Professores do UniFOA participam de etapas presenciais do X Programa de Formação STHEM Brasil

STHEM Brasil

A reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, e outros nove docentes da instituição participam nesta semana dos módulos três e quatro do X Programa de Formação de Professores 2023 STHEM Brasil, no Rio de Janeiro.

Composta por oito módulos, que segue até março de 2024, a proposta envolve atividades planejadas e desenvolvidas para proporcionar uma preparação completa e abrangente para os docentes.

Entre a última segunda-feira (14) e quarta-feira (16), os temas trabalhados referem-se à Inteligência Artificial no ensino híbrido e Curricularização da Extensão Universitária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao total, o programa conta com 166 horas de aprendizado, o que demonstra a seriedade e a profundidade do treinamento oferecido.

Esse evento, que possui destaque nacional e é cotejado pela importância que reveste em seu cerne, está sendo vivenciado pelos professores: André Vargas, Carolina Hartung Habibe, Clarisse Netto, Ítalo Pinto Rodrigues, Koffi Djima Amouzou, Luciano de Azedias Marins, Lucimeire Cordeiro da Silva, Maria das Graças Lima e Washington de Macedo Lemos.

STHEM Brasil“Nossos professores, de forma colaborativa com docentes de instituições nacionais e internacionais, irão aplicar esses conhecimentos em suas práticas pedagógicas e, primordialmente, irão promover situações de formação continuada para todos docentes da nossa instituição”, explica a professora Ivanete.

Os encontros presenciais aconteceram em um momento de imersão na cidade do Rio de Janeiro, sendo um com o professor Dale Johnson, diretor de Inovação Digital da Arizona State University.

“O objetivo da formação é manter o docente sempre atualizado em relação às transformações na educação por conta das mudanças tecnológicas e comportamentais. Após as formações, os docentes participantes irão disseminar os conteúdos com oficinas no UniFOA para melhorias no processo ensino-aprendizagem”, reforça o professor Luciano Azedias.

Sobre o STHEM

CONSÓRCIO STHEM BRASIL é  uma rede, criada em 21 de novembro de  2013,  por meio da iniciativa de 11 IES, liderada pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena (SP), com o apoio integral de LASPAU – afiliado a Universidade de Harvard.

Nasce com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, por meio das tecnologias educacionais.

Tem como missão promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de Instituições de Ensino Superior, para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade, visando sempre que o ensino seja centrado no aluno, buscando uma formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios da sociedade atual.

Hoje, com 10 anos de atuação, reúne mais de 65 Instituições de Ensino Superior (IES), entre universidades, centros universitários, como o UniFOA, e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal.

O Consórcio Sthem é a reunião voluntária de instituições, que tem por base a parceria em todas as decisões e ações realizadas, com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através da inovação.

Por Libânia Nogueira
Jornalista | MTB: 0039571/RJ