Engenharia de produção e civil: entenda as diferenças entre os cursos

Você precisa escolher a faculdade e sabe que quer cursar engenharia. Mas, a partir daí, fica difícil saber qual carreira específica quer seguir? Realmente, é um campo bastante abrangente e um dilema comum entre os candidatos é escolher entre Engenharia de Produção e Civil.

Para decidir com tranquilidade, é preciso conhecer os tipos de Engenharia, mais especificamente como é o curso de cada área, qual é o perfil do profissional e como é o mercado de trabalho para cada uma delas.

Para responder a essas perguntas, acompanhe este post! Com essas informações ficará fácil decidir entre a Engenharia Civil ou de Produção — compare os cursos e veja qual mais combina com você!

Como são os cursos?

As duas graduações têm duração de 5 anos. Nos primeiros anos dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil, o estudante terá disciplinas mais teóricas, com noções de Matemática, Física e Cálculo, que são as bases dessas carreiras — tudo para que ele desenvolva o raciocínio lógico e consiga planejar e resolver problemas.

Nos dois tipos de Engenharia, o aluno pode ainda realizar projetos de iniciação científica e também participar da empresa júnior da faculdade.

Engenharia Civil ou de Produção? Acompanhe as diferenças entre os cursos a seguir!

Engenharia de Produção

O aluno terá disciplinas voltadas para a Engenharia, mas também direcionadas às áreas de Administração, Economia, processos gerenciais, estratégia e inovação, desenvolvimento de sistemas produtivos, entre outras.

Isso porque o curso busca formar um profissional que saiba otimizar os processos, fazer planejamentos, reduzir custos etc. — tudo voltado para aumentar a produtividade. Confira a seguir algumas das disciplinas da matriz curricular:

• Teoria das Organizações;
  • Contabilidade e Custos;
  • Eletricidade Aplicada;
  • Engenharia da Qualidade;
  • Gestão da Produção;
  • Tecnologia da Informação;
  • Engenharia Econômica e Finanças;
  • Gestão Ambiental;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Processo de Fabricação;
  • Avaliação Econômico-Financeira de Projetos;
  • Logística e Cadeia de Suprimentos;
  • Robótica;
  • Projeto de Fábrica;
  • Projeto e Desenvolvimento de Produto;
  • Automação da Produção;
  • Planejamento Estratégico Industrial.
Leia também:  Conheça 4 técnicas de gestão de tempo para estudos

É uma formação que se volta para três linhas de conhecimento: Gestão da Qualidade, Gestão da Produção e Gestão Econômico-financeira. No curso, os alunos têm muitas aulas de laboratórios, com destaque para o de informática, em que eles aprendem a trabalhar com diferentes softwares da área.

Engenharia Civil

A grade curricular do curso se volta para projetos, desenho técnico, estrutura, materiais, hidráulicas, eletricidade, tudo o que o profissional precisa saber para executar uma obra com segurança. Acompanhe a seguir alguns dos temas trabalhados:

• Desenho Arquitetônico e Topográfico;
  • Materiais de Construção;
  • Resistência dos Materiais Aplicada;
  • Topografia Aplicada;
  • Geologia;
  • Hidrologia e Recursos Hídricos;
  • Saneamento e Tratamento de Resíduos;
  • Ações de Segurança nas Estruturas;
  • Concreto Armado;
  • Eletrotécnica e Instalações Elétricas;
  • Estruturas de Madeira;
  • Instalações Hidráulicas e Sanitárias;
  • Mecânica dos Solos;
  • Composição e Avaliação Econômica de Obras;
  • Modelagem Computacional em Instalações Prediais;
  • Projeto de Edifícios;
  • Construção de Estradas e Pavimentação;
  • Estruturas Metálicas;
  • Gestão e Controle de Obras.

Se você tem dúvidas entre Engenharia Civil ou de Produção, saiba que o primeiro curso também conta com muitas disciplinas em laboratório, como os de topografia, mecânica dos solos, materiais de construção, geotecnia, hidrologia e hidráulica. Além disso, os alunos participam de visitas técnicas para entender melhor como funciona a parte prática da área.

Qual o perfil do profissional?

Existem vários tipos de Engenharia, mas, independentemente da área, o profissional precisa gostar de números, de realizar planejamentos e de trabalhar em equipe. É necessário ainda estar sempre atualizado com as tecnologias do setor.

Leia também:  Conectando-se com sucesso: dicas para jovens com dificuldade de socialização em ambiente de estudo

O engenheiro de produção deve estar aberto a diferentes áreas, pois vai aliar a Engenharia a técnicas de Administração, Economia e também Logística. Já o engenheiro civil deve focar na precisão, ser meticuloso e bastante organizado. Além disso, precisa ter jogo de cintura para enfrentar problemas e encontrar soluções que não prejudiquem o andamento dos projetos nem comprometam a segurança.

Como é o mercado de trabalho?

Tanto a Engenharia de Produção quanto a Civil abrem boas perspectivas de trabalho, assim o aluno pode escolher qualquer uma das carreiras sem medo.

Acompanhe abaixo como é o mercado para cada um dos tipos de Engenharia:

Engenharia de Produção

O profissional pode trabalhar em variados setores, desde indústrias a empresas de serviços. Seus conhecimentos de gestão financeira, de pessoas e equipamentos são voltados para propor o aumento da produtividade sem elevar os custos, automatizar a produção e para melhorar a logística e atividades comerciais.

Engenharia Civil

O engenheiro civil vai trabalhar em projetos e na execução de empreendimentos, como casas, prédios, obras viárias, barragens, entre outros.

É o profissional que acompanha todas as fases de uma simples reforma ou de uma construção, o que inclui análise do solo, escolha dos materiais, além de todo o planejamento hidráulico, elétrico etc.

Ele ainda lidera equipes e faz a supervisão de todos os padrões de qualidade e segurança de uma obra. É, portanto, uma carreira cheia de desafios, mas que, para quem se dedica, oferece um futuro brilhante.