Vestibular de Medicina: 10 dicas para conquistar o sonho da aprovação

Estudar para o vestibular é uma tarefa assustadora para muitos alunos do ensino médio. A pressão de realizar uma prova por horas, com uma redação, pode ser maior do que grande parte das pessoas é capaz de aguentar. E quando se fala em dificuldade, o mais temido é sempre o vestibular de medicina. Muitas vezes, nada menos que um gabarito é capaz de garantir a entrada nesse curso.

Felizmente, apesar do desespero, existem várias técnicas de estudo que podem acelerar o processo de aprendizado e garantir a melhor nota. Sendo assim, não perca tempo e veja agora mesmo 5 dicas para o vestibular de medicina:

1. Tenha prioridades com relação ao conteúdo

Os conteúdos cobrados nos vestibulares, de forma geral, são muito extensos. Mais do que uma única pessoa pode aprender com qualidade em um período de um ano. Por isso, é importante estabelecer prioridades. Biologia e português são as matérias de maior peso, então é relevante trabalhar esses dois pontos.

Em seguida, o ideal é garantir um desempenho razoável em disciplinas das quais você menos gosta ou que tem pior desempenho. Isso ajudará a administrar melhor o tempo, já que você poderá absorver os conteúdos que mais caem no vestibular de medicina.

2. Reserve um horário apenas para estudar

Para entrar no curso de medicina, não basta que o estudo seja uma prioridade. Deve ser um hábito. Se você gosta de estudar a qualquer hora, pode até manter o desempenho, mas ele cairá severamente quando você estiver cansado e/ou distraído. Se estudar for parte de sua rotina, seu corpo e mente imediatamente se voltam para a tarefa na hora determinada.

Leia também:  9 dicas para estudar em casa e render mais

Crie um cronograma, com horário específico para seus estudos e siga sua agenda à risca. Sem essa disciplina, estudar para o vestibular de medicina será bem mais difícil. O esforço do começo logo se tornará um hábito e não será difícil mantê-lo.

3. Crie passos bem-definidos no seu programa de estudo

Agora que você possui um horário, é hora de criar metas. O cérebro consegue atingir resultados melhores quando acredita que está fazendo progresso. E a melhor forma de mostrar progresso é com listas de tarefas objetivas e bem-definidas. Em vez de “estudar biologia”, coloque como meta “ler e realizar os exercícios do capítulo 5”. Você logo perceberá o efeito dessa técnica na sua apreensão de conteúdo.

4. Nunca abra mão do seu sono nem da sua diversão

O vestibular de medicina é importante, mas focar excessivamente nele pode prejudicar sua saúde. O que, consequentemente, prejudica seu desempenho. Por isso, depois de cumprir suas metas de estudo, incluindo as do fim de semana, permita-se descansar, sair com os amigos e relaxar. Excesso de esforço é tão ruim quanto a falta dele.

5. Faça vários simulados

A melhor forma de avaliar seu desempenho é fazer uma prova simulada. Pratique com as provas anteriores ou com questões consideradas de alto nível. Isso ajudará a identificar os seus pontos fortes e fracos, além de preparar sua mente para o momento da prova.

Importante: não faça as questões espaçadamente ou com consulta. Um simulado deve ser idêntico à prova.

6. Conheça os erros que você não pode cometer

Passar em medicina envolve uma grande dose de dedicação, pois qualquer erro cometido na prova é capaz de tirar a vaga do aluno. Até mesmo por isso é preciso conhecer os equívocos mais comuns cometidos pelos vestibulandos e aprender a evitá-los. Confira agora elimine-os de sua estratégia: