O que se aprende em um curso de Jornalismo? Leia e descubra

Com certeza você já assistiu ou leu uma matéria produzida em um jornal. Mas já parou para pensar sobre como é a formação e a carreira de um jornalista ou sobre o que se aprende em um curso de Jornalismo?

Na verdade, esse questionamento deve ser feito antes de optar por qualquer curso superior. Afinal, escolher uma profissão é um passo muito importante, que não pode ser dado sem uma boa reflexão.

Se você tem interesse por essa área ou ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir, descubra neste post quais são as principais características de um curso de Jornalismo e veja se elas combinam com você!

O que faz um jornalista?

O profissional formado no curso de Jornalismo está apto a investigar, redigir e veicular notícias, utilizando os meios de comunicação, tais como jornais, revistas, sites, canais de televisão e emissoras de rádio, entre outros. Portanto, o jornalista é capacitado para participar de todos os processos de produção de notícias dentro de um segmento de imprensa.

Na atualidade, em um cenário no qual a disseminação de notícias falsas — as chamadas fake news — parece fora de controle, o jornalista tem um papel social de extrema importância. Trata-se da missão de passar adiante somente informações corretas, que foram apuradas com rigor antes de serem publicadas. Portanto, o jornalista tem, acima de tudo, um compromisso com a verdade.

Quais conhecimentos são desenvolvidos em um curso de Jornalismo?

Com duração média de 4 anos, o curso de Jornalismo prepara o futuro profissional para que ele tenha o domínio da Língua Portuguesa padrão para a redação de textos, capacidade e desenvoltura de expressão oral. Também é comum haver a preparação dos estudantes para a manipulação de softwares de edição de imagens e textos.

Entre as matérias geralmente abordadas no curso, estão as seguintes:

  • Fundamentos das Ciências Sociais;
  • Filosofia e Ética;
  • Psicologia Aplicada à Comunicação;
  • Introdução ao Jornalismo;
  • História da Comunicação;
  • Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa;
  • Comunicação, Imagem e Linguagem Audiovisual;
  • Língua Portuguesa;
  • Metodologia da Pesquisa Acadêmica.
Leia também:  [INFOGRÁFICO] 5 dicas rápidas para quem quer cursar Publicidade e Propaganda

As disciplinas ofertadas no curso têm como finalidade capacitar o estudante para desenvolver as habilidades exigidas durante todos os processos de produção de notícias. A matéria de Língua Portuguesa, por exemplo, é essencial para que o jornalista seja capaz de redigir, editar e resumir textos de forma satisfatória.

Todos os conhecimentos trabalhados ao longo do curso de Jornalismo são fundamentais para a formação do futuro profissional. As habilidades relacionadas ao manejo de softwares que manipulam imagens e textos são o que capacitam o jornalista para realizar as suas atividades de edição e a consequente finalização das matérias a serem publicadas.

Quais são as vantagens de seguir carreira no Jornalismo?

As vantagens de escolher a profissão de jornalista são capazes de agradar qualquer pessoa. A seguir, conheça as principais delas:

Múltiplas possibilidades de atuação

A primeira coisa que todo mundo imagina quando se fala em jornalista é aquele indivíduo que trabalha fazendo reportagens na televisão ou na redação de um jornal impresso. No entanto, ao contrário do que parece, o profissional dessa área tem a possibilidade de escolher entre vários caminhos que vão muito além dessa ocupação tão conhecida.

O Jornalismo não é um curso que prepara o estudante para executar apenas uma função específica. Essa formação dá ferramentas para que o profissional ocupe diferentes cargos, o que faz com que o mercado de trabalho seja bastante amplo para ele, seja trabalhando de maneira formal ou como freelancer.

Riqueza de experiências

Com tantas possibilidades à disposição, o natural é que o jornalista seja um profissional que tem a oportunidade de vivenciar diferentes situações. O resultado disso é uma pessoa com uma grande bagagem de experiências.

Leia também:  RH ou Administração: qual escolher?

Ampliação da rede de contatos

O Jornalismo é uma área que coloca o profissional em contato com outras pessoas constantemente. Além disso, essa é uma profissão na qual o trabalho é feito de forma coletiva, em parceria com outros trabalhadores do ramo. Assim, a rede de contatos do jornalista está em contínuo crescimento, o que é fundamental para conhecer outros profissionais que possam, de alguma maneira, contribuir para o crescimento na carreira.

Quais são as principais áreas de atuação para um jornalista?

Devido à sua abrangente formação na área jornalística, esse profissional pode assumir diferentes cargos. Confira, agora, as principais áreas de atuação de um jornalista:

Assessoria de imprensa

Nessa área, o jornalista é o responsável por mediar o contato entre a imprensa e o seu cliente — que pode ser uma pessoa física ou uma empresa. Ele age como um porta-voz e cuida da imagem do cliente junto ao público.

Comunicação empresarial

Esse um ramo no qual o jornalista atua na comunicação institucional de uma empresa com os seus colaboradores, clientes, parceiros e o público como um todo. Ele pode, por exemplo, fazer a cobertura de eventos corporativos e desenvolver o material a ser utilizado nas ações de comunicação da empresa.

Edição

Na edição, o jornalista trabalha com a definição de como a notícia será apresentada. Seleciona as imagens, o formato do texto e sua organização, entre outros aspectos da notícia.

Fotojornalismo

Nessa área, o profissional se especializa no registro fotográfico do que será veiculado. Ele fotografa não só fatos cotidianos que viram notícia, mas também eventos, personalidades, lugares e qualquer outro elemento que necessite ser registrado.

Produção

Atuando como produtor, o jornalista trabalha com a elaboração de pautas, busca por informações e fontes, agendamento de entrevistas. Ele tem, ainda, a possibilidade de produzir o próprio conteúdo, a ser noticiado em um canal independente.

Leia também:  Ciências humanas: saiba como é a área e os campos de atuação

Redação

Em vez de escrever notícias, o jornalista pode redigir textos por encomenda, voltados para o marketing de conteúdo, por exemplo. Esses textos podem variar de artigos e e-books a blogs corporativos até informes publicitários.

Reportagem

Na área de atuação mais conhecida do Jornalismo, o profissional corre atrás de fatos que possam virar notícia. Normalmente, o jornalista opta pelo ramo com o qual mais se identifica, que pode ser a área de esportes, economia, política, entretenimento, reportagem investigativa, entre muitas outras.

Você se daria bem em um curso de Jornalismo?

Os dois principais pré-requisitos para ser um jornalista é gostar de ler e de escrever. Por isso, a primeira avaliação que você deve fazer para se decidir sobre cursar Jornalismo é quanto ao seu gosto pela leitura e pela escrita, assim como disposição em aperfeiçoá-las. Junto à apuração dos fatos, a leitura e a escrita serão suas matérias-primas de trabalho.

A atividade jornalística também exige que o profissional saiba lidar com as pessoas e com as suas diferentes formas de agir, uma vez que o trabalho é sempre em conjunto, independentemente do tipo de mídia na qual o jornalista atua. Outro pré-requisito importante é a disposição em realizar análises globais da realidade, de modo a preocupar-se com o que ocorre no mundo todo.

Assim, fica evidente que o Jornalismo é uma área ampla e promissora, graças às diversas possibilidades de atuação. Todavia, para estar preparado para esse mercado é fundamental se formar em uma instituição de ensino que possa transmitir de maneira eficiente os conhecimentos necessários para a vida profissional.

E então, gostou de saber mais sobre esse curso? Assine a nossa newsletter e continue acompanhando artigos como este!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas