5 melhores dicas de estudo para aprender melhor e mais rápido

Muito esforço está por trás de cada aprovação no vestibular. Se você tem enfrentado uma rotina de revisões constantes, certamente já pegou dicas de estudo com colegas e professores. A gente criou este artigo para deixar sua lista de táticas ainda mais completa e eficaz.

Afinal, nunca é demais receber conselhos sobre métodos de aprendizagem, certo? O importante é reunir o máximo de recursos para atingir seus objetivos: mandar bem nas provas e se tornar uma pessoa mais produtiva, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Vamos às dicas? Continue a leitura e anote todas!

1. Use técnicas de memorização

Não é fácil assimilar tanto conteúdo em pouco tempo. Para otimizar esse processo, você pode adotar técnicas de memorização que deixem os assuntos na ponta da língua. Muitas delas são fáceis de aplicar e podem ser testadas na hora de estudar em casa, tais como:

• ler o mesmo texto várias vezes — a repetição faz com que o cérebro consiga armazenar maior quantidade de detalhes, indo além das informações básicas;
  • ensinar outra pessoa — tentar explicar (mesmo com certa dificuldade) o que acabou de aprender a um amigo ou familiar pode ser bastante positivo para a memória;
  • gravar e escutar o conteúdo — você também pode registrar as próprias falas e ouvir o material em sequência, a fim de reforçar o tema central.
Leia também:  Como fazer uma apresentação profissional que impressiona: Dicas e estratégias eficientes

2. Coloque em prática o que aprendeu

Não adianta passar horas fazendo leituras ou assistindo a documentários se você não faz reflexões sobre cada tópico. De tempos em tempos, você precisa fazer uma pausa para colocar os assuntos em prática. Significa, realmente, botar a mão na massa e interagir com a matéria.

Um bom exemplo é elaborar resumos de textos e resolver listas de exercícios por conta própria. De preferência, faça tudo à mão para aumentar o foco e manter contato próximo com aquilo a ser aprendido. Escrever com lápis ou caneta está entre as dicas de estudo justamente por exigir mais dedicação ao processo.

3. Use materiais impressos

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, vale a pena investir em apostilas, livros e cadernos para enriquecer o seu material de consulta. Sabemos que, na era tecnológica, é normal que o cronograma de estudos envolva muitos aplicativos e ferramentas digitais.

Ainda assim, não perca a oportunidade de usar recursos impressos. Eles permitem anotar, esboçar ideias e fazer esquemas de forma livre, sempre que alguma dúvida ou solução vier à mente. Por conta disso, ajudam a assimilar fórmulas, conceitos e demais pontos relevantes.

4. Faça conexões gráficas e mentais

Já ouviu falar das associações? Todo estudante faz uso desse método em algum momento, mesmo que não perceba. Ele consiste em conectar assuntos difíceis de lembrar a desenhos, símbolos, frases, objetos e qualquer outro recurso que ajude na memorização.