XV Congresso de Educação Física está com inscrições abertas; confira a programação

Congresso de Educação Física

Estão abertas as inscrições para o aguardado XV Congresso de Educação Física promovido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Refletindo o espírito do curso, o evento também se torna uma vitrine de trabalhos vindos de professores, alunos e pesquisadores de variadas instituições de ensino, enfatizando sua abertura para toda a comunidade dedicada à área.

A temática deste ano é “A Educação Física no Pós-Pandemia” e contará com atividades nos dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O dia 31 de agosto é destinado à programação científica, com as apresentações de trabalhos em formato de pôster e apresentações orais. No dia seguinte, acontecerá um talk show de convidados, de forma presencial e remota, no Auditório William Monachesi. Fechando o congresso no dia 02 de setembro, o dia será todo para o desenvolvimento de cursos técnicos da área voltados à formação e à atualização de profissionais.

“Este evento passou a resgatar a tradição do Curso de Educação Física do UniFOA na promoção do Congresso de Volta Redonda, tornando-se um espaço privilegiado para a apresentação dos resultados dos projetos de iniciação científica da área”, destaca Silvio Henrique Vilela, coordenador do curso de Educação Física.

A participação no congresso é gratuita, contudo, é importante mencionar que haverá cobrança de taxa para submissão de artigo e para o acesso aos cursos técnicos, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado e networking. Aproveite essa oportunidade para se aprofundar nas tendências e desenvolvimentos da Educação Física na era pós-pandemia.

Para mais informações, acesse o site do Congresso e fique por dentro de tudo o que vai acontecer.

Cronograma Geral

Fique atento aos prazos do XV Congresso de Educação Física

Inscrição no congresso: até 02/09/2023

Inscrição nos cursos: até 27/08/2023

Submissão de trabalhos: até 12/08/2023

Divulgação de trabalhos aprovados: de 14/08/2023 a 20/08/2023

Confira a programação completa:

31 de agosto / quinta-feira

18h30 – Apresentação de pôsteres

Ginásio do curso de Educação Física

19h30 – Apresentação oral de trabalhos

Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão

20h – Palestra

Atividade física para crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA

Prof. Me. Carlos Eduardo Lima Monteiro

Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão

01 de setembro / sexta-feira

19h – Abertura

Prof. Dr. Silvio Henrique Vilela

19h15 – Apresentação Cultural

Auditório William Monachesi

19h20 – Talk Show (1º Bloco)

A interface do Treinamento Esportivo, saúde, aventura e ambiente no Pós-Pandemia

Prof. Dr. Anselmo José Perez, Prof. Dr. Helton de Sá Souza, Prof. Esp. Rodrigo Torres Machado

20h20 – Apresentação Cultural

Auditório William Monachesi

20h30 – Talk Show (2º Bloco)

O Pós-Pandemia e seus impactos: na Educação Física Escolar, no Fitness e na iniciação desportiva

Prof. Samuel Sitta Suhett, Prof. Felipe Moura de Araújo e Prof. Samir Gomes Vilas Boas

02 de setembro / sábado

Dança Contemporânea – Pautas Criativas: um olhar para a educação e a saúde

Profa. Marcelle Pessanha

Iniciação à dança contemporânea através de exercícios e práticas voltadas para o fomento da autonomia e criatividade no processo de ensino – aprendizagem da dança; Jogos individuais e coletivos para experimentações corporais e posteriores aplicações artísticas em nosso cotidiano.

08h às 17h – Curso

Recreação: “Recreação” da Escola, ao Lazer e Saúde!!

Prof. Jeovani Caridade Gomes

Possibilidade de brincar educando e promovendo saúde!! A recreação no trabalho como tempo de descanso, auxiliando o esporte em busca da alta performance, na escola como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento, psicossocial, motor de um indivíduo. Na saúde como atividades que promovem saúde e qualidade de vida.

Métodos Avançados de Treinamento de Força

Prof. Dr. Gleisson da Silva Araújo

Métodos avançados são estratégias de treinamento realizados para alunos experientes no intuito de aumentar a magnitude do estresse e variar os estímulos, aplicando grandes volumes em pouco tempo – densidade. Métodos que serão abordados: FST-7, ISS, 3/7, rest pause, GVT, SST, drop set, tri set, isometria funcional, pré exaustão.

Novas tecnologias a Serviço do Profissional de Educação Física

Prof. José Carlos Siciliano

Histórico das Tecnologias; Tecnologia como elemento facilitador do nosso cotidiano; Tecnologia aplicada a avaliação física (métodos de avaliação por bioimpedância, ultrassom…); Tecnologia aplicado ao treinamento físico-esportivo; Inovação tecnológica aplicada a Educação Física.