Você ainda está na dúvida sobre o curso para o qual vai se inscrever no vestibular, mas uma das opções para o seu futuro é se tornar um estudante de publicidade?
Então, esse texto foi feito para você! Aqui, nós vamos mostrar as principais características desse aluno. Ou seja, o que você precisa ter e fazer para alcançar o sucesso se quiser seguir essa carreira.
Quer saber mais? Acompanhe!
Características do estudante de publicidade
Sua mente é criativa, extrovertida e suas ideias geralmente são bem aceitas. Você sempre ouve que a comunicação é a sua cara, mas ainda não tem certeza disso.
Esse resumo define as características de quem faz publicidade. Mas para ter sucesso é preciso mais do que isso. Confira 5 dicas que vão ajudar a definir se esse é o curso certo para você:
1. Versatilidade
A publicidade é uma área que exige que seus profissionais saibam lidar com novas tecnologias e mídias. Com a atualização constante dos sistemas, ter essa característica é uma garantia de sucesso para o estudante que entra nesse curso.
A versatilidade pode ser percebida até mesmo na grande quantidade de funções que podem ser exercidas. Por exemplo:
- atendimento: realiza a comunicação entre o cliente e a agência para levantar os dados que farão parte de determinada campanha;
- marketing: faz o planejamento e o desenvolvimento do produto, o que abrange desde estratégias de preço, venda e distribuição até a proximidade maior com o consumidor;
- produção: produz jingles, comerciais e anúncios em TVs, rádios, revistas, jornais, sites e outdoors;
- promoção de vendas: desenvolve estratégias para vender por meio de campanhas promocionais de produtos.
Viu quanta coisa você pode fazer? Ainda existem muitas outras. Dentro do seu perfil é possível encontrar aquilo que mais o atrai se encaixa no seu conceito de versatilidade.
2. Capacidade de análise, crítica e interpretação
A comunicação é apenas uma das características desse estudante. Ele deve ir além e ter capacidade de analisar, criticar e interpretar seu público-alvo.
É assim que o profissional conseguirá repassar as informações que deseja para seus futuros clientes. Compreender o que o público-alvo precisa e quais são suas demandas também é fundamental para criar campanhas de sucesso.
3. Flexibilidade e organização
A publicidade é uma área que está mudando sua maneira de ser devido às novas tecnologias utilizadas na produção e distribuição de informações. Os profissionais precisam se adequar a esse novo ritmo, que é muito mais dinâmico.
O que isso significa? Que você precisa ter flexibilidade e organização. Saber lidar com as diferentes mudanças é o ponto-chave. O profissional deve conseguir trabalhar durante longas jornadas, sem horário fixo e com prazos apertados.
Outra opção que aparece é o home office. Cada vez mais os especialistas nessa área estão optando por serem autônomos ou trabalharem a distância.
4. Inovação
Essa é a palavra principal para quase todas as profissões. A inovação é essencial para o publicitário que deseja fazer sucesso. Afinal de contas, é ela que vai permitir destacar-se dos outros profissionais.
A inovação tem tudo a ver com a criatividade. Lembre-se de que isso não quer dizer ter sempre ideias diferentes. Você pode simplesmente pensar em novas formas de abordar ou utilizar aquilo que já existe. Isso faz toda a diferença.
5. Sentidos apurados
O aluno de publicidade deve ter um sentido apurado para saber aproveitar bem os recursos artísticos de que dispõe. Ele pode aproveitar qualquer um deles para produzir campanhas inéditas.
A tecnologia ajuda muito nesse momento, mas é preciso ter uma veia artística para saber o que fica legal. Aposte também em bons textos e áudios, que vão complementar a ideia e fazer o resultado ser ainda melhor.
Essas 5 características deixam claro o que todo estudante de publicidade precisa ter ou desenvolver para se dar bem no curso. Será que esse é o curso certo para você? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para seus amigos e colegas!