Por que fazer faculdade de enfermagem mesmo com formação técnica?

Muitos profissionais ficam em dúvida se vale a pena fazer uma faculdade de enfermagem quando já possuem o diploma do curso técnico na mesma área. Podemos dizer que a formação técnica é, na verdade, somente o primeiro passo para quem quer crescer na carreira.

Dessa forma, para ampliar as oportunidades profissionais, inclusive com cargos de liderança, bem como se especializar em um segmento da enfermagem, é fundamental cursar a graduação.

Se você está nesse dilema, acompanhe nosso post e veja todas as vantagens de fazer a faculdade mesmo com a formação técnica!

Adquirir uma visão global da enfermagem

Em primeiro lugar, é importante conhecer as diferenças entre a faculdade de enfermagem e o curso técnico na área:

  • faculdade: o curso superior dura de 4 a 5 anos e proporciona uma visão global e crítica acerca de uma área do conhecimento. São disciplinas teóricas e práticas — com conteúdos aprofundados — ministradas por professores mestres e doutores;
  • curso técnico: a formação é concluída entre 18 e 24 meses e as disciplinas são mais direcionadas para a prática.

As duas formações são valorizadas pelo mercado de trabalho, porém o técnico em enfermagem tem uma atuação mais limitada do que o profissional graduado nessa área. Dessa maneira, quem já é técnico pode enriquecer seu currículo ao fazer a faculdade e assim, garantir melhores oportunidades profissionais.

Ampliar a atuação profissional

Mas, na prática, em que difere a atuação desses profissionais? Ambos são fundamentais nas equipes de enfermagem, porém o técnico em enfermagem vai atuar em casos de baixa e média complexidade.

Leia também:  Explorando o futuro profissional: as novas profissões que estão surgindo

Já o enfermeiro atua em todos os níveis, inclusive no atendimento a pacientes mais graves. Ele também é o responsável por coordenar os técnicos e auxiliares e fazer o planejamento de assistência de enfermagem. Como se vê, aumentam as responsabilidades para quem possui o diploma de ensino superior, o que se reflete em salários maiores.

Além disso, as possibilidades profissionais do enfermeiro não se resumem apenas ao hospital e atendimento a pacientes, ele pode trabalhar em:

  • home care;
  • gestão de serviços de saúde;
  • ambulatórios de empresas, escolas e outras organizações;
  • auditorias;
  • pesquisa;
  • ensino.

Assumir cargos de liderança

Somente com a faculdade de enfermagem é possível assumir cargos de liderança e gestão, coordenando e supervisionando equipes. Para quem tem esse perfil e busca o crescimento nessa carreira, fazer a graduação é o melhor caminho.

Ter a possibilidade de fazer pós-graduação na área

Após concluir a faculdade de enfermagem, você pode fazer uma pós-graduação na área, valorizando ainda mais o currículo. Os enfermeiros podem se especializar em diferentes segmentos, como:

  • enfermagem pediátrica;
  • enfermagem médico-cirúrgica;
  • enfermagem do trabalho;
  • enfermagem de saúde pública.

Os profissionais que querem seguir carreira acadêmica podem fazer mestrado e depois doutorado, atuando como pesquisador e professor universitário.

Quem almeja crescer na carreira deve cursar a faculdade de enfermagem mesmo após a conclusão do curso técnico. É uma formação bastante valorizada, com boas oportunidades em todas as regiões do país, bons salários e que, certamente, trará satisfação profissional e também pessoal.

Leia também:  Entenda por que vale a pena investir na carreira de jornalismo

Quer acompanhar outros posts sobre ensino superior e mercado de trabalho? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo atualizado no seu e-mail!

enfermagem

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas