Entenda de uma vez por todas como funciona a faculdade de Medicina

Muitas pessoas sonham com ingressar na área da saúde e já podem ter se perguntado como funciona a faculdade de Medicina. Essa profissão, apesar de ser desafiadora, traz muita realização, bem como uma carreira promissora.

Nesse sentido, conhecer a rotina da graduação é um bom caminho para se familiarizar com as atividades realizadas e avaliar se essa realmente é a opção ideal para você. De antemão, podemos destacar que é um curso que demanda muita dedicação, mas que também é repleto de aprendizados incríveis.

Para ajudar, apresentaremos algumas informações importantes sobre a rotina do curso de Medicina. Confira nas próximas linhas.

Grade fundamental

O curso de Medicina dura em média 6 anos, que são divididos em 12 períodos. Durante esse tempo, os estudantes aprendem conceitos fundamentais da Química e da Biologia, além da prática médica e temas específicos em saúde.

A grade curricular varia conforme a instituição, porém, existem algumas matérias fundamentais que estão presentes em quase todas as graduações em Medicina do Brasil. São elas:

• Anatomia;
  • Biomorfologia;
  • Clínica Cirúrgica;
  • Doenças Infecciosas e Parasitárias;
  • Emergências Médicas;
  • Epidemiologia;
  • Farmacologia Médica;
  • Fisiopatologia;
  • Imunologia Médica;
  • Microbiologia Médica;
  • Oncologia e Hematologia;
  • Parasitologia Médica;
  • Patologia Geral;
  • Psicologia Médica;
  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Saúde da Família;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde Mental.

Ciclos do curso

Como vimos, o curso tem a duração mínima de 6 anos. Para saber como funciona a faculdade de Medicina, é preciso compreender que a graduação é dividida em 3 ciclos: Básico, Clínico e Internato. Cada um deles está relacionado à maturidade do estudante e dos conhecimentos que já desenvolveu na área.