Por que fazer faculdade de enfermagem mesmo com formação técnica?

Muitos profissionais ficam em dúvida se vale a pena fazer uma faculdade de enfermagem quando já possuem o diploma do curso técnico na mesma área. Podemos dizer que a formação técnica é, na verdade, somente o primeiro passo para quem quer crescer na carreira.

Dessa forma, para ampliar as oportunidades profissionais, inclusive com cargos de liderança, bem como se especializar em um segmento da enfermagem, é fundamental cursar a graduação.

Se você está nesse dilema, acompanhe nosso post e veja todas as vantagens de fazer a faculdade mesmo com a formação técnica!

Adquirir uma visão global da enfermagem

Em primeiro lugar, é importante conhecer as diferenças entre a faculdade de enfermagem e o curso técnico na área:

• faculdade: o curso superior dura de 4 a 5 anos e proporciona uma visão global e crítica acerca de uma área do conhecimento. São disciplinas teóricas e práticas — com conteúdos aprofundados — ministradas por professores mestres e doutores;
  • curso técnico: a formação é concluída entre 18 e 24 meses e as disciplinas são mais direcionadas para a prática.

As duas formações são valorizadas pelo mercado de trabalho, porém o técnico em enfermagem tem uma atuação mais limitada do que o profissional graduado nessa área. Dessa maneira, quem já é técnico pode enriquecer seu currículo ao fazer a faculdade e assim, garantir melhores oportunidades profissionais.

Ampliar a atuação profissional

Mas, na prática, em que difere a atuação desses profissionais? Ambos são fundamentais nas equipes de enfermagem, porém o técnico em enfermagem vai atuar em casos de baixa e média complexidade.