Quer trabalhar na área da saúde? Confira 8 carreiras em alta!

Se você quer uma carreira dedicada a promover a qualidade de vida das pessoas, vai se dar bem ao trabalhar na área da saúde. É um segmento profissional em expansão, visto o aumento da longevidade e a crescente preocupação das pessoas com um estilo de vida mais saudável e com a prevenção de doenças.

Da mesma forma, a pandemia trouxe dificuldades na saúde da população que demandarão bons profissionais para superar pelos próximos anos. Nesse contexto, há alta empregabilidade tanto no setor público quanto no privado.

Se você está buscando informações para escolher uma faculdade nessa área, vai gostar de conhecer 8 carreiras em alta na saúde. Confira quais são elas neste post!

1. Enfermagem

Enfermagem é uma profissão voltada para o cuidado dos pacientes, desde a administração de medicamentos e troca de curativos até a assistência em uma cirurgia. Nessa área, o profissional faz o monitoramento dos quadros de saúde, realiza exames, coordena equipes e atua até mesmo na área de emergência e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O mercado para enfermeiros está aquecido, especialmente com a pandemia, em que esses profissionais vêm sendo muito demandados. A tendência é que a alta se mantenha pelos próximos anos. A graduação tem duração de 5 anos e, após formado, o profissional pode trabalhar no sistema público e privado em:

• equipes de salvamento;
  • postos e unidades de saúde,
  • clínicas médicas;
  • casas de repouso;
  • atendimento em domicílio;
  • auditorias;
  • ambulatórios de escolas e empresas;
  • gestão de serviços de saúde.

2. Medicina

Quem sonha em trabalhar na área da saúde com prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, em especialidades variadas, vai gostar de fazer a graduação em Medicina, com duração de 6 anos.

Os graduados nessa área encontram um mercado estável, com ótimas oportunidades e boas remunerações. Também é um campo que teve demanda de profissionais elevada com a pandemia. O médico pode ter sucesso em âmbito público ou privado em diferentes contextos, como:

• unidades de saúde;
  • equipes de salvamento;
  • consultórios e clínicas;
  • empresas;
  • gestão de serviços de saúde;
  • auditorias;
  • vigilância sanitária.
Leia também:  Vestibulares com entrevistas: como funcionam e quais as vantagens?

É uma carreira para quem quer estar em contato direto com as pessoas, desde o primeiro atendimento até a realização de cirurgias complexas. Uma vantagem dessa área é a possibilidade de escolher entre mais de 50 especialidades, voltadas para diferentes perfis de profissionais.

3. Nutrição

As taxas de obesidade, inclusive entre as crianças, e a tendência de muitas pessoas buscarem cardápios mais saudáveis têm contribuído para a alta demanda por nutricionistas. A faculdade de Nutrição tem duração de 4 anos.

No momento atual, em que as pessoas acabam comendo mais em casa, o auxílio de nutricionistas para uma vida mais saudável se tornou essencial. Após estar formado, o profissional encontra um mercado de trabalho com diferentes opções, podendo trabalhar em:

• clínicas e consultórios;
  • hospitais;
  • refeitórios de escolas e empresas;
  • saúde coletiva;
  • unidade de saúde da família;
  • área de esportes;
  • indústria de alimentos.

4. Odontologia

O dentista trabalha no diagnóstico, prevenção e tratamento dos aspectos relativos à saúde dos dentes, boca e ossos da face. A graduação em Odontologia dura 5 anos e prepara o profissional para atuar na promoção da saúde bucal de pacientes de diferentes faixas etárias.

O mercado de trabalho é estável; afinal, os serviços prestados pelos odontologistas é sempre necessário para os cuidados com a saúde bucal. Após estar formado, o profissional pode trabalhar em:

• clínicas e consultórios;
  • hospitais;
  • unidades de serviço público de saúde;
  • empresas;
  • indústrias de materiais e equipamentos odontológicos;
  • escolas.
Leia também:  Qual a nota de corte para Jornalismo? Confira!

5. Educação Física

Quem quer trabalhar na área da saúde e gosta de esportes e atividades físicas em geral vai ter uma carreira promissora na Educação Física, curso que dura 4 anos. Ao escolher essa área, o aluno precisa decidir sobre qual modalidade pretende estudar.

O cenário fitness no Brasil só cresce, o que abre grandes oportunidades para quem deseja construir carreira no setor. Só o nosso país movimenta 2,1 bilhões de dólares no mercado fitness, maior número da América Latina e terceiro maior em todas as Américas. Conheça as alternativas para quem pretende ingressar na Educação Física.

Bacharelado

Com esse diploma, você pode atuar em todas as áreas da Educação Física, menos na da Educação. Assim, o bacharel tem a possibilidade de trabalhar nos segmentos de:

• reabilitação física, em clínicas e hospitais;
  • esportes;
  • academias;
  • turismo ecológico, em atividades como escalada e trilhas;
  • recreação e lazer;
  • ginástica laboral.

Licenciatura

Já quem opta pela licenciatura vai trabalhar como professor de Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio. Pode ainda atuar como coordenador pedagógico em instituições de ensino. Assim, encontra boas oportunidades em escolas públicas e privadas.

6. Psicologia

O psicólogo diagnostica, previne e trata problemas de caráter psicológico. O campo de atuação é diverso, e não necessariamente quem se forma atenderá pacientes em clínicas ou espaços de saúde, já que existem psicólogos que trabalham nos Recursos Humanos e outros serviços em empresas. A faculdade dura 5 anos.

Nosso país já vivenciava um momento de maior valorização do autocuidado e do reconhecimento da saúde psicológica. Com a pandemia, a necessidade de buscar ajuda para se conhecer melhor e enfrentar as dificuldades ficou ainda mais evidente e demonstrou como os profissionais da Psicologia são necessários. Algumas possibilidades de trabalho são:

• clínicas particulares;
  • escolas;