Quer trabalhar na área da saúde? Confira 5 carreiras em alta!

Se você quer uma carreira voltada para ajudar na qualidade de vida das pessoas, vai se dar bem ao trabalhar na área da saúde. É um segmento profissional em expansão, visto o aumento da longevidade da população e a crescente preocupação de mulheres e homens com um estilo de vida mais saudável e com a prevenção de doenças.

Desse modo, há alta empregabilidade tanto no setor público quanto no privado. Se você está animado para escolher uma faculdade nessa área, vai gostar de conhecer 5 carreiras em alta na saúde. Confira quais são elas no post!

1. Enfermagem

Enfermagem é uma profissão voltada para o cuidado dos pacientes, desde a administração de medicamentos e troca de curativos até a assistência em uma cirurgia. Nessa área, o profissional faz o monitoramento dos quadros de saúde, realiza exames, coordena equipes e atua até mesmo na área de emergência e na unidade de terapia intensiva (UTI).

A graduação tem duração de 5 anos e, após formado, o profissional pode trabalhar no sistema público e privado em:

• equipes de salvamento;
  • postos e unidades de saúde,
  • clínicas médicas;
  • casas de repouso;
  • home care;
  • auditorias;
  • ambulatórios de escolas e empresas;
  • gestão de serviços de saúde.

2. Medicina

Quem sonha em trabalhar na área da saúde com prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de especialidades variadas vai gostar de fazer a graduação em Medicina, que tem duração de 6 anos.

Leia também:  Qual a nota de corte para Jornalismo? Confira!

O médico pode ter sucesso em âmbito público ou privado em diferentes locais, como:

• unidades de saúde;
  • equipes de salvamento;
  • consultórios e clínicas;
  • empresas;
  • gestão de serviços de saúde;
  • auditorias;
  • Vigilância Sanitária.

É uma carreira para quem quer estar em contato direto com as pessoas, desde o primeiro atendimento até a realização de cirurgias complexas. Uma vantagem dessa área é a possibilidade de escolher entre mais de 50 especialidades, voltadas para diferentes perfis de profissionais.

3. Nutrição

As taxas de obesidade, inclusive entre as crianças, e a tendência de muitas pessoas buscarem cardápios mais saudáveis tem contribuído para a alta demanda por nutricionistas.

faculdade de Nutrição tem duração de 4 anos. Depois de formado, o profissional encontra um mercado de trabalho com diferentes opções, podendo trabalhar em:

• clínicas e consultórios;
  • hospitais;
  • refeitórios de escolas e empresas;
  • saúde coletiva;
  • unidade de saúde da família;
  • área de esportes;
  • indústria de alimentos.

4. Odontologia

O dentista trabalha no diagnóstico, prevenção e tratamento dos aspectos relativos à saúde dos dentes, boca e ossos da face. A graduação em Odontologia dura 5 anos e prepara o profissional para atuar na promoção de saúde bucal de pacientes de diferentes faixas etárias.

Depois de formado, o profissional pode trabalhar em:

• clínicas e consultórios;
  • hospitais;
  • unidades de serviço público de saúde;
  • empresas;
  • indústrias de materiais e equipamentos odontológicos;
  • escolas.