Como colocar a matéria atrasada em dia? Confira 6 dicas!

Nem sempre é possível seguir uma maratona de estudos à risca. Questões de saúde, problemas na família e outros motivos podem afetar a capacidade de aprender ou rever conteúdos durante o preparo para os vestibulares. Se você está passando por isso, saiba que tem como colocar matéria atrasada em dia sem grandes preocupações.

Quem acaba deixando assuntos para trás tende a sentir um pouco de medo e insegurança. Afinal, cada minuto importa nas épocas que exigem a consulta de um grande volume de informações. A boa notícia é que, com organização e algumas mudanças na rotina, qualquer atraso pode ser facilmente superado.

Que tal enfrentar esse desafio com a nossa ajuda? Continue a leitura e veja 6 ótimas dicas!

1. Faça um levantamento dos tópicos em atraso

O primeiro passo é avaliar o cenário para ter uma noção da quantidade de temas que ficaram parados. Pense que é normal desanimar ao perceber que o seu estudo ficou em segundo plano, mas não deixe que esse desconforto aumente a procrastinação. Quanto antes você agir, mais rápido poderá retornar ao ponto desejado.

Quem tem um plano organizado consegue identificar o que está em atraso com muita facilidade. Se é o seu caso, observe as anotações e os períodos dedicados a cada disciplina. Marque todos os campos que não foram preenchidos em um caderno para garantir que sejam consultados posteriormente, com o mesmo nível de atenção.

Outro truque para colocar matéria atrasada em dia é conversar com colegas que estão encarando o mesmo ciclo de atividades, perguntando sobre o desempenho e o avanço dessas pessoas. Inclusive, a troca pode ser um momento de desabafo ao grupo inteiro, já que ninguém está livre de passar dificuldades quando o objetivo é manter o aprendizado contínuo.

2. Reajuste o seu cronograma de estudos

Os conteúdos acumulados vão demandar mais tempo de revisão até que atinjam o estado dos demais. Por isso, faça alterações em seu atual cronograma e priorize os materiais que ficaram para trás. Nesse caso, você pode aumentar tanto o tempo diário de leitura e exercícios quanto a frequência de estudos ao longo das semanas.

Leia também:  Em visita ao UniFOA, presidente da Unimed Volta Redonda oferece novas parcerias à Instituição

Só não cometa o erro de ignorar completamente os temas que estão em dia. Isso só vai fazer com que o problema mude o seu foco, passando de uma categoria de disciplinas para outra. Assim, na busca de como colocar matéria atrasada em dia, tenha o cuidado de distribuir bem os assuntos e fornecer estímulos variados ao cérebro.

Adequar o cronograma ajuda a manter a motivação nas alturas porque confirma que é possível contornar obstáculos quando há esforço suficiente. Ou seja, se você fizer adaptações de acordo com a realidade apresentada e valorizar cada conquista, por menor que seja, certamente terá sucesso na missão de recuperar o próprio ritmo.

3. Preserve o tempo de lazer e o descanso

Na corrida para dar conta de tudo o que importa, pode ser necessário intensificar o estudo em diferentes períodos do seu dia. O problema é quando a vontade de superar o atraso se torna excessiva, fazendo com que você negligencie as pausas, muito importantes para o repor a energia do corpo e da mente.

Na dúvida de como conduzir seus horários, lembre-se de que nenhum organismo funciona bem sem descanso adequado. Isso inclui desde o sono noturno até os momentos de distração, quando deixamos a cabeça livre de pensamentos relacionados ao trabalho e outros compromissos.

Resumindo, você pode até encurtar o prazo das folgas para relaxar ou se divertir, mas não eliminar esses programas do seu dia a dia. Ter instantes exclusivos para fazer o que gosta é o caminho mais seguro para evitar o estresse, a ansiedade e outros sentimentos negativos que afetam sua produtividade.

Leia também:  Saiba como está o mercado de trabalho para Nutrição

4. Ocupe melhor os intervalos da rotina

Aqui, não estamos falando de todos os momentos dedicados ao lazer e ao descanso. Pense mais nos intervalos breves, como aqueles realizados para você se deslocar de um local ao outro. Enquanto pega uma carona, caminha pela calçada ou anda de ônibus, por exemplo, é possível adquirir novos conhecimentos e revisar várias questões.

Para isso, basta diversificar os métodos de estudo no seu dia a dia. Existem muitos recursos disponíveis em forma de texto, vídeo e áudio. Uma boa opção quando você não pode olhar para a tela do celular ou do notebook é o podcast. Isso porque funciona como um canal de rádio que compartilha apenas diálogos entre os participantes.

A variação nas fontes e nos materiais também é bem-vinda para quem costuma estudar no conforto de casa. Nesses casos, para colocar a matéria atrasada em dia, vale a pena produzir textos com resumos à mão, assistir a documentários, resolver exercícios presentes em editais, ler livros ou apostilas e trocar ideias com outras pessoas.

5. Cuide da organização do espaço

Ninguém consegue se concentrar em um local bagunçado, certo? A dificuldade aumenta quando há uma preocupação extra na cabeça, como a necessidade de colocar matéria atrasada em dia. Ou seja, se você está prestes a recuperar assuntos que ficaram de lado, precisa caprichar ainda mais na organização do ambiente de estudos.

Comece pela arrumação geral do cômodo onde vai realizar suas atividades, fazendo uma limpeza e colocando todos os objetos em seus devidos lugares. Depois, retire pertences, itens decorativos e demais acessórios da mesa ou escrivaninha. O ideal é cobrir essa superfície apenas com os materiais de apoio para os seus aprendizados.

Leia também:  Quais são as profissões do futuro e como se preparar para elas?

Também é bom se certificar de que as condições de luz e temperatura estão adequadas, pois isso faz diferença no conforto. São ajustes simples que favorecem a permanência prolongada no espaço de estudo. Consequentemente, aceleram seus resultados para que possa mandar bem no Enem, no vestibular e até nas provas da faculdade.

6. Busque inspiração

Não conseguir manter a rotina traz sensações negativas, mas lembre-se de que os erros não definem o perfil de ninguém. Quando se sentir para baixo ou com vontade de desistir, busque apoio em grupos que passaram ou estão passando pela mesma situação.

Hoje, é muito fácil interagir com pessoas de diferentes lugares nas redes sociais, em fóruns ou em canais de vídeos. Ao explorar esses espaços, você logo percebe que as dificuldades fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Cabe a cada uma delas reconhecer o problema antes de agir em busca de soluções.

Se possível, inclua conteúdos de qualidade em sua programação diária. Materiais que fornecem boas referências, dicas de estudo e relatos inspiradores são grandes aliados para que você tenha mais ânimo e siga o caminho do aprendizado com bastante energia.

Agora que sabe como colocar matéria atrasada em dia, que tal planejar a rotina para não acumular mais nenhum assunto importante? Sua disciplina precisa ser constante para que gere os efeitos esperados. Quando sair do rumo por algum motivo, relembre os benefícios da educação e retome o ritmo quanto antes.

Já lembrou de dar uma conferida nas nossas redes sociais? Aproveite e curta os perfis nos seguintes espaços: Instagram, Facebook e Twitter.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas