O que eu preciso saber sobre o mercado da Educação Física no Brasil?

Ter uma profissão que pode levar ao sucesso profissional e à realização pessoal é o desejo da grande maioria das pessoas. Por isso, se você tem afinidade com a prática de atividades físicas e quer trabalhar para proporcionar saúde e qualidade de vida às pessoas de todas as idades, pode apostar sem medo no mercado da Educação Física.

Esse ramo, para quem é graduado na área, é amplo e permite crescimento na carreira. Aliás, o profissional de Educação Física é cada vez mais valorizado, visto que a população está se conscientizando sobre a importância de ter uma vida ativa para retardar o envelhecimento e prevenir uma série de doenças.

Diante disso, confira nosso post e entenda melhor como é o mercado de Educação Física e as suas principais áreas de atuação!

Como é o mercado de Educação Física no Brasil?

Para conhecer as perspectivas profissionais da Educação Física, é preciso saber como é a formação nessa área. Existem duas modalidades:

• licenciatura: com duração de 4 anos, prepara o aluno para dar aula na educação básica (Ensino Fundamental e Médio). Permite, ainda, que o profissional siga carreira acadêmica, com docência universitária e pesquisas científicas relacionadas à área;
  • bacharelado: também tem duração de 4 anos e possibilita uma atuação mais ampla, excluindo a educação básica. O profissional pode trabalhar em academias, setor de recreação e turismo, como autônomo (personal trainer) e preparador físico, entre outros segmentos.

Se o profissional apresentar o diploma de bacharel, é possível complementar a formação tornando-se licenciado. Como já acompanhou muitas disciplinas em comum na primeira graduação, ele consegue o segundo diploma em um tempo reduzido. O mesmo vale para quem tem licenciatura e deseja também obter a formação em bacharelado.

Qual é o perfil desse profissional?

Quem escolhe atuar no mercado de Educação Física não precisa ser atleta, mas deve gostar de exercícios físicos e do contato mais próximo com pessoas. Assim, é importante ter algumas características que facilitam a prática da profissão. A seguir, listamos as principais:

• ser comunicativo para conseguir transmitir as instruções aos alunos com clareza;
  • ter paciência para ensinar a melhor forma de fazer os movimentos, levando em conta as particularidades de cada indivíduo;
  • saber motivar os alunos, uma vez que as pessoas muitas vezes fazem os exercícios desanimadas, o que pode prejudicar seu desempenho;
  • liderar (principalmente grupos escolares).
Leia também:  Qual a nota de corte para Jornalismo? Confira!

Qual é a média salarial dessa área?

No mercado de Educação Física, a remuneração depende de vários fatores, como o nível de experiência do profissional e o tipo de cargo que ocupa. Por isso, listamos aqui algumas médias salariais que podem ser encontradas no setor:

Quais são as principais áreas de atuação?

Para trabalhar no ramo, além do diploma, o profissional precisa ter o registro no Conselho Regional de Educação Física de seu estado. Acompanhe, a seguir, as possibilidades de atuação.

Educação

Nessa área, exclusiva para quem faz a licenciatura, é possível trabalhar como professor do Ensino Fundamental e Médio com aulas de Educação Física — obrigatórias no currículo escolar — , ou ainda como coordenador pedagógico de instituições de ensino. O profissional tem a opção de prestar concurso público para atuar em escolas municipais e/ou estaduais, ou ser contratado por colégios particulares.

Condicionamento físico

No mercado de Educação Física existe uma ampla oportunidade de atuação em academias, clubes, spas e condomínios, planejando e supervisionando a prática da atividade física e elaborando programas específicos para cada aluno. Pode atuar, ainda, em empresas com programas de ginástica laboral.