Qual curso escolher para seguir uma carreira política?

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a vida de um político vai muito além dos discursos nos palanques, aparições nos horários eleitorais e assinatura de decretos de lei.

Na prática, um profissional do setor público deve estar sempre bem informado sobre assuntos de diversas áreas como economia, segurança, saúde, educação e tecnologia. E para se destacar nesse ramo, é preciso desenvolver características como boas habilidades estratégicas, boa organização, bom relacionamento interpessoal, além de visão analítica e aptidão para conciliar opiniões divergentes.

No entanto, quando falamos em formação acadêmica para seguir a carreira política, qual seria a graduação ideal para conquistar esse objetivo? Para responder a essa questão, no post de hoje, vamos falar sobre 4 faculdades que ajudarão a desenvolver as competências necessárias para quem quer se candidatar a essa profissão. Confira!

1. Administração

A formação de um administrador é bastante abrangente e permite que você desenvolva habilidades essenciais para gerenciar pessoas e recursos com eficiência, como versatilidade, criatividade para a resolução de problemas e espírito de liderança.

Do ponto de vista político, essas características serão muito importantes para conquistar as metas da gestão vigente, administrando os recursos disponíveis e levando em consideração os fatores econômicos, sociais e culturais que podem influenciar as ações e decisões governamentais.

2. Ciências Sociais

Com uma grade curricular que inclui disciplinas como sociologia, filosofia, antropologia e outras matérias que têm como foco a formação e o desenvolvimento das sociedades entre os seus conhecimentos primordiais, o curso superior de Ciências Sociais desenvolve habilidades muito importantes para quem quer ingressar na vida política.

Leia também:  Quer trabalhar na área da saúde? Confira 5 carreiras em alta!

Além disso, um dos três pilares dessa graduação, juntamente a sociologia e antropologia, é o foco em ciências políticas, abordando de forma mais aprofundada estudos sobre os diversos sistemas políticos, os diferentes partidos e movimentos sociais a partir de sua história, sua estrutura e da influência que exercem sobre os eleitores e a sociedade de modo geral.

3. Direito

A graduação em Direito é uma das mais populares entre os profissionais que escolhem seguir carreira política, por sua abrangência de assuntos e também pela forte ligação que várias de suas ramificações têm com as atividades do setor público.

Durante o curso, o aluno adquire conhecimentos acerca da legislação, facilitando a interpretação de projetos de lei e outros documentos importantes, além de habilidades de oratória, persuasão e relacionamento interpessoal, muito valorizadas no meio político.

4. Gestão Pública

Entre os cursos apresentados nesse texto, este é o que se relaciona mais diretamente às atividades políticas, e o seu objetivo é preparar os alunos para planejar, avaliar e executar ações relacionadas à administração de um município, de um estado ou de uma nação.

As disciplinas abordam principalmente as áreas de Ciências Sociais e Direito, aliadas a conhecimentos de Relações Internacionais, História e Geografia.

E aí? Alguma das graduações que apresentamos corresponde aos objetivos? Sentiu falta de algum curso que pode trazer bons conhecimentos e ajudá-lo a seguir uma carreira política? Deixe o seu comentário ao final do post e conte para a gente a sua opinião!