Descubra o que faz um engenheiro eletricista em seu dia a dia

O curso de Engenharia Elétrica é bastante procurado pelos estudantes que almejam uma carreira bem-sucedida. No entanto, na hora de pesquisar sobre a grade curricular da graduação e o mercado de trabalho dessa profissão, pode surgir a dúvida, o que faz um engenheiro eletricista no seu dia a dia?

Se você também busca respostas para essa questão, acompanhe este post e entenda quais são as principais possibilidades de atuação do profissional formado em Engenharia Elétrica. Descubra exatamente o que faz um engenheiro eletricista em sua rotina de trabalho e avalie se essa é uma boa opção de carreira para o seu futuro!

Projeta equipamentos de automação

Esse profissional tem o conhecimento necessário para atuar na área de Controle e Automação, projetando equipamentos eletrônicos para automatizar processos repetitivos. Nesse cenário, o engenheiro eletricista faz muita diferença, visto que contribui para a modernização dos sistemas de produção. Vale destacar que um dos setores que mais buscam esse tipo de serviço é a indústria automobilística.

Cuida de redes de equipamentos de telecomunicações

Os avanços nos meios de comunicação têm provocado mudanças evidentes na sociedade, e a Engenharia Elétrica é uma das profissões em alta nesse mercado. O profissional de Engenharia Elétrica tem um papel muito importante nesse cenário, tanto na infraestrutura como em redes de dados com fibra óptica, satélites, redes e LAN e WAN.

Leia também:  Grupo de estudo: veja como você pode organizar o seu

Atua com circuitos integrados de equipamentos eletrônicos

Na área de Microeletrônica, o engenheiro é responsável por projetar e testar circuitos integrados, os quais são utilizados em sistemas de computadores, celulares e afins. Tais circuitos são dispositivos eletrônicos que contam com componentes executores de ações avançadas. Exemplos conhecidos são os chips e microchips.

Converte diferentes fontes energéticas em energia elétrica

Ao falar sobre o que faz um engenheiro eletricista em seu dia a dia, ressaltamos a importância desse profissional na geração e transmissão de eletricidade. Para isso, ele utiliza seu conhecimento específico na conversão de matéria-prima em energia elétrica, o que inclui as fontes hidráulica, eólica, solar, de gás natural, entre várias outras.

Projeta e acompanha sistemas elétricos de usinas

O engenheiro eletricista faz sistemas para serem implantados em usinas, assim como em estações e subestações que alimentam redes de energia elétrica. O profissional também é responsável pela manutenção de linhas e circuitos de alta-tensão, de modo a garantir segurança e estabilidade na distribuição da eletricidade.

Complementa o trabalho de outras áreas da Engenharia

Há muitas diferenças entre cursos de Engenharia, mas no exercício da profissão algumas áreas se encontram. Dessa forma, o engenheiro eletricista complementa o trabalho de profissionais das áreas Civil, Mecânica, Ambiental, Mecatrônica, entre outras.

Compreendeu o que faz um engenheiro eletricista? Então, se você tinha dúvidas em relação aos tipos de Engenharia, já pode acrescentar mais esse item à sua lista de opções de carreira, certo? O passo seguinte é encontrar uma instituição de qualidade para iniciar sua jornada universitária.

Leia também:  Saiba o que é e como funciona uma rádio universitária!

Agora, basta entrar em contato conosco que mostraremos o caminho para o seu futuro profissional!

engenheiro eletricista

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas