Separamos 9 dicas para você escolher a melhor faculdade de Medicina

Escolher a melhor faculdade de Medicina é uma das tarefas mais difíceis para o estudante. Afinal, essa é uma área concorrida. Por isso, nem sempre se consegue passar nas instituições desejadas. No entanto, o aluno deve selecionar apenas entidades sérias para seguir nessa profissão.

Como se trata de um curso extremamente disputado, é necessário tentar várias formas de garantir uma formação de qualidade. Assim, você de fato pode aumentar as suas chances de sucesso nos processos seletivos.

Além disso, se não refletir um pouco sobre essa decisão, poderá se arrepender e abandonar o curso. Imagine o desperdício de esforço para entrar na faculdade? Afinal, embora às vezes seja inevitável, desistir do diploma no meio do caminho nos faz perder tempo e dinheiro!

E isso ainda mais em Medicina, área na qual há poucas vagas e as mensalidades são caras! Portanto, aproveite para conhecer os principais fatores a considerar ao escolher a melhor faculdade de Medicina! Como? É só continuar a leitura deste post e conferir nossas 9 dicas!

1. Conheça a grade curricular do curso

Conhecer a grade curricular do curso é como saber com certa antecedência o que você vai estudar. Isso é algo que pode fazer toda a diferença para a sua escolha. Embora grande parte das disciplinas seja comum a todas as universidades e faculdades, podem existir variações que influenciem a sua opinião.

Outro aspecto relevante é pesquisar sobre o projeto pedagógico e suas características. Por exemplo: é interessante saber se o curso é mais tradicional ou propõe uma discussão integrada e inovadora.

O ideal é que todos os principais assuntos da Medicina sejam abordados e que as suas expectativas sejam atendidas — principalmente para reduzir os riscos de se decepcionar lá na frente e isso ser motivo de desistência.

2. Confira a avaliação da instituição

Para ter um diploma válido e reconhecido em todo país, é necessário que a sua instituição de ensino seja autorizada e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação). Para fazer essa consulta, basta entrar no site do órgão e digitar o nome da faculdade.

Leia também:  Projeto do curso de Odontologia devolve o sorriso a moradores em situação de rua

Além disso, aproveite para ver qual é a nota do curso que você está pensando em fazer — vale lembrar que a pontuação máxima é 5. Esse tipo de indicador pode ser um critério de desempate.

3. Analise a infraestrutura oferecida

Outro benefício que uma faculdade de Medicina deve oferecer para os seus alunos e futuros médicos é ter uma ótima infraestrutura de aprendizado. Logo, se puder, pesquise na internet fotos das salas de aula, laboratórios, equipamentos, biblioteca, entre outros.

Mais um detalhe importante nesse sentido é a preocupação da faculdade em realizar parcerias para que o estudante consiga fazer estágios e aprender na prática. Por isso, aquela que não possui o seu próprio Hospital Escola deve pelo menos ter um convênio com um hospital.

4. Pesquise sobre a qualificação do corpo docente

Ainda que ter um campus maravilhoso e estruturado seja uma grande vantagem, pouco adianta contar com tantos benefícios sem ter professores de alto nível. Afinal, eles são os maiores responsáveis pela transmissão do conhecimento, certo?

Sendo assim, não deixe de considerar a qualificação do corpo docente na hora de avaliar uma instituição de ensino. Caso não encontre esses dados na página do curso, entre em contato com a faculdade para obter esse tipo de informação.

É fundamental que os profissionais sejam reconhecidos em suas áreas de atuação, tendo uma formação sólida e experiência prática no mercado — o que contribui bastante para a preparação dos estudantes.

Uma boa dica é fazer a pesquisa dos nomes na plataforma Lattes, que reúne uma enorme quantidade de currículos dos mais diversos segmentos. Portanto, se você nunca ouviu falar de determinado médico professor, essa pode ser uma alternativa para saber um pouco mais do seu trabalho e capacitação.

5. Busque referências que comprovem a qualidade

Existem alguns prêmios, certificados e indicadores de qualidade nesse mercado. Por exemplo: um deles é o selo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), emitido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).