O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) pela quarta vez consecutiva, foi selecionado para participar do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, destacando-se como o 2º melhor projeto do estado.

Com um total de 177 postulações de municípios e universidades de todo o Brasil, apenas 150 projetos foram selecionados, evidenciando a relevância e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo UniFOA na área da saúde. O programa, em sua 11ª edição, tem como tema central "Equidade: gênero e etarismo", buscando fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e às demandas da sociedade contemporânea.

Os cursos envolvidos nessa importante iniciativa são Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação FísicaOdontologia e Direito, refletindo a abrangência e a multidisciplinaridade necessárias para promover uma formação integral e voltada para as demandas da saúde pública.

A secretária de saúde de Volta Redonda, Conceição Souza, destacou a relevância do PET-Saúde na formação dos estudantes e na melhoria do atendimento à população. Para ela, o programa proporciona uma vivência prática diferenciada na rede de atenção à saúde, permitindo aos futuros profissionais uma visão mais ampla e integrada dos desafios enfrentados no contexto do SUS.

"A formação fragmentada aliada aos estágios uniprofissionais são uma barreira para o cuidado integral às pessoas. A integralidade do cuidado sob diferentes olhares profissionais favorece a resolutividade dos problemas de saúde", ressaltou Maria da Conceição. Ela enfatizou ainda a importância do trabalho em equipe e da educação permanente como pilares fundamentais para a melhoria contínua da qualidade do cuidado oferecido à população.

"Nenhuma profissão sozinha é capaz de provocar mudanças no processo de saúde e adoecimento das pessoas. Portanto o trabalho em equipe, e a formação neste panorama é um dos grandes alcances do PET e que impacta diretamente na vida dos usuários do SUS e na aprendizagem significativa dos futuros trabalhadores e trabalhadoras", disse.

Além disso, a secretária enfatizou o papel das parcerias entre instituições de ensino e órgãos públicos na promoção da saúde pública. "A democracia se fortalece com o direito ao trabalho digno na saúde. Por isso parcerias com as instituições de ensino são fundamentais, assim como o investimento na educação permanente, que é a base para a experiência transformadora das relações de trabalho no SUS. Qualificar permanentemente significa a melhoria constante do cuidado ofertado às pessoas; o PET qualifica e ressignifica os processos de trabalho, impactando diretamente em uma saúde cada vez melhor", concluiu.

Em relação à colaboração entre o UniFOA e as SMS, Everton Alvin, secretário de Saúde de Pinheiral, enfatizou a relevância da troca de experiências práticas e conhecimentos atualizados proporcionada pela parceria. Ele destacou que essa cooperação gera resultados diretos para a população, contribuindo para o desenvolvimento de projetos técnicos relevantes para a saúde pública.

“O serviço público muitas vezes é carente na criação de projetos técnicos, principalmente os menores, pois na maioria das vezes as tarefas acabam ocupando todo o tempo dos profissionais que atuam na gestão e acabam sendo tomados pela rotina. Essa parceria é muito boa e o resultado é superar a expectativa em todos os grupos” disse Everton. 

O coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos, ressaltou que o programa PET-Saúde tem proporcionado experiências transformadoras para professores e alunos, além de impactar positivamente a vida de milhares de pessoas nas cidades parceiras. 

“Esse é o reconhecimento do trabalho sério desenvolvido pela nossa IES, nesse modelo de parceria dupla com as SMSs parceiras. Nossos trabalhos trouxeram resultados tanto para nossa IES quanto para as cidades parceiras no desenvolvimento dos 4 projetos de PET. Temos professores hoje que se tornaram professores graças ao PET, como a Prof.ª Sílvia Mello da Medicina (e fez seu mestrado sobre o PET), e egressos que vivenciaram experiências transformadoras graças ao PET, e milhares de vidas impactadas pelos trabalhos desenvolvidos por essa parceria. ”, comentou o coordenador.

Conheça sobre o PET-Saúde e a relação com o UniFOA

O PET-Saúde, instituído pelas Portarias Interministeriais n.º 421 e nº 422, de 03 de março de 2010, é uma iniciativa que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas podem apresentar projetos aos editais temáticos do programa em parceria com as Secretarias de Saúde, visando o aprimoramento da formação dos profissionais de saúde e à melhoria dos serviços oferecidos à população.

O UniFOA, ao ser selecionado para o PET-Saúde pelo quarto edital consecutivo, reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, a formação integral dos estudantes e o fortalecimento do sistema de saúde pública. Essa conquista representa não apenas um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição, mas também um impulso para continuar contribuindo de forma significativa para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.

Na tarde da última terça-feira (19), o Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, em atividade organizada pelo curso de Educação Física, recebeu 30 mulheres para aulas de hidroginástica na piscina da policlínica, no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. A iniciativa faz parte da parceria da Fundação Oswaldo Aranha – FOA com o Centro de Atendimento Integrado Oswaldo Aranha - CAI/AO, e visa realizar atendimento com atividades físicas às pacientes do centro, com intuito de potencializar a integração dessas mulheres às relações sociais.

Todas elas fazem parte do programa do CAI/AO, que acolhe mulheres em situação de rua, violência doméstica ou que não possuem o suporte familiar necessário para estarem integradas à sociedade. A parceria com o UniFOA faz parte de projetos da instituição em promover atividades externas ao Centro de Atendimento, como forma de incentivá-las à prática de exercício físico alinhado ao acolhimento da comunidade.

Durante a iniciativa, que acontecerá uma vez por semana, o curso de Educação Física pretende atender semanalmente, pelo menos 25 pacientes do CAI/AO, até o final do ano. Durante as aulas, as mulheres integradas ao programa serão estimuladas física e cognitivamente, com movimentos primários e simples da hidroginástica, como elevação de pernas e saltos embaixo d’agua.

O curso de Educação Física também recrutou quatro estudantes que, sob a supervisão da professora Christian Junqueira, auxiliarão cada uma das mulheres participantes a executarem corretamente os movimentos e para que se sintam acolhidas ao longo do projeto. Segundo Christian, o acolhimento somado ao contato direto dos discentes com as pacientes do Centro de Atendimento, é uma ação de grande impacto social, tanto para as mulheres atendidas, como para os alunos do UniFOA, que têm a grande oportunidade de entender as várias perspectivas da Educação Física inserida em projetos comunitários:

“Além deles terem acesso também à prática do exercício físico de forma mais sistemática, conseguem entender a Educação Física por outro ângulo, atrelado ao impacto de ações sociais. Isso faz parte da missão do UniFOA quanto à responsabilidade social e quanto a acolher pessoas que realmente precisam dessa ajuda e suporte institucional”.

A idealização e a prática do projeto reforçam o compromisso do Centro Universitário de Volta Redonda na participação de iniciativas que objetivam atingir toda a comunidade ao redor da instituição. Cláudia Regina, uma das muitas mulheres acolhidas pelo programa, enfatizou sua felicidade e entusiasmo pela recepção do UniFOA e as próximas atividades que serão praticadas na piscina do campus universitário:

“Essa proposta de integração nos distrai e refresca nossa mente com uma tarde muito leve e alegre. Além de tudo, a interação com todos aqui presentes, com as minhas amigas do centro e os estagiários que ajudam muito, realmente nos passa um sentimento de inclusão em estar aqui no UniFOA”, comemorou.

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O Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA abriu as inscrições para os cursos destinados aos idosos do município. A Universidade Aberta à Transformação Intergeracional - UNATI, coordenada pela pró-reitoria de extensão, cuja responsável é a professora Ana Carolina Callegario, organizaram uma programação especial de quatro atividades interativas ao longo da semana, às segundas e quartas-feiras, com previsão de início no próximo dia 11. 

O projeto foi idealizado pela reitora do Centro Universitário, professora Ivanete Oliveira, e o professor do curso de Educação Física, Otávio Mithidieri. Os cursos terão suporte integral dos discentes do UniFOA, que foram recrutados por professores da instituição responsáveis por ministrar as aulas das atividades. 

Confira a lista completa de alunos e docentes que fazem parte do projeto. 

A reitora expressou sua satisfação pela aplicação das atividades, que visa transformar a relação entre a terceira idade e os jovens estudantes: 

“A UNATI pode ser compreendida como uma ação que irá proporcionar oportunidades para a troca de conhecimentos. Os idosos, com sua experiência de vida e sabedoria acumulada, podem compartilhar histórias, ensinamentos e práticas culturais que enriquecem o repertório dos estudantes mais jovens”, disse Ivanete. 

Outro fator que Ivanete destacou, na condição de gerontóloga, é a contribuição para a redução do preconceito e da discriminação etária. 

“Os cursos reúnem práticas físicas e teóricas. O intuito é de impactar positivamente, não só a saúde física do idoso, como em seus conhecimentos acerca de seus direitos e de educação financeira”, finalizou. 

A programação será realizada na parte da tarde, com os seguintes temas: 

                             Ginga da Vida, Capoeira para a Longevidade (15:30 às 17:00 horas); 

                             Educação Financeira para a Terceira Idade (15:30 às 17:00 horas) 

 

Conheça um pouco mais sobre os cursos: 

Os exercícios físicos, programados para a segunda-feira, visam promover a correção postural para incentivar o fortalecimento muscular e a sensação de bem-estar. Além disso, pretende envolver os participantes em eventos culturais e projetos sociais, conectando a prática das atividades a uma experiência holística que transcende o físico. A execução será leve e fácil, a fim de que não haja qualquer dificuldade quanto às práticas, que ocorrerão na sala de dança do curso de Educação Física. 

Enquanto as aulas sobre o conhecimento de direitos e educação financeira, às quartas-feiras, abordam fundamentos e planejamentos financeiros pessoais, além da apresentação de aspectos da lei que protegem e beneficiam os idosos, como o Estatuto da Pessoa Idosa. Os encontros acontecerão no Audismart de forma descontraída, simulando casos reais que refletem na vida da terceira idade. 

Segundo Marcos Mendes, funcionário administrativo da UNATI, a oportunidade é excelente, não só para os idosos que podem participar, como também para os discentes que terão contato direto com esse grupo: 

“É uma grande chance para cada aluno participar ativamente de mais uma iniciativa do Centro Universitário que potencializa a integração de diversos grupos sociais à comunidade. O UniFOA sempre busca o progresso da sociedade de modo amplo, como parte da dedicação da instituição na transformação social”. 

As atividades serão realizadas no Campus Olezio Galotti, em Três Poços e os interessados podem se inscrever em uma ou mais atividades pagando R$30 de mensalidade. 

Para se matricular, os interessados devem apresentar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. 

 

Na última quinta-feira (22), o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, representado pela pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegário, o coordenador do curso de Educação Física, professor Silvio Vilela, e a superintendente executiva da Fundação Oswaldo Aranha - FOA, Josiane Sampaio, recebeu a visita do Secretário de Saúde de Pinheiral, Everton Alvim, de um dos vereadores do município, Demostenes Nunes, e da analista de relações institucionais da empresa MRS Logística, Priscila Fernandes.

O foco da reunião foi discutir o desenvolvimento de um projeto voltado para aulas de natação e hidroginástica destinadas às crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) de até 15 anos de idade e que residam em Pinheiral. A parceria propõe a realização desse acolhimento, inicialmente, na piscina aquecida das instalações do anexo da policlínica, localizado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. O estudantes do curso de Educação Física, supervisionados pelos docentes do curso, atuarão diretamente com esse público por esse programa de inclusão, sendo os professores e os guias em cada atividade promovida.

O Secretário de Saúde, Everton Alvim, ressaltou os impactos da iniciativa e o papel essencial do UniFOA como parceiro para esse projeto: "O Centro Universitário terá participação essencial nas partes educativas, tratamentos e cuidados ao longo da iniciativa. Todos precisamos nos preparar e conscientizar mais quanto às atenções às pessoas com autismo. Esse será o legado de mais uma parceria da prefeitura com a instituição. A MRS também dará apoio integral, principalmente na viabilização do uso do espaço, para que as crianças e adolescente possam realizar as aulas na piscina aquecida durante o ano todo."

A MRS, além de apoiar estruturalmente o projeto, comprometeu-se a custear os ajustes necessários no aquecedor da piscina para garantir a temperatura ideal em todas as estações do ano. Priscila Fernandes, analista de relações institucionais da MRS, expressou a satisfação em fazer parte dessa iniciativa de integração: "É uma satisfação enorme fazer parte da elaboração dessa forma de integração. Nós, como membros da sociedade, precisamos ter esse olhar com mais cuidado e carinho por essas crianças, independentemente de como elas expressam sua personalidade."

Além dos benefícios diretos para as crianças com autismo, o projeto também desempenhará um papel fundamental na conscientização dos estudantes de Educação Física em relação ao tratamento adequado e ao desenvolvimento de vínculos. O coordenador de Educação Física, Silvio Vilela, enfatizou o orgulho de representar o UniFOA nesse contexto: "Por parte do curso de Educação Física, é um orgulho tremendo. Teremos o enorme prazer de receber todas essas crianças, como parte do dever de responsabilidade social da instituição e também sabedores de que esse tipo de ação tem papel vital na formação do nosso egresso."

Por participar efetivamente na iniciativa, o UniFOA receberá um selo da prefeitura de Pinheiral destinado a parceiros do munícipio na luta pela integração das crianças com autismo. Esse reconhecimento é só mais um reflexo do compromisso do Centro Universitário de Volta Redonda em ações que promovem o desenvolvimento da comunidade como um todo, acolhendo todo e qualquer indivíduo:

“Pela dedicação do UniFOA na parceria, entraremos em contato com o departamento jurídico do município de Pinheiral para a criação desse selo, como forma de valorizar a união de cada instituição nessa luta. A interação do UniFOA com a prefeitura nesse trabalho é vital para o acolhimento dessas crianças”, salientou Demostenes Nunes, vereador de Pinheiral, valorizando o laço concretizado entre o município e o UniFOA ao longo da execução do projeto.

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No início deste mês, os docentes do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, participaram da 5ª Semana de Formação Continuada que marcou início de uma nova jornada do aprendizado acadêmico da instituição. Os professores foram apresentados a nova plataforma virtual de ensino, a UniFOA LXP - Learning Experience Plataform, que já está sendo utilizada na capacitação dos estudantes.

No intuito de guiar e articular as ferramentas a serem oferecidas, Rafael Teixeira, pró-reitor de Educação à Distância e Tecnologias de ensino (EAD), coordenou cinco palestras para todos os professores do UniFOA. Durante a ocasião, Rafael explicou que o novo ambiente virtual acrescenta mais recursos imersivos que potencializam a aprendizagem dos estudantes:

“A partir da aquisição da plataforma LXP, os estudantes poderão acessar algumas ferramentas interessantes, como o caso da aba “Jaleko” para o curso de Medicina, que também atende os cursos da área de saúde, e a biblioteca virtual do Centro Universitário. Além disso, outros artifícios serão inseridos de forma gradativa”, afirmou o pró-reitor, orgulhoso pela nova realização acadêmica do UniFOA.

A proposta da plataforma começou a ser discutida em julho do ano passado para ser aplicada no início desse novo ano acadêmico. A ideia foi planejada e executada pela reitoria, pró-reitorias, divisão de informática e o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP).

Além dos novos recursos para o curso de Medicina, todas as áreas de graduação e pós terão mais versatilidade para o estudo, com a adição de mecanismos imersivos:

“As novas ‘soluções’ vão atender a todos os estudantes com recursos de realidade virtual e laboratórios de ensino. Por exemplo, o curso de Direito terá a plataforma de práticas jurídicas, enquanto todos os cursos de Engenharias e tecnologia do UniFOA terão mais núcleos virtuais durante a graduação, visando entregar mais repertório e praticidade dentro da nossa metodologia”, concluiu Rafael.

Os projetos integrados e de extensão também foram introduzidos no projeto da plataforma. Ela será mais um meio para alinhamento de práticas profissionais, no intuito de incluir os discentes em experiências reais ao longo de sua formação acadêmica.

Todas as outras funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado anterior também estão disponíveis, como a aba de “disciplinas”, na qual o estudante consegue visualizar seu progresso em cada disciplina de seu respectivo curso.

Beatriz Martins, estudante do 5º período de Odontologia, comentou estar bem surpresa e animada com as novas possibilidades do UniFOA LXP:

“Acredito que a plataforma trará novos cenários para a minha preparação na área que tanto sonho atuar. Visivelmente é um ambiente com mais facilidade de acesso e uso, por isso espero que ajude, não só nos estudantes, como os professores durante as aulas”.

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O período de férias é sempre muito aguardo por qualquer pessoa. Ter um período de recesso da escola, faculdade ou trabalho é fundamental tanto para o corpo, como para a mente, independentemente da idade. Em especial para as crianças e adolescentes, essa época é de muito entretenimento, tanto em atividades individuais, como coletivas, que promovam dinâmicas divertidas e inclusivas para todos. 

É o que aconteceu durante a semana no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Apoiando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL de Volta Redonda e o curso de Educação Física da instituição, o Centro Universitário recebeu crianças do entorno do campus Olezio Galotti para a colônia de férias de verão organizada pela secretaria. A iniciativa conta com atividades, como queimada, futebol e vôlei com intuito de promover a interação e diversão em todos os âmbitos. 

A SMEL já tem a tradição de organizar colônias de férias sempre na última semana de recesso escolar em janeiro, e a primeira das férias de inverno, em julho.  

Ao todo são nove núcleos escolhidos para reunir os jovens, sendo o Centro Universitário um dos selecionados para entretê-los. Além do UniFOA, os bairros Açude, Retiro, Siderlândia, Santo Agostinho, Santa Cruz, bairro 249, Vila Rica e o ginásio de Três Poços são as outras localidades onde se realiza a colônia de férias.  

A parceria entre o Centro Universitário e a SMEL é muito sólida e de mútuo benefício entre as partes. Segundo o subsecretário da secretaria e professor do curso de Educação Física, Daniel Ferreira, o UniFOA tem sido um grande aliado em diversos eventos de prática esportiva e projetos sociais: 

“O UniFOA tem ajudado demais a SMEL quanto à organização de várias iniciativas, como os jogos estudantis e o festival de dança. O curso de Educação Física, de um modo geral, tem sido bastante receptivo quanto à organização dessas atividades, pois tanto a secretaria como o curso têm interesses de prática em comum em relação ao esporte e lazer, o que facilita e engrandece a nossa relação!”, destacou Daniel, muito satisfeito com o desenvolvimento dos projetos realizados. 

A receptividade do UniFOA quanto às propostas de projetos sociais reforça, ainda mais, a preocupação e o interesse quanto ao assunto ‘Bem-estar social’. O comprometimento e foco do Centro Universitário sempre estarão voltados aos benefícios e impactos sociais causados pelas ações da instituição: 

“Minha experiência tem sido muito legal, de um modo geral. Estou me divertindo demais, pois as atividades são muito dinâmicas e animadas”, declarou Rilson Fernando, adolescente de 15 anos muito empolgado em participar da colônia de férias organizada no UniFOA. 

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A corrida é uma atividade física democrática, pois não precisa de muitos equipamentos e pode ser realizada em qualquer lugar. Esse exercício queima calorias e traz muitos benefícios para a saúde física e mental e, de acordo com pesquisas, a estimativa é que tenham mais de 5 milhões de corredores no Brasil. Mas, todo mundo pode praticar essa modalidade esportiva, bastando calçar um tênis e sair correndo?

A resposta é um sonoro NÃO! De acordo com o coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, professor Silvio Vilela, a corrida não é indicada para todas as pessoas, porém existem outras atividades que podem substitui-la. Quem decide pela prática da corrida por conta própria pode sofrer consequências sérias.

Para entender melhor o assunto, Silvio Vilela explica que a corrida é uma atividade física de alto impacto para as articulações dos membros inferiores e coluna vertebral, além de exigir muito de toda a parte cardiorrespiratória. Por isso, inicialmente, é preciso saber se está tudo bem com a saúde e entender se a corrida é realmente a melhor indicação para aquele indivíduo.

Em primeiro lugar, marque uma consulta médica para que possa ser feita uma série de testes e avaliações da condição física geral. Depois procure orientação de um profissional de educação física para que ele possa, a partir do que foi diagnosticado pelo médico, montar um programa individual de corrida, de acordo com o objetivo da pessoa e sua capacidade física naquele momento.

O professor é enfático ao afirmar que não é só calçar um tênis e sair acelerando pela rua. “De modo nenhum isso deve ser feito, independente da idade e do sexo. Sair por aí correndo sem uma avaliação médica e um programa personalizado pode ter consequências terríveis para a sua vida. Todo exercício físico precisa da orientação de um profissional que estudou e se formou para isso”.

Dicas e orientações para realizar a corrida de forma saudável:

  1. Procure um médico e faça um check-up (exame geral);
  2. Procure um profissional de educação física para montar um programa específico para você;
  3. Se optar pela corrida ao ar livre, evite os momentos mais quentes do dia;
  4. Procure um lugar com sombras e um piso sem buracos, para evitar acidentes;
  5. Use roupas leves. Se for correr durante a noite, procure usar roupas que facilitem a visualização por parte dos motoristas
  6. Preste atenção no tênis que irá usar, pois existem uns que são fabricados especificamente para corredores e ajudam a proteger os joelhos e a coluna. Não precisam ser caros, mas necessitam ser leves, flexíveis e com amortecedores na parte do calcanhar. O tempo irá te agradecer por isso;
  7. Beba bastante água, pois a hidratação é extremamente importante durante a prática de exercícios físicos;
  8. Cada indivíduo é diferente da outro. Neste caso, não é preciso fazer igual ou mais do que o seu colega; o que você precisa é de um bom plano para ser seguido;
  9. Em Volta Redonda, existe a Arena de Atletismo, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-Smel, com uma pista de corrida espetacular aberta ao público, a partir das 6 horas da manhã. É só chegar, se identificar com o prof. responsável e usufruir do espaço, inclusive com vestiário e chuveiro.

O processo seletivo de estágio para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - Smel foi preenchido majoritariamente pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA. O resultado final, divulgado pela Prefeitura de Volta Redonda no último dia 13, mostrou que das 40 vagas de estágio, 27 foram preenchidas pelo UniFOA, motivo de orgulho para a instituição.

O professor e coordenador do curso de Educação Física, Silvio Vilela, considera que o trabalho bem elaborado é o motivo para a boa colocação do UniFOA. “Tivemos a aprovação, inclusive, de três alunos do segundo período, mas que terão de esperar, uma vez que o edital pede estagiários que estejam cursando o quinto período. Mas a conquista é o resultado de muito trabalho e dedicação de professores e da gestão do curso”.

Ainda segundo Silvio, a Smel tem uma área de atuação bem abrangente, trabalhando com todas as idades – desde a criança até o idoso -, em diversos programas, sem contar com os grandes eventos promovidos pela Secretaria, como os Jogos Estudantis, campeonatos de Natação e a Olimpede, que oferece a oportunidade de conviver com grupos de pessoas especiais, públicos diversos e até de outros estados da Federação, ampliando os horizontes dos futuros profissionais.

Os projetos esportivos e de lazer promovidos pela Smel dão aos estagiários a oportunidade de apoiar e ajudar os professores durante as aulas, além de atuarem no planejamento das atividades desenvolvidas nos ginásios poliesportivos e nos eventos de pequeno, médio e grande portes. O estágio tem duração de um ano, mas os alunos podem participar de outro processo seletivo e continuar ampliando o aprendizado.

De acordo com o subsecretário da Smel, Daniel Ferreira, “a secretaria tem como meta desenvolver as políticas que cuidam do acesso das pessoas ao esporte e ao lazer e, das 40 vagas de estágio oferecidas anualmente, o UniFOA tradicionalmente fica com a maioria”, disse.

“Trabalhamos, basicamente, com cinco projetos – relacionados com a idade -, como Iniciação Esportiva (até 11 anos), Esporte e Cidadania (12 a 17 anos), Viva a Vida (18 aos 59 anos) e Viva a Melhor Idade (60 anos em diante), além do programa Incluir que é destinado a portadores de deficiências, sem idade limite”, explicou, acrescentando que o estagiário acaba acompanhando o profissional de Educação Física na participação desses programas.

A conquista de mais um estágio na Smel

Angélica Teixeira está cursando o sétimo período e, pela segunda vez, foi admitida no processo seletivo da Smel, ficando classificada em terceiro lugar deste concurso. “O estágio na Smel é uma experiência muito boa porque temos a oportunidade de atuar em diversos viés da Educação Física como esporte, lazer, treinamento de força, dança, além de atender a diversas faixas etárias”.

A discente chama a atenção para o trabalho em projetos de inclusão, que atendem pessoas com deficiência, além da preocupação em contribuir com a qualidade de vida e autonomia dos idosos. “O estagiário também recebe uma bolsa, que ajuda muito no investimento nos estudos, além de agregar conhecimento e experiência, nos dando a certeza da contribuição na formação e carreira profissional”.

Confira os alunos do curso de Educação Física aprovados para o estágio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer:

Igor Nascimento Pereira, Luiz Carlos Jeremias Raymundo Junior, Beatriz da Cruz Ribeiro dos Santos, João Gabriel da Silva Marinho Bonifacio, Raphaela de Souza Martins, Caio Henrique Lopes Dias, Angelica Teixeira Pereira, Yan Remy Alves Hott Ferreira, Ana Luisa Frantarolly Perfeito, Rodrigo Soares Branco, Marcela Corrêa Dias Rodriguês, Pedro Almeida Machado, Artur Romão Botelho, Sendrick Gruo Gonçalves, Guilherme Oliveira Tavares, Guilherme de Sá Silva Perina, Maryana Meira da Silva Santos, Ronaldo dos Santos Alves, Pedro Guilherme da Silva Fraga, Ana Carolina Soares de Oliveira, Giovanna Ribeiro de Souza, Guilherme Silva de Souza, Roberto José Juliano Junior, João Víctor dos Santos Ferreira, Isabella Oliveira Lima, Walace Fabrício Pamplona e Rubens Robson Brandão Pereira Filho.

Quando o assunto ensino superior vem à tona todos aqueles que buscam um aprendizado qualificado concordam que a estrutura educacional oferecida deve ser a melhor possível. Mas, além da qualidade de ensino, existem vários diferenciais que podem acrescentar ainda mais ao desenvolvimento superior de cada estudante.

Dentro desse contexto, o curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA busca, por meio de uma metodologia diferenciada no sul do Estado do Rio de Janeiro para graduação na área, uma forma inovadora para aprimoramento profissional de seus discentes.

A disciplina “Práticas Corporais de Aventura” por exemplo, oferta um aprendizado além da sala de aula, por meio de atividades em lugares incríveis, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho a partir de uma abordagem que mescle a teoria junto à prática integrada.

A disciplina promove iniciativas no campo, como montanhismo e escalada, slackline e mergulho em locais muito conhecidos da região sul fluminense, como o Parque Nacional do Itatiaia e a baia da Ilha Grande, em Angra dos Reis.

A proposta utiliza uma metodologia ativa de ensino, que visa colocar o estudante como o protagonista em seu próprio processo de formação. Ao promover a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, o aprendizado no campo oferece aos estudantes a oportunidade de solucionar problemas do mundo real, de maneira que potencializa o desenvolvimento de habilidades específicas exigidas pelo mercado de trabalho.

Antes da realização da visita técnica em lugares apropriados para as atividades de esporte e aventura, os estudantes recebem orientações dentro da sala de aula, como também um treinamento prévio sobre a realização da respectiva ação a ser exercida. Para conseguirem acesso aos locais das práticas, o curso promove parcerias com empresas e profissionais que atuam no setor de aventura, como forma de usufruir do networking para viabilizar todas essas experiências.

As experiências também focam na ênfase do aprimoramento de habilidades profissionais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e pensamento crítico, pois essas habilidades são trabalhadas paralelamente com o conhecimento técnico.

Além de todo o aprendizado adquirido, toda a cooperação de empresas parceiras com o UniFOA resulta em palestras de convidados e workshops, que são ocasiões que potencializam a transição dos discentes para o mercado de trabalho. Cássio Martins, professor mestre da disciplina e grande entusiasta das atividades organizadas pelo curso, afirmou que essas oportunidades colaboram com o desenvolvimento geral de cada estudante, alinhada à parte teórica e técnica:

“Essas abordagens, quando combinadas, ajudam a criar uma experiência educacional que não apenas fornece conhecimento teórico sólido, mas também desenvolve as habilidades práticas e profissionais necessárias para o sucesso no mercado de trabalho”, concluiu Cássio.

Estrutura do curso

Além do diferencial das disciplinas que trabalham todo o contéudo teórico e prático, os resultados recentes do curso de Educação Física do UniFOA chamam muita atenção. Na última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, a formação em licenciatura teve o melhor desempenho do estado do Rio e o 3º melhor do Brasil, com a nota máxima na avaliação. Ao considerar a empregabilidade na área, se nos atentarmos somente aos anos de 2022 e 2023, em cada um desses anos, foi preciso antecipar a colação de grau de mais de 20 alunos do curso, pois já estavam com emprego garantido. Por isso, a pedido de cada empregador, esses estudantes trouxeram uma carta na qual solicitaram a antecipação dessa colação para que pudessem assumir seus postos integralmente.

Silvio Vilela, coordenador do curso, comemorou o resultado do curso a partir da valorização de toda a estrutura ofertada para os estudantes:

“Sem sombra de dúvidas estamos no caminho certo. São poucas as profissões que possibilitam esse retorno tão rápido ao egresso quanto ao ingresso no mercado de trabalho. É preciso valorizar todos os recursos oferecidos pelo Centro Universitário para a formação desses profissionais”, disse.

A excelência da estrutura física do curso é indiscutível, uma vez que dentro do campus existe tudo que o estudante precisa. Do laboratório de anatomia até a piscina, para as aulas de natação; do laboratório de informática à sala de lutas; da sala de dança e ginástica à academia de musculação completa; do laboratório de microscopia às quadras esportivas; da biblioteca ao campo de futebol Society. “Tudo, absolutamente tudo, está à disposição dos estudantes do curso”, relatou Silvio, muito orgulhoso.

Todo o sucesso do curso é reflexo do comprometimento e responsabilidade do UniFOA na qualificação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho. Enquanto estudantes do Centro Universitário, todos terão recursos para o aprimoramento de técnicas pessoais e avançadas, para o início efetivo de sua jornada profissional.

 

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Já pensou começar o ano novo matriculado em um dos melhores Centros Universitários do país?

Com as inscrições abertas para os vestibulares do UniFOA você pode. Os interessados devem acessar o Portal do Candidato através do site www.unifoa.edu.br, se inscrever gratuitamente, utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022, ou podendo fazer uma redação on-line.

Quem optar pela redação on-line como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro.

As vagas disponíveis são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Produção e Mecânica), Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação.

Todas as informações referentes às etapas do vestibular estão disponíveis nos editais também no Portal do Candidato.

 

Processo Seletivo Medicina

Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, para ingresso no 1º e 2º semestres de 2024. Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Por ordem de classificação, as primeiras 60 vagas são para início no primeiro semestre, e a outra metade para o segundo semestre.

Os interessados devem se inscrever pelo Portal do Candidato, onde podem utilizar um ou dois resultados do Enem, desde que seja das edições entre 2016 e 2023. A nota do Enem é a única forma de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina, que segue aberta até o dia 12 de janeiro.

As informações completas referentes ao processo seletivo de Medicina 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda devem ser conferidas no Edital nº 08-23 Processo Seletivo 2024 – Medicina Ref. 2024.1 e 2024.2.

 

Inscrições para os programas de mestrado

Quem pretende se especializar, as inscrições para os programas de mestrados profissionais também estão com inscrições abertas.

Com o objetivo de capacitar a população e, também, suprir as necessidades do mercado, o UniFOA criou o Mestrado Profissional em Materiais - Memat, um mestrado que tem foco no desenvolvimento tecnológico.

O Memat prepara o estudante técnica e cientificamente para a realização de um projeto, relacionando as aplicações tecnológicas com o desenvolvimento de materiais, formando o profissional que irá atender as demandas das empresas.

Quem desejar se inscrever, pode fazer até 23 de fevereiro através do link.

Com uma matriz curricular moderna, o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Mecsma atende profissionais de diferentes áreas que desejam se aprimorar na sua formação e se destacar no mercado de trabalho.

Os mestres formados no Mecsma estão aptos a atuar com ensino em diversos níveis, sempre levando as pautas de participação popular, inclusão social, promoção da saúde e do meio ambiente.

As inscrições para o Mecsma podem ser feitas até 29 de fevereiro pelo link.

 

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