Você já conhece o ChatGPT? Veja o que é!

Se até pouco tempo atrás a Inteligência Artificial (AI) era vista como uma visão de futuro, temos hoje vários exemplos de aplicação dela no nosso dia a dia, mostrando que esta tecnologia se tornou bem mais popular e simples de usar. Os mais comuns incluem assistentes de voz como Alexa e Siri, algoritmos de redes sociais, ferramentas de reconhecimento facial como Face ID, entre outros.

O ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial (IA) que interage com pessoas e fornece soluções de texto para diversas dúvidas e solicitações. Desenvolvido pela OpenAI, o software consegue gerar histórias, responder perguntas, fornecer conselhos, resolver problemas e muito mais, usando uma linguagem suave e natural. Ele é uma ferramenta de inteligência artificial criada no final de 2022 que vem ganhando atenção nos últimos meses devido ao seu potencial de crescimento. Como resultado, o chatbot da OpenAI ultrapassou a marca de 170 milhões de utilizadores em abril de 2023, apenas seis meses após o seu lançamento.

É possível usar o site do ChatGPT em navegadores do computador, ou baixar o app do ChatGPT no Android ou iPhone (iOS).

Aprenda a seguir o que é um robô autônomo, como funciona, como utilizá-lo:

Explorando um pouco mais sobre o ChatGPT

ChatGPT é um chatbot que utiliza inteligência artificial para interagir com humanos. Este robô foi criado por uma empresa chamada OpenAI no final de 2022 e oferece diversas soluções e respostas para todos os tipos de problemas e dúvidas. Funciona de forma semelhante a assistentes virtuais como Alexa e Siri, com a diferença de que o algoritmo fornece respostas mais complexas e são apresentadas em formato somente de texto.

Leia também:  Veja a diferença entre Engenharia Elétrica e Eletrônica

O sistema é treinado por meio de aprendizado de máquina e tem acesso a grandes quantidades de textos publicados na Internet. Diversos comandos podem ser usados com o ChatGPT a fim de explorar as milhares de possibilidades do robô. Ao coletar e organizar esse conteúdo, o bot pode gerar respostas lógicas.

  • Como fazer login e acessar

Entrar no site “https://chat.openai.com/” (sem aspas) e clicar em “Login”, caso já tenha cadastro na plataforma, ou em “Sign up”, para criar um registro. Se estiver criando uma conta, é preciso inserir um endereço de e-mail e gerar uma senha. O chatbot enviará uma mensagem ao seu e-mail com um link de confirmação para que seu perfil seja validado. Após a verificação, você será redirecionado para a página do ChatGPT.

Uma outra opção de login é utilizar as contas do Gmail ou da Microsoft para se cadastrar. Depois do registro, o software apresentará várias informações referentes ao sistema e uso da plataforma. Pressione “Next” para avançar. Em seguida, a página inicial do ChatGPT estará disponível. Clique na barra inferior e digite sua pergunta ou comando e clique na setinha no canto esquerdo.

  • Como usar o ChatGPT em Português?

Usar o ChatGPT em português é bem simples. O chatbot pode entrar automaticamente em inglês, mas, para mudar o idioma dele, basta solicitar. Para isso, você pode enviar alguma frase como “podemos falar em português?”. Pronto! A IA responderá em português.

  • Qual a diferença do ChatGPT para outros chatbots?

A principal vantagem de um chatbot é reduzir o tempo de resposta a pedidos de usuários. Dessa forma, as empresas conseguem direcionar o trabalho de sua equipe de atendimento para questões de maior necessidade.

Leia também:  Engenharia Elétrica: mercado de trabalho, salários e oportunidades

A diferença do ChatGPT para outros chatbots é que enquanto o ChatGPT se apoia em milhares de dados espalhados pela web, o chatbot tradicional conversa com humanos de forma padronizada, com base em regras definidas anteriormente.

Ou seja, nos chatbots tradicionais não há a possibilidade de adaptação ao contexto de cada pergunta: geralmente, é necessário fazer pedidos muito simples para que o robô consiga atender o usuário. Perguntas complexas costumam ser direcionadas para o atendimento humano. No ChatGPT, as perguntas podem ser criativas.

Onde usar o ChatGPT

O ChatGPT pode ser utilizado em uma ampla variedade de contextos e setores devido à sua capacidade de interagir com os usuários e gerar respostas baseadas em texto.

Vamos explorar algumas das áreas onde o ChatGPT, pode ser aplicado:

  • Interatividade e Assistentes virtuais

Utilizando o ChatGPT pode ser integrado em assistentes virtuais para ajudar os usuários com tarefas como agendar compromissos, fazer reservas, enviar lembretes e muito mais. Participa em diálogos interativos, respondendo a perguntas de acompanhamento e contribuindo para discussão em andamento.

  • Entretenimento

Pode ser usado em jogos, aplicativos de entretenimento, experiências interativas e outras atividades de entretenimento baseadas em texto.

  • Fornecimento de Informações Gerais e Pesquisas

Oferece informações sobre eventos atuais, fatos históricos, ciência, tecnologia, cultura popular e muito mais. Pode ajudar os usuários a encontrar informações na web, fornecendo respostas a perguntas de pesquisa de forma rápida e eficiente.

  • Tradução e Geração de Texto

Pode ser usado para traduzir texto de um idioma para outro, facilitando a comunicação entre pessoas que falam línguas diferentes. Pode ser utilizado para gerar texto criativo, como poesia, histórias, ou até mesmo códigos de programação, com base nas instruções fornecidas.

  • Desenvolvimento de Produtos e Suporte ao Usuário

Empresas de tecnologia utilizam o ChatGPT para testar interfaces de usuário, interações e para melhorar a usabilidade de produtos e serviços. Fornece suporte ao usuário, esclarecendo dúvidas sobre produtos ou serviços, fornecendo informações de contato e instruções, entre outras questões relacionadas ao atendimento ao cliente.

Leia também:  Ciências humanas: saiba como é a área e os campos de atuação

Em resumo, o ChatGPT é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada em uma variedade de contextos para fornecer assistência, informações e interações conversacionais de alta qualidade. Explore o potencial ao máximo do ChatGPT. Quer saber mais sobre as funções do ChatGPT? Acesse o link (https://www.unifoa.edu.br/conheca-as-funcoes-do-chatgpt/)

chatgpt

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas