beatriz da Cruz Ribeiro dos Santos; Wallace Paulo Pereira; Emanuelle Pereira Lidonio dos Santos; Clarissa Tavares Nascimento Reis; João Gabriel da Silva Marinho Bonifácio; Gabriel Moreira Pacheco; Guilherme Silva da Souza; Thamires Ribeiro do Carmo; Fernando Pereira de Brito; Daniel de Almeida Silva.

Talk de Sandro Ribeiro foi sobre "Três dicas com neurociência para um 'chega pra lá' no desinteresse". Foto: Douglas Mateus (Startiz Digital)
Mestre, pós-graduado e graduado pelo UniFOA, Sandro Ribeiro, doutorando em Educação pela UFRRJ, viveu “uma experiência ímpar”, segundo ele, como palestrante do TEDx da Faculdade EnsinE. O egresso do Centro Universitário de Volta Redonda participou do maior evento de disseminação de ideias do mundo, em Juiz de Fora (MG), no dia 28 de setembro.
Sandro é professor, formador de professores e especialista em metodologias ativas. Em seu talk, "Três dicas com neurociência para um 'chega pra lá' no desinteresse", ele abordou um dos maiores dilemas da educação: “como um professor pode captar o interesse de seus alunos?”. De acordo com Ribeiro, a chave do sucesso nessa empreitada está no equilíbrio, na captura e na singularização.
Em uma rede social, o palestrante publicou uma reflexão sobre esse importante acontecimento para sua carreira, classificando-o como “auge”. No texto, ele declarou o “orgulho e honra enormes, além é claro de muita gratidão pelo reconhecimento pelo meu trabalho na educação pública e privada do nosso Brasil”.
Ter esse retorno à sua dedicação como educador foi uma das grandes satisfações de Sandro nessa vivência, pois foi uma grande oportunidade de inspirar outras pessoas no lugar onde leciona na pós-graduação de Neuropsicopedagogia e MBA em Gestão. E para além do espaço físico, sua contribuição poderá chegar a pessoas do mundo inteiro. Afinal, é o TEDx.

“Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a valorização do nosso trabalho. Já estou formado há 31 anos, minha primeira formação foi no UniFOA. E agora chego nesse ponto de valorização, em ser um dos ‘speakers’ [palestrantes] do TEDx, de uma cidade muito importante, onde o nosso trabalho é muito valorizado. Você é considerado uma pessoa para inspirar outras pessoas, relacionado ao que você já faz. Isso foi uma coisa que me tocou muito”, relatou Sandro à FOA.
O encontro reuniu educadores e empreendedores sociais que estão fazendo a diferença na cidade mineira e região. Foram histórias de coragem e resiliência, de quem não tem medo de se renovar, de mudar os rumos, de ajudar o próximo. De empreender. De transformar. Esse é o TEDxFaculdadeEnsinE.
Sandro lembra com carinho de suas formações pela instituição, onde se formou em licenciatura plena em Educação Física (1991), fez especialização em Educação Motora (1994) e concluiu o Mestrado Profissional Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2017).
“É o meu lugar de formação. O UniFOA está 99% no meu sangue de profissional. Meu orientador no mestrado, Marcelo Paraíso, e a professora Ilda Cecília, que faleceu em julho, representam muito bem toda a minha gratidão pela FOA”, destacou o doutorando em Educação.

Um momento especial marcou o último sábado, dia 24, no Auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços. Egressos da 9ª turma de Educação Física do UniFOA se reencontraram após 41 anos de formados, época em que era chamada Escola de Educação Física de Volta Redonda.
Os profissionais que estudaram juntos de 1979 a 1981 participaram de um dia recheado de história e emoção. No início da manhã, foram recepcionados pelo pelo coordenador, Silvio Vilela.
“O curso é de todos e são todos muito bem-vindos à nossa casa. Para chegar onde está hoje, o curso contou com a participação de muitas pessoas e esses momentos de encontros nos faz ver a importância de cultuarmos nossa história”, comentou o professor. “Precisamos lembrar sempre de onde viemos e com quem viemos para entender como e por que estamos aqui hoje”, completou.
A reunião, que estava para acontecer no 50º aniversário do curso, no ano de 2021, foi adiado em razão da pandemia da Covid-19. “Agora, em 2022, quando o curso comemora o seu 51º aniversário e a 9ª turma comemora 41 anos de formada, fizemos um encontro em grande estilo”, comemorou Silvio.
Egressa da turma de 1981, Nadeja Varginha, que atualmente é professora do curso de Medicina da instituição, fez uma fala emocionante aos colegas. Lembrou de fatos e situações que marcaram os anos de convivência, das dificuldades e, principalmente, do compartilhamento de ombros amigos de colegas e professores socorrendo a quem precisava.
O evento também culminou com a entrega das carteiras de egressos dos presentes em forma de colação de grau. Para depois, visitarem as novas instalações do curso de Educação Física, onde foi inaugurada uma placa comemorativa. Em seguida, foi realizado um tour pelo campus e fotos na frente do antigo casarão, a única construção no campus que permanece igual ao momento em que eles se graduaram.
À noite, houve ainda um baile de gala no salão Grafite Hall, no bairro Aero Clube. para confraternização dos profissionais e seus familiares.
[elementor-template id="11211"]

Apresentação de dança
Um talk show marcou, nesta quinta-feira (01/09), no Auditório William Monachesi a XXIV edição do Encontro de Professores e Alunos de Educação Física (EPAEF), evento que acontece a cada dois anos no Centro Universitário de Volta Redonda, campus Três Poços, cujo público alvo são os estudantes recém-chegados à instituição. O título do evento foi Empregabilidade em Educação Física: Profissionais de sucesso. O evento coincidiu com a celebração pelo Dia Nacional do Profissional de Educação Física (Lei Federal nº 9696 em 1998).
Estiveram presentes o assessor da presidência da FOA, Márcio Lins; o pró-reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino do UniFOA, professor mestre Rafael Teixeira dos Santos; Rose Vilela, professora e secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda e professor mestre Paulo Celso Magalhães, ex-Coordenador dos cursos de Educação Física do UniFOA.
“O encontro se justifica pela busca no encantamento dos discentes pelo curso e pela profissão, através do contato deste discente com egressos que, formados em diferentes momentos dos últimos 50 anos, conseguiram atingir o sucesso na profissão atuando em diversos vieses profissionais dentro da área", explicou o coordenador do curso, professor Silvio Vilela.

Estudantes
O EPAEF reuniu profissionais da Educação Física, egressos do UniFOA, que atuam em escolas, academias, como personal training, gestores, empresários e acadêmicos, incluindo os que estão atuando na área da saúde, cujo nicho tem se mostrado excelente e ainda pouco explorado. Três apresentações musicais feitas por estudantes da Educação Física, sob o comando dos professores Beatriz Rennó Chaves e Cláudio Delunardo serviram para animar ainda mais a plateia já entusiasmada.
O talk show aconteceu sob o comando do professor Rodolfo Silva e reuniu sete profissionais da área, de diversos nichos, que também estavam no palco, contaram suas experiências e responderam perguntas dos estudantes, mediadas pelo professor doutor Cláudio Delunardo Severino, que também esteve responsável pela apresentação do evento e números musicais. A exceção foi o ex-professor do UniFOA Helton de Sá, cuja participação aconteceu de forma remota, diretamente de Viçosa (MG). Os demais profissionais que participaram de forma presencial foram: Aline Malta, Carolina Magalhães, Fabrício Carvalho, Denilson Aparecido, Pedro Hermano e Igor de Souza.

Os egressos Fabrício Carvalho, Denilson Aparecido, Pedro Hermano e Igor de Souza.
Um destes profissionais, Aline Malta é gestora de pessoas em uma academia em Volta Redonda e contou um pouco de sua experiência: “Hoje estou completando um ano no cargo. Eu comecei no estágio e resolvi colar com os melhores da academia, comprei serviços deles pra saber como trabalhavam, fazia mais do que me pediam, entregava mais do que esperavam e ficava mais tempo do que o básico do estágio. Neste processo eu recebi muita ajuda, empréstimos de livros, orientações, dei todas as aulas coletivas e isso me ajudou muito a descobrir o que eu gostava e o que não gostava. E descobri que adorava organizar coisas e resolver problemas. Gostava de organizar as aulas, providenciar o espaço, o horário e informar os professores. Então minha dica para os estagiários é: não faça um estágio apenas pela remuneração ou pelas horas que tem que entregar na faculdade. Faça com o coração, faça enxergando o futuro”, ela explica.

As egressas Aline Malta (à esquerda) e Carolina Magalhães
Confira outras fotos do evento:





O UniFOA está com inscrições abertas para o processo seletivo de tutores e estudantes para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2022/2023. As vagas são destinadas a alunos (a partir do 2º período) e professores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, desde que atendam aos requisitos que constam no edital do programa.
Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de julho pelo link: https://forms.office.com/r/CQKQP6kKvz. Em cada curso, serão selecionados oito estudantes e um docente após avaliação classificatória conforme os critérios descritos no edital abaixo. No mesmo documento, os candidatos podem conferir os detalhes quanto a bolsas e outras informações sobre o PET-Saúde.
10ª Edição - Gestão e Assistência
Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino - serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde (MS), por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), lança, em 2022, a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).
Com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o edital ofertará bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais aqui.

À direita, o professoro Otávio Barreiros Mithidieri recebendo a homenagem do deputado federal.
O professor do UniFOA Otávio Barreiros Mithidieri foi homenageado pelo Deputado Delegado Antônio Furtado, na última sexta-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Volta Redonda. O docente recebeu uma Moção de Aplauso em razão dos excelentes trabalhos na proteção, cuidado e na defesa dos idosos no Brasil.
Otávio também representou o Presidente da FOA, Eduardo Prado - que não pode estar presente - igualmente homenageado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, da qual Furtado é membro titular.
“Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho do UniFOA junto à comunidade. Nosso compromisso de responsabilidade social, com trabalhos voltado para o idoso, que agora foi reconhecido. Nós temos projetos de extensão, pesquisas, eventos... Então, esse é um momento de alegria para todos nós, em nome da Instituição”, comemorou Otávio Mithidieri, que faz parte da história do UniFOA há mais de 40 anos.
Desde 2000, através da Pró-Reitoria de Extensão, foram desenvolvidos pela FOA exatos 4.036 programas e projetos de extensão para terceira idade. Além de eventos e cursos destinados aos idosos: 2.148 realizados também ao longo desses 22 anos. Portanto, a Instituição promoveu 6.184 ações destinadas aos idosos, dado que corrobora com a homenagem.
Durante o evento de Moção de Aplauso, foram citados destaques aos homenageados. Ao Presidente, Eduardo Prado, a homenagem direcionada a ele foi motivada pela valorização do quadro de professores com mais de 90 anos e contratação de profissionais com mais idade, tendo funcionários com mais de 80 anos de idade.
Ao homenageado Otávio Mithidieri, além do reconhecimento de sua trajetória como docente do UniFOA, a criação de uma universidade aberta à terceira idade, implementação de disciplina no curso de Educação Física e por ter participado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda.

Professora de Medicina do UniFOA, Nadejda Varginha também foi homenageada por sua atuação como médica otorrinolaringologista.
Professora de Medicina do Centro Universitário, Nadejda Varginha também foi uma das homenageadas da noite, por sua atuação como médica otorrinolaringologista. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela página do deputado e pode ser conferido aqui.
Copyright © – UniFOA | Todos os direitos reservados à Fundação Oswaldo Aranha