Faculdade de Engenharia da Computação: o que você precisa saber sobre?

A tecnologia segue avançando em grandes saltos, movida pelos profissionais que trabalham na área. Para quem está em busca de altos salários, valorização profissional e liberdade geográfica, vale a pena considerar uma faculdade de Engenharia da Computação na hora de ingressar nessa carreira.

Tal formação oferece os conhecimentos centrais que profissionais da tecnologia precisam, além de permitir o acesso a cargos específicos para nível superior. Se você quer saber mais sobre como funciona o curso de Engenharia da Computação e como escolher uma boa instituição, continue a leitura e confira nosso post!

Como funciona o curso de Engenharia da Computação?

Se você deseja ser um Engenheiro de sucesso e gosta da área de tecnologia, o curso de Engenharia da Computação é uma excelente oportunidade. Quer saber como funciona essa graduação? Então, continue a leitura e confira, a seguir.

Perfil do aluno

O aluno de Engenharia da Computação, normalmente, tem afinidade com conteúdos de tecnologia e matemática. Além disso, é alguém com boa capacidade analítica, capaz de resolver problemas e altamente curioso.

São pessoas dedicadas, que muitas vezes conciliam um trabalho com o período de estudo a fim de conseguir se formar e crescer na carreira. Nesse sentido, contar com uma graduação à distância pode ser uma boa alternativa para esse futuro profissional.

Por fim, vale destacar que os alunos dessa área têm facilidade em se adaptar e acompanhar inovações e mudanças. Porém, tudo isso pode ser desenvolvido ao longo de uma boa faculdade.

Matérias do curso

Agora que você já sabe o perfil do aluno desse curso, que tal aprender quais são as matérias e habilidades que você vai desenvolver ao longo de um bom curso? Por exemplo, é possível entender o processo de desenvolvimento de softwares na intenção de aplicar no seu dia a dia de trabalho.

Leia também:  7 fatos que você precisa conhecer sobre o mercado de publicidade

Além disso, uma boa graduação vai te oferecer laboratórios virtuais para que você aplique na prática todos os conhecimentos teóricos que está vendo em sala. Assim, torna-se possível potencializar o aprendizado.

Ao contar com professores capacitados, o ensino fica mais divertido e você consegue aprender todas as matérias. Aliás, caso deseje ver a grade curricular do curso oferecido pelo UniFOA, basta acessar esse link e fazer o download.

Tempo de duração

Como você pode ver, há muito conhecimento que pode ser adquirido ao longo do curso de Engenharia da Computação. Mas, pode estar se perguntando: “qual é o tempo de duração dele?”.

Essa graduação, no UniFOA, ocorre ao longo de 5 anos, ou 10 semestres, nos quais você terá a quantidade de 33 competências e completará 3.600 horas de aula. Tudo isso para que, quando sair da faculdade, esteja plenamente apto a exercer a profissão.

Quais são as principais oportunidades de trabalho nessa área?

A partir da sua formação, será necessário entrar no mercado de trabalho. Por isso, entender como são as ofertas de trabalho para o Engenheiro da Computação é um passo importante. Explicamos alguns detalhes, a seguir!

Demanda de mercado

A área da Tecnologia, em geral, está com grande demanda por profissionais. Por exemplo, segundo estudo recente feito pelo Google, o país terá déficit de mais de 500 mil profissionais até 2025.

Leia também:  Vida equilibrada: como conciliar trabalho, lazer e estudos?

Ao se especializar na Engenharia da Computação, você entra na lista de profissionais que têm alta demanda e pouca concorrência, o que pode significar ótimos salários e uma boa projeção de carreira.

Salário médio

Como você viu, há muita demanda por profissionais da área da tecnologia. Em contrapartida, o número de pessoas com a formação necessária para trabalhar na área é baixo.

Esse cenário possibilita ganhos mais altos. Exemplo disso é o salário médio atual de um Engenheiro da Computação. De acordo com o site Vagas.com, a média salarial passa dos R$ 6.500,00.

Como escolher uma boa instituição para cursar Engenharia da Computação?

Na hora de escolher uma boa instituição de ensino, alguns cuidados são centrais para que você tenha acesso a um curso completo, com professores referência em sua área, além de facilitar sua entrada no mercado. Quer saber o que avaliar antes de iniciar seu curso? Então siga a leitura e confira os principais pontos a considerar.

Reconhecimento do curso pelo MEC

O primeiro aspecto que deve ser avaliado é o reconhecimento do curso pelo MEC. Esse tipo de verificação é necessária para que seu diploma seja válido. Afinal, imagina ter todo o trabalho para se formar e, ao final, descobrir que o título obtido não é reconhecido pelos órgãos educacionais brasileiros.

Os cursos do UniFOA, por exemplo, além de contarem com a validação pelo MEC, também atingiram a nota máxima na graduação digital. Isso não apenas garante a validade do curso, como também reconhece a qualidade do ensino.

Leia também:  RH ou Administração: qual escolher?

Modalidade de ensino

Outro aspecto importante se refere a modalidade de ensino que você vai cursar. Enquanto os cursos presenciais exigem mais organização e presença geográfica, a graduação digital é mais flexível.

Isso significa que vale a pena considerar os cursos que utilizam uma modalidade online, especialmente para quem deseja ter a flexibilidade para viver onde quiser, mas sem prejudicar seu processo de aprendizado. Inclusive, o curso de Engenharia da Computação do UniFOA é feito na modalidade digital para que qualquer pessoa possa concluir essa formação.

Acesso ao mercado de trabalho

O conhecimento e a qualificação oferecidos pela instituição são cruciais, contudo, também é necessário olhar para o mercado de trabalho e verificar quais oportunidades existem para quem realiza o curso.

Facilitar o ingresso na sua profissão também é uma responsabilidade da instituição. No UniFOA, por exemplo, você tem acesso a um Banco de Vagas de Emprego, facilitando a sua entrada em grandes empresas e marcas da tecnologia.

Entendeu como uma faculdade de Engenharia da Computação pode ajudar na construção de uma carreira de sucesso, com muita demanda e salários bem atrativos? Ao escolher uma boa faculdade, você tem todo o conhecimento necessário a fim de exercer a profissão e ter sucesso.

Quer saber como iniciar o seu curso de Engenharia da Computação? Então, entre em contato conosco e descubra os principais detalhes sobre essa formação!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas