9 habilidades profissionais valiosas desenvolvidas na faculdade

Sabia que as características e habilidades profissionais mais procuradas pelas empresas, atualmente, podem ser desenvolvidas já na faculdade? Os cursos não são feitos somente para você absorver conteúdos, mas também para aprender a lidar com diversas características do dia a dia profissional, que vão além da profissão escolhida.

E, nesses casos, não importa qual curso você vai escolher. Existe um perfil desejado e procurado pelas corporações, independentemente da área de atuação. Claro que as habilidades específicas de determinada profissão também são fundamentais, mas é importante ficar atento às características básicas de um profissional qualificado.

Veja, a seguir, quais as principais habilidades que você pode adquirir já na faculdade e levar para o dia a dia de sua profissão!

Quais habilidades profissionais desenvolver?

Existem inúmeras características e habilidades desenvolvidas ao longo da vida profissional de uma pessoa. Mas há aquelas que já se esperam de um bom trabalhador antes de ele ingressar no mercado.

Por isso, são características que precisam ser desenvolvidas ainda no período da faculdade, seja nos estágios, seja durante as aulas, seja no contato com professores e colegas. Então, vamos às características que impactam direta e positivamente a rotina de trabalho.

1. Trabalho em equipe

Hoje, não existe praticamente nenhum profissional que trabalhe de maneira solitária. Uma das características mais requisitadas por empregadores é saber trabalhar em equipe, unindo as habilidades de vários profissionais.

Então, nada de ficar somente no seu mundinho particular. Entender como lidar com opiniões diferentes da sua, com pessoas que possuem outro ritmo de trabalho e outras formas de compreender a execução de tarefas é algo que você tem que aprender. Aproveite os trabalhos em grupo e as discussões em sala de aula para lidar com o diferente.

Desse modo, você consegue desenvolver essa aptidão tão importante no mercado profissional e, quando ingressar em uma vaga de emprego, vai conseguir se destacar e alcançar uma carreira de sucesso.

Leia também:  6 técnicas de leitura para você ler mais, mais rápido e melhor

2. Proatividade

Saber receber ordens e executá-las é muito importante. Mas compreender a hora de agir mesmo que ninguém te solicite é melhor ainda. Profissionais proativos, que conseguem resolver os problemas de maneira rápida, são requisitados em várias situações.

Para que a proatividade aconteça, é preciso que você busque sempre aprender mais sobre a área em que atua, a empresa e seus colegas de trabalho. Dessa forma, você saberá como pode ajudar. Ir além da sua própria função e colaborar com as tarefas do outro são um ponto alto no mercado.

3. Flexibilidade

O mercado de hoje não tem muito espaço para aquele profissional que foca somente naquilo para o que é pago. Claro que você não pode se deixar ser explorado pelo empregador, mas o mínimo de flexibilidade é necessário.

Se um dia precisar ficar até mais tarde ou realizar uma tarefa que não necessariamente é sua função principal, não hesite em fazê-lo. Isso mostra que você é comprometido com a empresa.

Aproveite a faculdade para aprender também a lidar com mudanças repentinas, como de planos, de atuação e por aí vai. Além disso, invista em formas de desenvolver essa habilidade ao longo da faculdade para ter sucesso ao longo da carreira.

4. Capacidade de liderança

Ser capaz de liderar uma equipe não quer dizer ser uma pessoa autoritária — o famoso mandão. Isso já é passado. O que os empregadores valorizam, atualmente, é mais a responsabilidade e a capacidade de integrar e coordenar um time.

Um bom líder é aquele capaz de identificar as potencialidades de cada profissional e saber como aproveitá-las para o alcance dos objetivos da empresa. É uma pessoa que sabe motivar a equipe e é respeitada por ela. Não se esqueça também de que um verdadeiro líder sabe aceitar a hora de ser liderado!

Leia também:  Afinal, para que serve um núcleo de pesquisa em uma faculdade?

5. Otimismo

Todo mundo sabe que o mercado de trabalho hoje em dia é muito difícil. As empresas passam sempre por altos e baixos. Por isso, os empregadores não querem profissionais que se deixam abater pelas dificuldades.

Um profissional otimista é capaz de encarar as adversidades e de lidar com a rotina pesada e com pressões externas de maneira positiva. Pensamentos de que tudo vai dar errado devem ficar distantes.

Além disso, o otimismo é fundamental para criar um clima organizacional mais tranquilo e produtivo. Por isso, pessoas com essa característica são normalmente recrutadas para cargos de liderança na corporação da qual fazem parte.

6. Visão estratégica

Desenvolver uma visão estratégica sobre as situações que ocorrem em sua vida profissional é essencial para o sucesso em sua carreira. Por meio dela, você consegue ter uma compreensão mais ampla, encontrando soluções para os problemas que surgem no cotidiano.

Qual empresa não demanda alguém que resolva os problemas? Por meio de uma boa graduação, você tem tudo o que precisa para adquirir conhecimentos técnicos que podem auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade.

Portanto, aproveite o período de estudos na faculdade a fim de obter os conhecimentos necessários para desenvolver a visão estratégica. Assim, certamente você vai desempenhar com qualidade qualquer função que assumir.

7. Criatividade

Ter criatividade pode fazer toda a diferença para conquistar a vaga dos sonhos. Nesse sentido, a faculdade auxilia no desenvolvimento dessa habilidade tão importante. Isso porque muitas vezes é necessário analisar questões apresentadas ao longo da formação por diferentes ângulos, encontrando soluções que não são sempre tão óbvias.

Essa aptidão pode ser a chave para conseguir inovar, seja como um colaborador de empresa, seja para construir seu negócio próprio. Portanto, investir em uma faculdade de qualidade é uma excelente alternativa para melhorar seus ganhos.

Leia também:  Passo a passo: saiba como elaborar um plano de carreira

8. Pensamento crítico

Um dos principais objetivos da faculdade se refere à formação ética e cidadã dos alunos. Por isso, diversas disciplinas com essa temática são inseridas ao longo dos anos.

Isso contribui diretamente para o desenvolvimento de um forte senso crítico e uma boa orientação ética dos estudantes. Isso significa que, na universidade, você tem a oportunidade de entender mais sobre o comportamento humano e qual a melhor maneira de se relacionar com os demais,

Isso contribui diretamente para melhorar seu relacionamento com os colegas de trabalho, no dia a dia de sua corporação, e ainda permite que você conviva de maneira harmônica com as pessoas que fazem parte da sua rotina.

9. Respeito aos prazos

Cumprir os prazos de entrega de todas as atividades universitárias não é uma tarefa simples. Existem várias matérias sendo desenvolvidas simultaneamente e cada uma delas exige diferentes atividades.

Por isso, a universidade oferece um ambiente propício para o desenvolvimento da organização, do ranqueamento de prioridades e da capacidade de cumprimento de prazos. Essas soft skills são profundamente valorizadas no mercado de trabalho e tendem a ser excelentes meios para obter os cargos de liderança.

Viu como é importante desenvolver todas essas habilidades profissionais? Por meio de uma boa formação, além dos conhecimentos técnicos para exercer o seu trabalho, você conta com um ambiente ideal para aprimorar outras capacidades que contribuem diretamente para conquistar o sucesso em sua profissão.

Quer ingressar no ensino superior, mas não sabe qual carreira escolher? Então baixe nosso e-book e confira nosso guia definitivo de orientação vocacional para identificar qual profissão é adequada para o seu perfil!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas