Qual o perfil atual do estudante de engenharia? Conheça aqui!

Decidir sobre qual carreira seguir é uma das escolhas mais importantes na vida de uma pessoa. Porém, não é um processo fácil: exige não só a busca por informações sobre as opções de cursos existentes, mas também o conhecimento acerca das habilidades requeridas por eles e de como será a atuação profissional.

Para ajudar você a tomar essa difícil decisão, vamos mostrar características fundamentais do perfil atual do estudante de Engenharia, área nobre, de grande prestígio e com boas perspectivas de carreira. Confira o que preparamos e fique por dentro das habilidades essenciais para quem escolhe cursar essa graduação!

Capacidade para solucionar problemas

Seja qual for a área de concentração escolhida — civil, mecânica, elétrica, ambiental, de produção etc. —, a Engenharia envolve a capacidade de solucionar problemas. Essa habilidade é exigida tendo em vista que o engenheiro é, por excelência, o profissional que realiza empreendimentos, ações que são complexas e que, geralmente, apresentam obstáculos ou desafios a serem superados.

Assim, mesmo durante as atividades que são desenvolvidas na faculdade, a capacidade para resolução de problemas é essencial. As grades dos cursos de Engenharia são constituídas por disciplinas que envolvem diferentes formas de raciocínio lógico, abstrato e prático, simulação de potenciais situações conflituosas no ambiente de trabalho e outras condições que demandam algum tipo de engenhosidade.

Conhecimentos em ciências exatas

O nível de conhecimento em ciências exatas exigido depende das especificidades de cada Engenharia, já que algumas envolvem mais matemática, enquanto outras demandam maior aprofundamento em áreas da física, por exemplo. No entanto, todas elas abrangem conhecimentos, pelo menos gerais, de cálculo, estatística, computação, ciência dos materiais, mecânica, termodinâmica e geometria.

Leia também:  Entenda o que são Metas SMART e como aplicá-las em sua rotina!

Para que o engenheiro seja bem-sucedido em sua atuação técnica deve necessariamente se dedicar às disciplinas das áreas de ciências exatas durante a faculdade. Esses conhecimentos são básicos e indispensáveis para as atividades de qualquer Engenharia e, mesmo tendo fama de serem mais difíceis, podem ser aprendidos e dominados pelo estudante — basta apenas que ele se dedique.

Criatividade e empreendedorismo

O engenheiro projeta, desenvolve e supervisiona a execução de um empreendimento, atribuições que requerem a capacidade de criação e a habilidade de empreender. Por isso, é muito importante que, desde a trajetória acadêmica, o estudante invista em atividades que despertem sua criatividade e seu senso de inventividade. Essa característica é indispensável e pode ajudar o profissional a se destacar no mercado de trabalho, principalmente em tempos de crise!

Fluência em uma segunda língua

Grande parte do desenvolvimento tecnológico de ponta ocorre fora do Brasil, por isso, acaba sendo divulgado em idiomas diferentes do português. Dessa forma, é crucial que o futuro engenheiro seja capaz de entender e, se possível, comunicar-se bem em uma segunda língua, sobretudo o inglês.

Isso garante o acesso às novas tecnologias e aumenta o seu leque de oportunidades profissionais, principalmente em empresas multinacionais. Afinal, para quem sonha alto, dominar um segundo idioma pode garantir ainda uma vaga em companhias de outros países.

Planejamento e organização

Tanto no momento dos estudos quanto na hora de criar e executar projetos — ou ainda de gerir pessoas e recursos —, o engenheiro precisa ter planejamento e organização com suas tarefas. Isso porque essas características auxiliam o manejo eficiente das ações técnicas e administrativas do profissional, além de permitirem maior grau de excelência no empreendimento.