O que se aprende em um curso de Jornalismo? Leia e descubra

Com certeza você já assistiu ou leu uma matéria produzida em um jornal. Mas já parou para pensar sobre como é a formação e a carreira de um jornalista ou sobre o que se aprende em um curso de Jornalismo?

Na verdade, esse questionamento deve ser feito antes de optar por qualquer curso superior. Afinal, escolher uma profissão é um passo muito importante, que não pode ser dado sem uma boa reflexão.

Se você tem interesse por essa área ou ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir, descubra neste post quais são as principais características de um curso de Jornalismo e veja se elas combinam com você!

O que faz um jornalista?

O profissional formado no curso de Jornalismo está apto a investigar, redigir e veicular notícias, utilizando os meios de comunicação, tais como jornais, revistas, sites, canais de televisão e emissoras de rádio, entre outros. Portanto, o jornalista é capacitado para participar de todos os processos de produção de notícias dentro de um segmento de imprensa.

Na atualidade, em um cenário no qual a disseminação de notícias falsas — as chamadas fake news — parece fora de controle, o jornalista tem um papel social de extrema importância. Trata-se da missão de passar adiante somente informações corretas, que foram apuradas com rigor antes de serem publicadas. Portanto, o jornalista tem, acima de tudo, um compromisso com a verdade.

Quais conhecimentos são desenvolvidos em um curso de Jornalismo?

Com duração média de 4 anos, o curso de Jornalismo prepara o futuro profissional para que ele tenha o domínio da Língua Portuguesa padrão para a redação de textos, capacidade e desenvoltura de expressão oral. Também é comum haver a preparação dos estudantes para a manipulação de softwares de edição de imagens e textos.

Entre as matérias geralmente abordadas no curso, estão as seguintes:

• Fundamentos das Ciências Sociais;
  • Filosofia e Ética;
  • Psicologia Aplicada à Comunicação;
  • Introdução ao Jornalismo;
  • História da Comunicação;
  • Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa;
  • Comunicação, Imagem e Linguagem Audiovisual;
  • Língua Portuguesa;
  • Metodologia da Pesquisa Acadêmica.
Leia também:  Design e Publicidade e Propaganda realizam III Troca Literária do UniFOA

As disciplinas ofertadas no curso têm como finalidade capacitar o estudante para desenvolver as habilidades exigidas durante todos os processos de produção de notícias. A matéria de Língua Portuguesa, por exemplo, é essencial para que o jornalista seja capaz de redigir, editar e resumir textos de forma satisfatória.

Todos os conhecimentos trabalhados ao longo do curso de Jornalismo são fundamentais para a formação do futuro profissional. As habilidades relacionadas ao manejo de softwares que manipulam imagens e textos são o que capacitam o jornalista para realizar as suas atividades de edição e a consequente finalização das matérias a serem publicadas.

Quais são as vantagens de seguir carreira no Jornalismo?

As vantagens de escolher a profissão de jornalista são capazes de agradar qualquer pessoa. A seguir, conheça as principais delas:

Múltiplas possibilidades de atuação

A primeira coisa que todo mundo imagina quando se fala em jornalista é aquele indivíduo que trabalha fazendo reportagens na televisão ou na redação de um jornal impresso. No entanto, ao contrário do que parece, o profissional dessa área tem a possibilidade de escolher entre vários caminhos que vão muito além dessa ocupação tão conhecida.

O Jornalismo não é um curso que prepara o estudante para executar apenas uma função específica. Essa formação dá ferramentas para que o profissional ocupe diferentes cargos, o que faz com que o mercado de trabalho seja bastante amplo para ele, seja trabalhando de maneira formal ou como freelancer.

Riqueza de experiências

Com tantas possibilidades à disposição, o natural é que o jornalista seja um profissional que tem a oportunidade de vivenciar diferentes situações. O resultado disso é uma pessoa com uma grande bagagem de experiências.