O que é engenharia mecânica e por que seguir essa profissão?

Diante de tantas possibilidades de carreira nas diferentes áreas de conhecimento, escolher uma graduação pode ser um grande desafio para muitos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio. Você se identifica com essa situação? Então, este post foi feito para você!

Vamos falar sobre o que é engenharia mecânica, as disciplinas aprendidas na graduação e suas possibilidades de atuação, além de apresentar algumas características do profissional desse segmento para ajudá-lo a descobrir se essa é a escolha certa para o seu futuro de sucesso. Confira!

Qual é a função do engenheiro mecânico?

De modo geral, o engenheiro mecânico atua no projeto, no desenvolvimento e na supervisão de sistemas mecânicos — como máquinas, equipamentos e veículos. E, dependendo da empresa e do segmento de mercado, pode exercer uma ampla gama de atividades, como:

• desenho de peças, dispositivos e maquinários;
  • inspeção de linhas de produção;
  • implantação de testes de produtos e máquinas;
  • acompanhamento da manutenção de equipamentos;
  • gestão de equipes.

Além disso, o profissional tem a possibilidade de trabalhar com outros engenheiros — elétricos, de produção, de controle e automação, entre outros —, para, juntos, desenvolverem e colocarem em prática os projetos das companhias em que atuam.

O que se estuda na graduação?

curso de engenharia mecânica, independentemente da instituição de ensino superior escolhida, costuma apresentar uma base comum de disciplinas básicas, como cálculo, física, química, álgebra e geometria analítica, geralmente concentradas nos primeiros semestres.

Ao longo da graduação, a grade curricular passa a trazer uma série de outras matérias mais específicas da área, como você poderá conferir a seguir:

• fenômeno de transportes;
  • termodinâmica;
  • desenho de máquinas;
  • mecânica dos sólidos e dos fluidos;
  • processos metalúrgicos;
  • materiais de construção mecânica;
  • processos de usinagem;
  • sistemas térmicos, ventilação e refrigeração;
  • manutenção industrial;
  • sistemas mecânicos e fluidomecânicos;
  • equipamentos industriais e instrumentação;
  • projeto e construção de máquinas;
  • sistemas de energia alternativa;
  • engenharia ambiental;
  • engenharia de soldagem;
  • engenharia de produto;
  • hidráulica e pneumática;
  • mecânica automobilística;
  • planejamento e controle de produção.
Leia também:  Ciências humanas: saiba como é a área e os campos de atuação

Para complementar a formação dos alunos com conhecimentos mais voltados ao campo de gestão, algumas faculdades também oferecem matérias que trazem conhecimentos em administração e custos industriais, economia, direito e sociedade.

Em média, a graduação em engenharia mecânica tem duração de 5 anos e, para conquistar o diploma, além da aprovação em todas as disciplinas, os futuros profissionais devem realizar estágios obrigatórios, aulas práticas em laboratórios e, por fim, apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Quais são as principais áreas de atuação?

Após a graduação, o que não falta para os engenheiros mecânicos são possibilidades de atuação. Neste tópico, vamos apresentar apenas alguns dos segmentos nos quais esses profissionais podem se destacar. Confira!

Indústria automobilística

Nas fábricas e montadoras, os engenheiros mecânicos encontram oportunidades em praticamente todos os setores da cadeia de produção: do projeto, desenvolvimento e aperfeiçoamento de componentes do automóvel ao acompanhamento da linha de montagem e gerenciamento das equipes.

Indústria energética

A preocupação mundial em encontrar alternativas mais sustentáveis para o fornecimento de energia também tem trazido boas perspectivas de trabalho para os engenheiros, que podem atuar da pesquisa à implantação de projetos para soluções como os biocombustíveis ou sistemas de energia eólica.

Indústria metalúrgica

Ao ingressar nessa área, responsável pela extração e manipulação de metais para a produção de peças essenciais para outros segmentos, como o automobilístico ou a construção civil, o engenheiro mecânico tem a função de gerenciar a produção desses itens e comandar a equipe de operários no chão de fábrica.