6 principais áreas da engenharia elétrica

Gosta de conhecimento técnico e pensa que se daria bem elaborando projetos de eletrônica? Se você já pesquisou sobre o assunto, deve saber que existem várias áreas da Engenharia Elétrica. Assim, que tal se aprofundar nas mais importantes e que geram empregos a diferentes profissionais?

Basta continuar a leitura deste artigo que preparamos e tirar suas maiores dúvidas. Também falaremos do objetivo do curso e do melhor caminho para se preparar rumo à capacitação. Aproveite!

Características e duração do curso

A graduação em Engenharia Elétrica prepara pessoas para desenvolver projetos voltados à eletricidade e ao eletromagnetismo. Os profissionais ficam aptos a conduzir estudos para a geração, a distribuição e a transmissão de energia elétrica.

Na faculdade, os estudantes aplicam muitos princípios da física e se baseiam nas ciências exatas. A maioria das instituições oferece o curso de bacharel, com duração mínima de 5 anos. Entre as disciplinas da grade curricular, podemos destacar introdução ao cálculo, desenho técnico e estatística.

Os alunos também devem cumprir atividades complementares e fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Há, ainda, o estágio supervisionado para colocar os aprendizados em prática e ter uma noção mais abrangente do cotidiano profissional.

Principais áreas da Engenharia Elétrica

Como muitos cursos de Engenharia, a parte da elétrica também se divide em diferentes áreas. Citaremos as mais importantes para que você identifique qual tem relação aproximada com o seu perfil. Essa análise vale para quem deseja atuar no mercado ou seguir carreira acadêmica, viu?

Leia também:  Estúdios FOA produzem podcast em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

1. Automação

Parte que compreende a elaboração de projetos de equipamentos eletrônicos voltados à linha de produção industrial. Também pode incluir estudos de robótica, de modelos matemáticos e automação de manufatura.

2. Eletrônica

É a área que permite projetar circuitos eletrônicos para a aquisição e a transmissão de dados. Nesse trabalho, o profissional precisa lidar com o design e a instalação de tudo o que envolve os componentes eletrônicos e os sistemas de controle.

3. Programação

Engloba o ciclo básico da Engenharia para o aprendizado da linguagem das máquinas. É a área usada para projetar componentes e sistemas de computação a partir de códigos e algoritmos.

4. Eletrotécnica

É uma das áreas da Engenharia Elétrica mais procuradas atualmente. Envolve a criação de projetos para a construção de usinas, reparos de redes de alta-tensão e instalação de redes de geração de energia.

5. Telecomunicações

É a parte relacionada ao desenvolvimento de sistemas de comunicação, o que inclui serviços de transmissão de dados (via som e imagem), equipamentos para telefonia e redes de computadores.

6. Instrumentação

Como o próprio nome indica, essa área permite o desenvolvimento de instrumentos que fazem o controle e a medição de processos em indústrias. São empresas que, geralmente, contam com alto grau de automação.

As principais áreas da Engenharia Elétrica deixam claro que o profissional precisa se dedicar muito aos números e à análise de projetos. Assim que você decidir sobre a atuação que atende aos seus objetivos de carreira, não deixe de montar um bom cronograma de estudos com foco na especialidade desejada.

Leia também:  Design ou Publicidade e Propaganda: qual o melhor curso para você?

E se a ideia é receber mais conteúdos relacionados ao mercado de trabalho, assine a nossa newsletter!

areas da engenharia eletrica

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas