Afinal, o que é plágio acadêmico? Entenda

A faculdade é uma ótima oportunidade para aprender uma profissão e construir a sua carreira. Isso porque é nela que você pode produzir estudos, pesquisas e materiais que vão ajudar a formar a sua experiência. Porém, principalmente quem quer a vida acadêmica, precisa tomar certos cuidados. Afinal, na hora de escrever um TCC ou pesquisa, é importante entender bem o que é plágio acadêmico para não o cometer.

Neste post, confira como acontece o plágio e quais são seus tipos. Além disso, veja as consequências que ele pode causar e o que fazer para evitá-lo. Boa leitura!

O que é plágio acadêmico e quais são seus tipos?

Na graduação, na especialização e, com certeza, no mestrado e doutorado, a atenção com o plágio é essencial. Isso porque na produção de conteúdos na vida acadêmica, como TCC, pesquisas e teses, é preciso entrar em contato com ideias de vários autores para dar base às suas. E é aí que está o problema e a importância de entender o que é plágio acadêmico.

Basicamente, ele ocorre quando você se apropria de conteúdos de outras pessoas, tratando-os como seus. Nesse caso, mesmo que você não tenha a intenção, basta esquecer de citar uma fonte para configurar um tipo de plágio.

O plágio direto e o autoplágio

Existem diversas formas de cometer um plágio acadêmico. Com textos, ele pode acontecer de forma direta, quando você copia um trecho ou uma parte inteira do material de outra pessoa e coloca no seu. Aliás, também é a mesma situação quando você “monta” um parágrafo com vários trechos plagiados, seja do mesmo autor ou de autores diferentes.

Já no caso indireto, como a paráfrase, você muda as palavras de um texto ou representa a ideia de alguém, mas sem acrescentar nenhuma informação própria e sem citar a fonte.

Leia também:  Como funcionam as provas online em aulas remotas?

Outro caso interessante é o autoplágio, quando você usa um trabalho seu ou de seu grupo, seja em parte ou integral, para criar algo “novo” e sem citar a fonte. Nesse caso, não exatamente configura como crime — a menos que você use o trabalho de um grupo sem a autorização dos outros membros —, mas gera perda de credibilidade.

Outros tipos de plágio

Sem citar as fontes, números de pesquisa, imagens, vídeos e outros tipos de materiais audiovisuais também podem configurar plágio acadêmico. Além disso, se você usar um material que um autor citou, sem acessar o material original ou especificar a referência — o famoso apud —, também pode ter problemas.

Quais as consequências do plágio acadêmico?

No Brasil, é a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regulamenta os direitos autorais. Nesse documento, situações que descumpram a lei, como o plágio acadêmico, podem enquadrar diferentes multas. Mas não é só isso. Afinal, também no Código Penal, a violação de direitos autorais prevê não só multas, mas também penas como detenção e reclusão.

Além de todo esse risco, quem comete plágio acadêmico também perde a credibilidade e sua reputação, o que pode fazer com que a pessoa tenha sua nota zerada, como em um TCC, ou ainda, até perder seu diploma, ser retirada de mestrados e doutorados e perder bolsas de estudo.

O que fazer para evitar o plágio acadêmico?

Viu, como saber o que é plágio acadêmico é importante? Afinal, ele pode gerar problemas para sua vida acadêmica, formação e até levar a consequências mais graves. Por isso, vale a pena evitá-lo. Nesse caso, você pode tomar diferentes medidas para eliminar a possibilidade de plágio. Confira a seguir!