UniFOA lança Graduação e Pós Digital com inscrições para 30 cursos de educação a distância

1 WPP

Esta segunda-feira, 3 de abril, é uma data que ficará marcada na história. Pois o Centro Universitário de Volta Redonda lançou a Graduação e Pós Digital do UniFOA, com mensalidades a partir de R$ 199. As inscrições para essa modalidade de educação a distância já estão abertas para 20 cursos de graduação e dez de pós-graduação, no site https://unifoa.edu.br, que foi repaginado para dar início a essa fase inovadora. As aulas de graduação estão previstas para começar no dia 8 de maio. Já os cursos da pós têm início imediato.

Em outubro do ano passado, o UniFOA foi credenciado pelo MEC, o Ministério da Educação, para ofertar cursos superiores na modalidade a distância. E antes mesmo de alcançar essa meta, o UniFOA já obtinha nota 5, a máxima no Conceito Institucional EaD. Com essa novidade, agora todo o Brasil poderá estudar com a qualidade de ensino que só o UniFOA oferece.

O que é a Graduação Digital

Segundo o pró-reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino, Rafael Teixeira, a definição de graduação digital tem muito a ver com a metodologia, uma vez que foi escolhido um ecossistema educacional que não é engessado.

“Para esse formato on-line, utilizamos uma plataforma de aprendizagem que prioriza o desenvolvimento de competências a partir de problemas reais. A cada semestre, o estudante desenvolve projetos, divididos em fases por meio de itinerários formativos com acompanhamento da jornada do aluno pelo professor-tutor – seu consultor de experiência”, explica.

Leia também:  Estudante de Enfermagem realiza orientações sobre a vacina da Covid-19 em Libras

A aprendizagem baseada em projetos é um dos pilares da metodologia, que possibilita que o estudante construa o conhecimento por meio da resolução de problemas reais, trabalhando de forma colaborativa com todo o ecossistema. Estudar a partir de desafios reais estimula o aprendizado e proporciona experiência ao estudante.

Outro fator muito presente nesse formato é o currículo por competências – uma mudança promissora no cenário educacional atual, focado na integração entre áreas do conhecimento, de modo que, para a sua efetiva implementação, pressupõe processos de aprendizagem significativos e desafiadores, possibilitando superação da fragmentação de um currículo organizado por disciplinas isoladas, que pouco se articulam.

“Utilizamos metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado e criam um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador, buscando romper com um modelo tradicional, centrado em conteúdo, a partir de abordagens vivenciais. Avaliação formativa focada no processo de ensino-aprendizagem do sujeito, de modo a identificar os avanços e as dificuldades dos estudantes, contribuindo para que o professor possa reorganizar sua prática, de modo a atender as necessidades educativas observadas”, detalha Rafael Teixeira.

Esses espaços de aprendizagem virtuais colaborativos e multiplataforma aprimoram as competências conectando os estudantes ao mercado por meio de projetos de empresas reais. “Estudar a partir de desafios reais é uma lógica que estimula o aprendizado. E conforme a conclusão de cada etapa, os alunos ganham certificados que comprovam a respectiva competência dele, e já poderá vincular no LinkedIn. Portanto, essa proposta também contribui imediatamente na melhoria do currículo e na conquista de oportunidades de emprego”, destaca o pró-reitor.